O Artilheiro Caneleiro também resolve, até no Brasileirão Chevrolet

Geraldão Manteiga, Serginho Chulapa, Vavá e Flávio Minuano são exemplos de goleadores caneleiros e que deram certo como Dadá Maravilha

O futebol brasileiro já teve muitos centroavantes caneleiros, que foram artilheiros durante as suas carreiras. Dario, o Dadá Maravilha, foi um deles. Começou a jogar muito tarde.

0002050044464 img

O futebol brasileiro já teve muitos centroavantes caneleiros, que foram artilheiros durante as suas carreiras. Dario, o Dadá Maravilha, foi um deles. Começou a jogar muito tarde e não tinha os fundamentos necessários para ser habilidoso. Compensava as caneladas com a excelente impulsão, o que facilitava para ele fazer gols de cabeça. Parar no ar só eu e o beija flor, diz Dario até hoje.

Dario não tinha técnica, mas fazia gols de canela e parava no ar

Dario não tinha técnica, mas fazia gols de canela e parava no ar “como beija flor”

Geraldão Manteiga, que o Corinthians contratou junto ao Botafogo de Ribeirão Preto; Flávio Minuano também do Corinthians; Serginho Chulapa que é o maior artilheiro do São Paulo; Vavá, o peito de aço, que jogou no Vasco, Palmeiras e Atlético de Madrid e junto com o César Maluco do Palmeiras eram rompedores, mas caneleiros.

Todos eles foram centroavantes artilheiros diferentes dos habilidosos Dodô, o centroavante dos gols bonitos, Careca, Roberto Dinamite, Coutinho, Pagão, Romário, Ronaldo Fenômeno e coloco aí também Tostão, que era meia no Cruzeiro e Vasco, mas foi o centroavante da Seleção em 1970.

Hoje também temos centroavantes habilidosos como Allan Kardec, Fred, Gabriel Barbosa o Gabigol, Guerrero, Nilmar, Diego Tardelli e Marcelo Moreno. O artilheiro do Brasileirão é o Henrique, centroavante do Palmeiras. Ele se atrapalha com a bola, perde o tempo dela, domina com dificuldade, tem péssimo passe e consequentemente perde muitos gols. Antigamente jogador como ele era chamado de perna de pau.

Se ele jogasse no time do ex-treinador Cilinho, certamente antes e depois dos treinos ficaria fazendo embaixadas com bolinhas de tênis. Hoje existem outros métodos para acabar com os seus defeitos. Ele tem só 25 anos e ainda dá tempo. Henrique começou no Flamengo de Guarulhos e era lateral esquerdo antes de se tornar centroavante. Jogar no Palmeiras de hoje, com um elenco sem qualidade, com

Henrique é artilheiro do Palmeiras e tem passe avaliado em R$ 2 milhões

Henrique é artilheiro do Palmeiras e tem passe avaliado em R$ 2 milhões

uma campanha ruim, ameaçado pelo rebaixamento e ser artilheiro do Brasileirão é digno de elogios, porque quando menos se espera Henrique faz gols.

Henrique é um lutador contra os adversários, um brigador o tempo todo, um guerreiro no campo e não desiste nunca da bola. Ele está salvando o Palmeiras com os seus gols mas não servirá para ser o titular em 2015. Pagar 2 milhões de reais, cerca de 800 mil dólares ao Mirassol-SP para tê-lo em definitivo vale a pena, mas só para ficar no banco de reservas e entrar no segundo tempo, quando o time precisar virar um jogo.

Com mais 3 ou 4 pontos o Palmeiras estará fora do rebaixamento e após a reeleição do Paulo Nobre, será necessário formar um outro time, inclusive com um novo centroavante.

SE VOCÊ ESTÁ NA ÁREA E NÃO TEM CERTEZA DO QUE FAZER COM A BOLA, CHUTE A GOL E DEPOIS DISCUTIREMOS AS OPÇÕES.

Bill Shankly ex-treinador do Liverpool da Inglaterra no livro Pensar com os Pés.