Números: Veja as chances de classificação e degola na A-1

Campinas, SP, 09 (AFI) – A nova forma de disputa do Campeonato Paulista, com quatro semifinalistas, aumentou a briga no bloco de cima da tabela. Faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase, quatro times ainda lutam pela quarta vaga no bloco de classificação e fazem da 19ª rodada, duelos decisivos no futebol paulista, ao contrário dos campeonatos de pontos corridos, que deixavam o final da competição sem ânimo algum.A única briga agora é pela quarta colocação, já que Santos, São Paulo e São Caetano garantiram as três primeiras posições respectivamente. A surpresa do Paulistão é o Bragantino. O time do técnico Marcelo Veiga, cogitado para assumir o Gama após às semifinais, tem 60% de chances de classificação, segundo o site chancedegol.com.br.

O Braga depende apenas de si para pegar o Santos no mata-mata. Se vencer o Barueri nesta quarta, só uma goleada histórica do Palmeiras tiraria o time de Bragança Paulista, já que ambos têm 32 pontos e o saldo do Braga é maior que o do Palmeiras (17 a 11).

Verdão em criseVacilo na reta final
Situação um pouco mais complicada é a do Paulista. O time de Jundiaí esteve entre os quatro primeiros na maior parte do certame mas vacilou na reta final e caiu para sexto, com apenas 16% de probabilidade de alcançar a vaga. Na última rodada recebe o Rio claro no Jaime Cintra precisando vencer e torcer por tropeços de Palmeiras e Bragantino.

O Verdão está perto de entrar em mais uma crise em sua história. Eliminado da Copa do Brasil pelo Ipatinga na última quarta-feira, o Palmeiras teve a chance de se garantir na quarta colocação contra o Guaratinguetá e não conseguiu. O empate por 2 a 2 com o Guará, mesmo com dois jogadores a mais, deixou o alviverde na quinta posição e com apenas 21% de chances de garantir presença contra o Peixe. Terá que vencer o São Bento fora de casa e torcer contra o Bragantino.

Milagre
Luta contra a degola
A briga contra o rebaixamento também envolve quatro clubes. Como Santo André e Rio Branco já foram condenados à disputar a Série A-2 em 2008, sobram duas vagas. E os indicados são: Rio Claro, Sertãozinho, América e São Bento.

Um milagre. È disto que a Ponte Preta precisa para chegar às semifinais. A Macaca tem apenas 3% de chances e terá mais que torcer do que vencer seu jogo. A Ponte recebe o Sertãozinho, que luta contra a degola, e precisa dos três pontos e das improváveis derrotas de Braga, Palmeiras e Paulista.

O favorito por uma das vagas é o São Bento. Segundo o chancedegol.com o time de Sorocaba tem 71% de probabilidade de cair. Terá que bater o Palmeiras e torcer para que América e Sertãozinho não vençam.Em São José do Rio Preto a expectativa é grande, apesar dos 55% de chances de rebaixamento do Diabo. O América vai enfrentar o Ituano no Texeirão de olho nos resultados de São Bento e Sertãozinho.

O Sertãozinho está um pouco mais tranqüilo, já que depende apenas de si para escapar da degola. Precisa bater a Ponte em Campinas para se safar, caso o América não aplique uma goleada no Ituano, já que o número de vitórias é o mesmo mas o saldo do Sertãozinho é maior (-14 a -11). A chance matemática de cair, no entanto, é de 53 %. O último time que corre risco é o Rio Claro. O Galo Azul bateu o Rio Branco na última rodada por 4 a 0 e respirou um pouco, ficando com apenas 21% de chances voltar à Série A-2.