Base do Novorizontino tem palestra sobre trabalho em equipe e resolução de conflitos
Com iniciativas como esta, o Novorizontino reafirma seu compromisso em oferecer uma formação completa aos seus jovens talentos
Durante o encontro, realizado em Novo Horizonte no Salão Mundo da Alegria, os atletas participaram de reflexões sobre três eixos principais
Novorizontino, SP , 23 (AFI) – O Grêmio Novorizontino SAF promoveu neste mês de setembro mais uma palestra importante no processo de formação de seus atletas das categorias de base.
Paulo Henrique de Oliveira, psicólogo clínico e do esporte, abordou o tema “Trabalho em Equipe: Comunicação eficaz e resolução de conflitos”, com o objetivo de capacitar os jovens atletas a se comunicarem de forma clara, assertiva e respeitosa, fomentando valores de cooperação, respeito mútuo e da busca por soluções pacíficas e construtivas no ambiente esportivo.
“O trabalho em equipe é o que o Novorizontino tem como base em seus conceitos para se tornar uma equipe cada vez mais vencedora e isso nós ensinamos a todos que fazem parte de nossa instituição. Mostramos alguns modelos de trabalho em equipe, onde aprenderam que quando todos participam com o seu melhor e com responsabilidade, conseguimos alcançar grandes metas, e o sucesso contribui para a valorização de todos”, destacou o presidente do Tigre, Genilson da Rocha Santos.
TRÊS EIXOS
Durante o encontro, realizado em Novo Horizonte no Salão Mundo da Alegria, os atletas participaram de reflexões sobre três eixos principais:
Comunicação não violenta e eficaz: importância da comunicação no desempenho coletivo; tipos de comunicação (verbal, não verbal e escrita); técnicas de escuta ativa; comunicação assertiva para expressar opiniões e necessidades de forma respeitosa.
Trabalho em equipe: benefícios da cooperação para o rendimento esportivo; papéis dentro de um grupo (líder, seguidor ou especialista); desenvolvimento de habilidades como respeito, empatia e colaboração.
E resolução de conflitos: definição e tipos de conflitos no contexto esportivo; impactos na convivência e no desempenho; técnicas de negociação, mediação e resolução de problemas.
“Esse projeto é maravilhoso, inclui não só a pessoa do atleta, mas o jovem como cidadão, além dos fatores técnicos, táticos e físicos, mas também o psicológico que é super importante para todos os atletas, tanto para aqueles que se tornaram profissionais, como para os que serão introduzidos na sociedade como um bom cidadão”, ressaltou o psicólogo Paulo Henrique de Oliveira.
Participaram da atividade atletas das categorias Sub-13, Sub-14, Sub-15, sub-17 e sub-20, que puderam interagir em dinâmicas e debates conduzidos pelo psicólogo, vivenciando na prática estratégias para aprimorar a comunicação e fortalecer a união da equipe.
“Primeiramente agradeço ao Novorizontino por ter nos proporcionado essa palestra sobre o trabalho em equipe. É muito importante para um clube de futebol, um time, saber trabalhar em equipe e essa palestra nos mostrou melhor o que é o trabalho em forma conjunta e colaborativa, uma excelente oportunidade para nossa evolução pessoal e como atleta”, ressaltou o goleiro Gustavo Hobold, da equipe Sub-20 do Tigre do Vale.
COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO COMPLETA
Com iniciativas como esta, o Novorizontino reafirma seu compromisso em oferecer uma formação completa aos seus jovens talentos, preparando-os não apenas para a carreira esportiva, mas também para os desafios da vida em sociedade.











































































































































