Novorizontino 1 x 0 Independente - Tigre é campeão da Série A3!

Novorizontino confirmou o favoritismo e bateu o Independente, por 1 a 0

0002048192007 img scaled

Novo Horizonte, SP, 25 (AFI) – “Nóis já sabia, vamo vortá”. A faixa estendida pela torcida do Novorizontino antes mesmo de os times entrarem em campo traduz bem o que foi a final. Com a fatura liquidada na ida, coube aos jogadores do Tigre apenas fecharem com “chave de ouro” o título do Campeonato Paulista da Série A3. Melhor em campo, o time confirmou o favoritismo e bateu o Independente, por 1 a 0, na manhã deste domingo, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, que recebeu mais de 7 mil pagantes.

0002048192035 imgCampeão unido dentro de campo e na fé em DeusFoto: Kalil Rigamonti

Como fez melhor campanha somada todas as fases, o time de Novo Horizonte entrou na decisão com a vantagem de dois empates. Ou seja, depois da vitória, por 4 a 0, em Limeira, levantaria a taça de campeão mesmo perdendo por quatro gols de diferença. Para ficar com o título, o Galo da Vila Esteves precisaria de uma vitória por cinco ou mais gols de diferença.

Além dos times de Novo Horizonte e Limeira, Matonense e Água Santa se garantiram na Série A2 da próxima temporada. Assumindo os lugares de São José, Grêmio Osasco, Itapirense e Grêmio Barueri, que foram rebaixados na divisão. Já os times que caíram na Série A3 e disputarão a Segundona são: São Carlos, América, Noroeste e Guaçuano.

0002048192038 imgMuita disposição dos dois times no jogo final do Paulista A3Foto: William Lima

As campanhas
Apontado como um dos grandes favoritos ao acesso desde o início da Série A3, o Novorizontino, de Guilherme Alves, terminou a 1ª fase com 34 pontos, na vice-liderança, somente atrás do Rio Preto que ficou com seis pontos a mais. A boa campanha credenciou o time para disputar o Quadrangular Final, onde esteve no Grupo 3 ao lado de Água Santa, Sertãozinho e São José “B”, terminando na liderança com os mesmos 12 pontos do Água Santa, mas levando vantagem no saldo de gols (7 a 4).

O Independente, por sua vez, terminou a fase inicial na 8ª posição com 29 pontos, somente dois na frente do Votuporanguense. Na fase semifinal, ao lado de Matonense, Rio Preto e Internacional, porém, o time de Limeira, de Álvaro Gaia, se destacou e terminou na ponta com os mesmos onze pontos da Matonense, mas levando vantagem no saldo de gols (3 a 2).

Agora, os dois times viverão situações distintas. O Novorizontino fechará suas portas até o final do ano, quando inicia a preparação para a Série A2 de 2015. Já o Independente disputará a Copa Paulista, que começará em 20 de julho e servirá já de laboratório para a Série A2.

Espetáculo à parte
Antes do jogo começar, um show à parte. Com o estádio lotado, a diretoria do Novorizontino se inspirou no clima de Copa do Mundo. Assim como ocorrera nos jogos do Brasil na Copa das Confederações, a organização do jogo cortou o hino nacional antes da hora, para que os torcedores o encerrassem à capela.

0002048192044 imgNovorizontino forçou bastante na parte ofensivaFoto:William Lima

Com o campeão praticamente definido, os dois times foram a campo até um pouco desconcentrados, o que fez a partida demorar a engrenar. Logo, porém, o Novorizontino começou a mostrar porque entrou na segunda final como virtual campeão e passou a dominar as ações do jogo.

A primeira boa oportunidade acontece somente aos 21 minutos, em uma grande jogada individual do atacante Guilherme Queiroz. O camisa 11 recebeu na meia lua, girou sobre a marcação e bateu de virada, carimbando o travessão do goleiro Macelo Bonan.

No final, o Tigre exigiu dois milagres do arqueiro adversário. Aos 37 minutos, o atacante Thiago Santos escapou em velocidade, nas costas da defesa, e na cara gol finalizou para uma grande defesa de Marcelo Bonan. Aos 45, o mesmo Thiago Santos invadiu a área pelo lado esquerdo, sem marcação, e bateu em cima do goleiro, que fez linda defesa com os pés.

Enfim, o gol!
Na segunda etapa, o jogo voltou mais corrido, com os dois times se arriscando um pouco mais. Sobretudo o Galo da Vila Esteves, que se arriscou pouco no primeiro tempo. O Tigre, porém, foi quem chegou com perigo, de novo, aos nove minutos. Guilherme Queiroz recebeu sozinho, na árrea, e chutou com força. Marcelo Bonan defendeu parcialmente e, quando a bola ia entrando, o volante Allyson tirou em cima da linha.

O time de Limeira finalmente conseguiu chegar com perigo pela primeira vez aos 11 minutos. O zagueiro Tiago Índio soltou uma bomba de fora da área e o goleiro Iuri se esticou todo para mandar para escanteio. A resposta foi imediata. No lance seguinte, Bonan saiu caçando borboleta, mas Tiago Santos cabeceou para fora.

Nos minutos seguintes, o jogo esfriou. Os visitantes até conseguiram equilibrar as ações, chegando com mais fraquência ao ataque. E quando os dois times pareciam já se pouparem saiu o gol. Aos 30 minutos, o lateral Renan escapou pela esquerda e cruzou rasteiro, para trás. O meia Pereira chegou batendo de canhota, no canto direito do goleiro. Era o que faltava para a festa ficar completa.

0002048192049 imgPerto de sete mil torcedores foram ao Estádio Jorge Ismael de BiaseFoto: William Lima