Nova acusação! Deputado quer investigar parceria Timão/MSI

São Paulo, SP, 11 (AFI) – A pedido do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira, às 9 horas, audiência pública para tentar esclarecer a parceria Corinthians/MSI e o uso de clubes de futebol em geral para lavagem de dinheiro.Participarão da reunião, como convidados, o jornalista Flávio Adauto, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antonio Roque Citadini, o empresário André Sanches, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportivo, Rubens Approbato Machado, e o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. Todos eles são membros integrantes do Conselho Deliberativo do Corinthians.

O presidente licenciado do clube paulista, Alberto Dualib, e seu vice-presidente, Nesi Curi, e outros denunciados também foram convidados para participar da audiência pública, mas, até terça-feira não haviam confirmado presença.Para Silvio Torres, a partir da divulgação pela Polícia Federal das conversas entre dirigentes do Corinthians e representantes do MSI (Media Sports Investment), as investigações sobre esta parceria terão de ganhar uma profundidade maior.

“As evidências de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha são muito graves. E o que mais impressiona é que a polêmica parceria teria ultrapassado os limites do Corinthians, ganhando envolvimentos externos preocupantes, inclusive com a tentativa de se usar a influência da presidência da República”, disse Torres.

Investigação rigorosa
“O futebol está sendo usado para lavagem de dinheiro pelo crime organizado, com ramificações internacionais, e por isso deve ser avaliado e discutido, com o objetivo de se criar mecanismos para proteger nosso futebol e nossos clubes”, alertou o deputado. Para Silvio Torres, é necessário uma investigação rigorosa inclusive nas transações milionárias de jogadores de futebol para o exterior. Os recursos envolvidos são fabulosos e não têm passado pelo controle das autoridades brasileiras.

“O interesse da MSI em se instalar no Brasil é de dupla natureza: primeiro, tendo muito dinheiro, como tem o seu dirigente Boris (Berezovski) buscar onde desaguar esse dinheiro. E o futebol brasileiro é extremamente vulnerável, dado o grau de desorganização e de situação financeira precária que vive. É um alvo fácil para esse tipo de ‘ataque’. Por outro lado, vislumbrou-se no futebol brasileiro um modo de o Boris conseguir um lugar seguro para ele, tendo de sair da Inglaterra, aportar”, continuou Silvio Torres.

Além disso, o deputado paulista não descarta a possibilidade de ser criada uma CPI, já que são “gravíssimas as denúncias reveladas pela Polícia Federal.” A Comissão de Turismo e Desporto solicitou à Polícia Federal o envio do relatório de 72 páginas reunindo todas as conversas gravadas entre os dirigentes do Corinthians e do MSI.

Nova audiência
Silvio Torres já requereu à CTD uma nova audiência, a ser realizada provavelmente na próxima semana, para ouvir os promotores do Ministério Público de São Paulo que foram os autores das denúncias sobre irregularidades na parceria Corinthians/MSI.