Noroeste está há quase 15 anos sem vencer o Santos

Bauru, SP, 03 (AFI) – A última vitória do Noroeste sobre o Santos, 1 a 0, pelo returno do grupo Verde do Paulistão, aconteceu em 29 de setembro de 1992, em Bauru, mas o jogo redivivo na retina da memória é o de 1987, também no Estádio “Alfredo de Castilho”.Quem não lembra? Tarde de domingo, 17 de maio, dia em que o atacante gaúcho Chico Spina humilhou o goleiro uruguaio Rodolfo Rodriguez com uma seqüência de três espetaculares dribles. Rodolfo no chão, como cobra batida, tentando saltar para o bote, sem conseguir. Com leve toque na bola, Spina encobriu o goleiro, em um dos gols mais bonitos marcados no “Alfredão”.

O time era comandado por Urubatão Calvo Nunes, que por ironia jogara no Santos, na década de 50 e dava conselhos a Pelé. O Noroeste venceu por 3 a 1, e a escalação é inesquecível: Everton; Edinho, Vitor Hugo, Amarildo e Jacenir; Vadinho, Márcio Araújo e Lívio; Chico Spina, Rodinaldo e Baroni.Fora essa vitória, só mais seis, a primeira em agosto de 1958, em Bauru, por 1 a 0. E o primeiro confronto, também em Bauru, dia 29 de agosto de 1954, terminou empatado em um gol.

Até agora 51 encontros com 10 empates e 34 vitórias do Santos, a última na Vila Belmiro, onde o Noroeste ainda não venceu, em fevereiro do ano passado por 1 a 0. Em Santos, o Noroeste soma dois empates, em 75 e 77, ambos por um gol.