Noriega assume a titularidade e brilha pelo Grêmio
Defensor anunciado na última janela de transferências é um dos destaques da equipe no segundo turno do Brasileirão
Erick Noriega se firma no elenco do Grêmio e vira peça fundamental no esquema tático do técnico Mano Menezes
Porto Alegre, RS, 04 (AFI) – O Grêmio entra em campo neste sábado diante do Bragantino com Erick Noriega em alta. O volante peruano fará seu sétimo jogo seguido pelo Tricolor, a maior sequência entre as últimas contratações, antes de se apresentar à seleção peruana para amistoso contra o Chile, em Santiago, na próxima Data Fifa.
Noriega se firmou no elenco desde sua estreia contra o Flamengo, em 31 de agosto, e não saiu mais do time titular. Dos seis jogos anteriores, foi titular em quatro como zagueiro e dois como volante, mostrando versatilidade. Com ele em campo, o Grêmio só sofreu uma derrota, diante do Mirassol.
MAIS DETALHES
Entre os reforços que chegaram na última janela, Noriega foi o único disponível em todas as partidas. A sua trajetória no Grêmio já tem capítulos marcantes. O jogador de 23 anos, natural do Japão e naturalizado peruano, quase deixou o futebol há pouco tempo. Estreou no Maracanã diante do Flamengo e, segundo sua esposa Gianella Paz Pacheco, ficou “muito nervoso” antes de ser titular, mas garantiu que jogaria “simples, mas muito aguerrido”.
No clássico Gre-Nal, no Beira-Rio, Noriega viveu momento complicado ao cometer dois pênaltis: primeiro em Bernabei e depois por toque de mão, ainda no primeiro tempo. Mesmo assim, segue valorizado no clube.
DO PERU AO GRÊMIO
Apelidado de “samurai” pelo antigo coque, Noriega chamou a atenção do Grêmio quando atuava pelo Alianza Lima, após enfrentar o Tricolor na Copa Sul-Americana. Foi o único reforço pelo qual o clube gaúcho precisou investir, pagando cerca de US$ 2 milhões por 80% dos direitos econômicos. O contrato vai até o fim de 2028.
Revelado pelo Alianza Lima, Noriega chegou a tentar carreira no futebol japonês, onde nasceu, e até treinou equipe feminina de vôlei no Peru. Há três anos, estava longe dos gramados, trabalhando na loja do tio. A virada veio em 2023, ao se destacar pelo Universidad San Martín, da segunda divisão peruana.






































































































































