No Sul, Palmeiras tenta voltar a vencer duas seguidas

Verdão tenta vencer Figueirense no Orlando Scarpelli, velho conhecido do alviverde

Um velho e conhecido adversário é o obstáculo da vez para o Palmeiras provar que de fato está em evolução no Campeonato Brasileiro

0002050032074 img

Florianópolis, SC, 28 – Um velho e conhecido adversário é o obstáculo da vez para o Palmeiras provar que de fato está em evolução no Campeonato Brasileiro. Ganhar no meio de semana não tirou o time da zona de rebaixamento e talvez somente uma nova vitória neste domingo, em Florianópolis, dê mais alívio. No estádio Orlando Scarpelli, às 18h30, pela 25.ª rodada, o time enfrenta o Figueirense, equipe com quem batalhou diretamente ao longo dos dois últimos anos.

Bater o Vitória por 2 a 0, na última quinta-feira, significou ao Palmeiras disfarçar um pouco o vexame da goleada sofrida dias antes por 6 a 0 para o Goiás. Mas, em um campeonato por pontos corridos, sem regularidade não se cumpre objetivo algum. “Contra o Vitória, tínhamos de dar uma resposta rápida. Nossa equipe conseguiu um bom resultado e resgatamos um pouco da confiança”, disse o atacante Henrique.

Valdivia deve permanecer como capitão no time contra Figueirense

Valdivia deve permanecer como capitão no time contra Figueirense

Pontuar em rodadas em sequência tem sido um desafio imenso para o time alviverde. Em 24 jogos pelo Brasileirão, somente em duas ocasiões o time conseguiu tal façanha. E a melhor hora para conseguir isso novamente é ao longo da série de confrontos diretos contra o rebaixamento. Depois de bater o Vitória, o Palmeiras pega na sequência Figueirense, Chapecoense e ainda o Botafogo.

Para a partida, o técnico Dorival Junior deve manter o esquema tático 4-4-2, usado pela primeira vez – e com êxito – no meio de semana. A escalação de dois armadores deu mais consistência ao meio de campo. Ao lado do chileno Valdivia, deve entrar o argentino Allione, que cumpriu suspensão contra o Vitória.

A dúvida é como o treinador vai armar a equipe sem Juninho. Espécie de “curinga”, o lateral de origem foi titular em todas as partidas de Dorival Junior pelo Palmeiras e já foi escalado como volante e até armador.

A suspensão do jogador pelo terceiro cartão amarelo deve obrigar o time a se organizar de forma diferente. Victor Luís deve voltar à lateral esquerda e Wendel, recuperado de lesão, é o favorito para entrar como volante ao lado de Renato.

O jogo guarda ainda expectativa para Valdivia, que será julgado nesta segunda no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio, pelo pisão no flamenguista Amaral.

JUNTOS – Palmeiras e Figueirense têm trilhado caminhos muito parecidos no Brasileirão desde 2012. Naquele ano, as duas equipes foram rebaixadas e no ano seguinte conquistaram o acesso na Série B. Nesta temporada de 2014, parecem não ter aprendido a lição e retomam o mesmo drama vivido dois anos antes.

Curiosamente, quando se encontraram em Florianópolis pela última vez na Série A foi há exatos dois anos. Na ocasião, o Palmeiras contava com a estreia do técnico Gilson Kleina e ganhou do rival direto contra o descenso por 3 a 1. Um dos gols foi do zagueiro Thiago Heleno, que está no Figueirense.