No retrospecto, Brasil de Pelotas se espelha em primeiro campeão da Série D
Desde 2011, time que vence o primeiro confronto da semifinal garante a vaga na grande decisão do campeonato
Nas seis edições da competição, somente em uma o time que venceu o primeiro confronto na semifinal não garantiu uma vaga na grande decisão da Série D
Campinas, SP, 30 (AFI) – Muito recente, esta ainda é apenas a sexta edição da Série D do Campeonato Brasileiro. A quarta divisão do futebol nacional surgiu em 2009, com o São Raimundo do Pará como primeiro vencedor, em cima do Macaé do Rio de Janeiro. Mesmo jovem, já é possível utilizar o retrospecto nos anos anteriores para apontar um favoritismo na semifinal de 2014.
Nas seis edições da competição, somente em uma o time que venceu o primeiro confronto na semifinal não garantiu uma vaga na grande decisão da Série D. Ou seja, em cinco oportunidades, os clubes que conseguiram um bom resultado no primeiro jogo garantiram a chance de disputar o título do campeonato.

PRIMEIRA VEZ
Em 2009, Macaé-RJ e Chapecoense-SC, São Raimundo-PA e Alecrim-RN, conquistaram o acesso à Série C e, consequentemente, uma vaga na semifinal da Série D. No primeiro jogo, os cariocas venceram por 2 a 0 e, mesmo com a derrota por 3 a 2 em Chapecó, garantiram uma vaga na grande final. Do outro lado, os paraenses venceram por 3 a 1 em casa e só administraram a vantagem no Rio Grande do Norte, com um empate em 2 a 2.
No placar, o São Raimundo é o time que mais se aproxima da situação vivida pelo Brasil de Pelotas em 2014. Depois de vencer o primeiro jogo com o Londrina por 3 a 1, o Xavante espera repetir os paraenses, mas no Estádio do Café, às 19h deste sábado, e sair de Londrina com um resultado a seu favor.

SEGUE A ESCRITA
Em 2011 e 2013, os times que venceram o primeiro jogo na semifinal também garantiram a vaga no confronto decisivo da Série D. O Botafogo venceu o Salgueiro e o Juventude goleou o Tupi por 4 a 0 no ano passado, enquanto em 2011 o Santa Cruz-PE venceu o Cuiabá-MT e o Tupi, desta vez com mais sorte, venceu o Oeste por 3 a 0.
Já em 2014, o Tombense venceu o forte elenco do Confiança no estádio Antônio de Almeida por 1 a 0, assim como o Santa Cruz em 2011. O time mineiro também espera contar com a sorte dos pernambucanos e vencer o confronto de volta por 2 a 1. O Gavião-Carcará volta a campo neste domingo, às 17h, no estádio Presidente Médici, em Itabaiana.
QUASE LÁ
Em 2012, os dois jogos das semifinais na Série D terminaram empatados por 1 a 1. O Sampaio Corrêa-MA venceu o jogo de volta com o Baraúnas por 1 a 0, enquanto o Crac-GO fez 2 a 0 no Mogi Mirim e também garantiu a vaga na grande final da competição.
EXCEÇÃO
Somente em 2010 o vencedor do primeiro confronto na semifinal não garantiu uma vaga na decisão da Série D. O Guarany de Sobral-CE fez sua parte e empatou por 2 a 2 fora de casa e depois 0 a 0 no Estádio do Junco. Quem não seguiu a escrita foi o Madureira-RJ. Os cariocas venceram o primeiro jogo com o América-AM fora de casa por 2 a 1, mas sofreram uma derrota por 2 a 0 no estádio Conselheiro Galvão e ficaram de fora da disputa pelo título da quarta divisão do futebol nacional.





































































































































