No final sobraram apenas dois brasileiros na Copa Libertadores: São Paulo e Atlético-MG
Curiosamente, a tabela da Copa prevê dois jogos entre São Paulo e Grêmio nas quartas-de-final para se saber qual deles vai à semifinal
Já o Corinthians, que precisava de vitória simples sobre o Nacional, decepcionou a fiel torcida que superlotou o Itaquerão.
Entre os quatro clubes brasileiros que participaram das oitavas de final da Copa Libertadores de América no meio desta semana, só dois vão continuar na disputa, São Paulo e Grêmio. Os outros dois, Corinthians e Grêmio, foram desclassificados.
O Tricolor que havia conquistado uma goleada no Morumbi na semana que passou, perdeu por 3 a 1 para o Toluca, lá no México. Com na partida de ida fez 4 a 0, a vaga ficou com o São Paulo. O Atlético jogou em BH contra o Racing. Sofreu muito mas venceu por 2 a 1 e garantiu sua passagem para as quartas de final.
Curiosamente, a tabela da Copa prevê dois jogos entre São Paulo e Grêmio nas quartas-de-final para se saber qual deles disputará como representante do Brasil a fase semifinal.
Já o Corinthians, que precisava de vitória simples sobre o Nacional, decepcionou a fiel torcida que superlotou o Itaquerão. O placar final foi de 2 a 2, o que classificou o time uruguaio que jogou com muita raça e muita objetividade.
O time de Tite até se esforçou, criou situações de gol mas não foi capaz de chegar à vitória que lhe daria a vaga. O centroavante André perdeu um pênalti que poderia ter classificado o Timão.
O Grêmio fez uma exibição pouco objetiva no primeiro tempo da partida contra o Rosário Central, na Argentina, quando levou dois gols.
No segundo período, o time continuou amarrado e levou o terceiro. Com 3 a 0 no placar, o Rosário rodou bola, ganhou tempo e chegou com méritos a vitória final. Está classificado e o Grêmio fora da Copa. São Paulo e Atlético, únicos brasileiros classificados para as quartas de final já começarão a jogar essa fase na semana que vem. Só um deles irá as semifinais.
C * U * R * T * A * S
* FOI MUITO fraca a exibição do Grêmio na noite de quinta feira, em Rosário, Argentina. O time não conseguiu se encontrar em nenhum dos tempos. Com a desclassificação, o técnico Roger começa a ficar ameaçado. Perdeu o Gauchão e caiu fora da Libertadores. Pode haver troca de técnico no Tricolor gaúcho.
* NA APRESENTAÇÃO do jogo Corinthians x Nacional, em Itaquera, eu dizia que o Timão que não esperasse moleza. O Nacional era um time experiente, tinha camisa (ganhou três vezes a Copa Libertadores) e jogava melhor fora do que dentro de casa. Foi o que aconteceu. O Nacional jogou como se estivesse em casa e se classificou.
* O TIME de Tite pagou por seus erros. O elenco, ao contrário do que comentavam alguns companheiros, não era um time forte. Ao contrário. Tem várias deficiências. Não tem um grande craque na equipe. Vive de sua boa preparação tática e física. Mas só com essas virtudes, não chegou lá. O Nacional mereceu ganhar essa vaga.
* FOI A QUINTA eliminação na Arena Corinthians. Alguns dias atrás o Timão foi eliminado em Itaquera pelo Audax, no Paulistão. A decisão foi na base dos pênaltis e ontem o Corinthians teve dois a favor, mas André perdeu um. Muitos reclamaram de que o árbitro só deu cinco minutos de descontos. Acho que ele apitou bem.
* DURANTE o jogo poucos jogadores se destacaram nesta partida. Numa análise dos melhores e piores do Corinthians, diria que Cassio foi bem e não teve culpa nos gols, a dupla de zaga falhou várias vezes e os laterais apoiaram pouco. No meio campo Elias, correu muito mas produziu pouco. Os demais produziram um futebol limitado.
* DANILO entrou no segundo tempo, assim como Romero. O veterano meia até que foi bem mas o atacante paraguaio não foi bem como em outras oportunidades. A verdade é que o Corinthians não fez o necessário para vencer. Eu previa isso. Ainda não é um time confiável e, por isso, não merecia mesmo a sua classificação.
* MAIS de quarenta e duas mil pessoas foram ao Itaquerão. Acreditava-se que com tanta gente à seu favor, o Corinthians iria massacrar o Nacional. Não foi o que aconteceu. Torcida, como costumo dizer, não ganha jogo. Principalmente quando o time não é dos melhores. É o caso da atual equipe corintiana. Apenas regular.
* E COMO fica o Elias que ao chegar de Montevidéu disse que “o Corinthians havia conquistado um belo resultado com o empate diante do Nacional”. Pelo visto, não era bem assim. Ele menosprezou o currículo do Nacional que joga melhor fora do que dentro de casa. E o Timão caiu mais uma vez em decisão dentro do Itaquerão.
* O ATLÉTICO MINEIRO venceu o Racing por 2 a 1. O placar chegou a ficar 1 a 1 que daria a classificação ao Racing, da Argentina. No final o Galo, mesmo sem jogar uma grande partida, foi justo. Mas o Racing deu muito trabalho. O próximo jogo do Atlético será contra o São Paulo. O Brasil vai chegar as semifinais sem um deles.
* O SÃO PAULO jogou com o regulamento em baixo do braço na noite de quarta-feira, contra o Toluca, lá no México. Ganso ficou no banco de reservas e o técnico Bauza colocou seu time todo na defesa para garantir a vantagem conquistada no Morumbi por 4 gols a 0. Tricolor levou alguns sustos mas conseguiu garantir a classificação.
* O PRIMEIRO tempo do São Paulo foi péssimo tecnicamente. Levou um sufoco do Toluca que, no entanto, só fez um gol. O São Paulo conseguiu o empate através Michel Bastos e, à partir daí, procurou tocar bola, deu chutão e concentrou a maior parte de seus jogadores perto de sua grande área. Negócio era não tomar nenhum gol.
* MAS O Toluca, que na primeira fase da Copa Libertadores não perdeu nenhum jogo manteve a tradição. Fez mais um gol e ganhou a partida por 2 a 1. Satisfez sua torcida, mas foi desclassificado. O São Paulo, mesmo derrotado, comemorou a conquista de uma vaga na fase quartas de final. Valeu a goleada conquistada em casa.
* VÁRIOS jogadores do Tricolor jogaram pouco. Acho que o pior de todos ou um dos piores foi o zagueiro Rodrigo Caiu. Os dois gols foram marcados em cima dele. Em compensação Maicon, o outro zagueiro de área, jogou muito. Como também Wesley e Michel Bastos. Quase no final Centurion foi expulso porque cuspiu no adversário.
* A NÃO escalação do meia Ganso foi contestada por todos os comentaristas que viram o jogo. Nós também criticamos Bauza pela atitude. Mas, apesar de tudo, com sua tática inexplicável, o técnico argentino conseguiu classificar seu time. E isso é o que vale. Mas certamente com Ganso em campo o São Paulo teria jogado muito mais.
* OUTROS resultados da rodada pela Libertadores. Atlético Nacional 4 x Huracan 2; Pumas 2 x Tachira 0, River Plate 1 x Independiente do Valle 0. Destes, classificaram-se Atlético Nacional, Rosário, Atlético Mineiro, Pumas, Independiente, São Paulo e Nacional, do Uruguai. Esses eram os classificados até o fechamento da coluna.
* O TITULO paulista da temporada será decidido neste final de semana. Santos e Audax que empataram no primeiro jogo, entram em campo neste domingo as 16 horas em VIla Belmiro, para o que der e vier. Como disse, nem o fato de jogar em casa dá total favoritismo ao Peixe. A equipe de Osasco tem qualidades para levantar a taça.
* A PARTIDA promete ser muito bem disputada. Os dois times praticam um futebol de excelente nível e jogam em função do gol. O Audax toca mais a bola, o Santos prefere os lançamentos longos para seus dois grandes atacantes, Ricardo de Oliveira e Gabigol. Os dois são bastante eficientes. Tanto na defesa como no ataque.
* NOS BANCOS de reserva, dois excelentes técnicos. Dorival Junior, quando dirige o Santos, deita e rola. Já foi campeão com esse clube e parece sentir-se à vontade ao dirigir seu time. Fernando Diniz é uma novidade. Resolveu provar que um time não precisa dar chutão. Deve jogar sempre com bola no chão. O Audax faz isso muito bem.
* NOS JOGOS que disputaram nesse ano os dois times foram bem e deram espetáculo. No primeiro turno o Santos venceu por 2 a 1 com muita dificuldade. O Audax teve chance de vitória naquele jogo. Domingo passado houve empate em Osasco. O Audax começou melhor mas o Santos conseguiu o gol de empate com muita aplicação.
* PARA o Santos será seu vigésimo segundo título paulista. Para o Audax, será o primeiro. Anos atrás, contra o próprio Santos, o Ituano conseguiu ser campeão em jogo disputado no Pacaembu. Isso pode-se repetir agora com o Audax. Mas como disse, não dá para indicar um vencedor. É jogo igual onde tudo poderá acontecer.
* POSSIBILIDADE de muitos gols é difícil. Acredito em jogo de muita marcação e muita aplicação. O Santos vai manter seu esquema tático onde o meio campo é indispensável para criar jogadas de gol para seus atacantes. O Audax reveza jogadores e qualquer um pode chegar ao gol adversário. Mas goleada parece ser difícil.
* SÓ LAMENTO que essa final terá no máximo quinze a dezesseis mil torcedores. A Vila não comporta mais. Por sua tradição e sua grandiosidade, o Paulistão merecia público bem maior na sua grande final. Mas os dois clubes resolveram mandar seus jogos em seus estádios. Um direito das duas diretorias que deve ser respeitado.
* NO FINAL da partida será feita a festa do campeão. A FPF vai armar todo o esquema para que o evento seja agradável de se ver. Em especial a entrega do troféu ao capitão do time vencedor. E como ocorre todos os anos, é provável que nos próximos dias seja feita uma festa em salão especial para premiar os melhores do torneio.
* FEDERAÇÃO vai escalar cinco árbitros para essa partida. Um apita o jogo, dois serão bandeiras e dois ficarão à beira do campo como assessores. No caso do árbitro se sentir mal durante a partida, um desses assessores assumirá o apito. Até aqui não se pode criticar o nível das arbitragens do Paulistão que me parece de bom nível.
* SURPRESA na Premiere Ligue da Inglaterra. O campeão da temporada foi o Leicester, uma equipe pouco conhecida, que esteve perto do rebaixamento no ano passado e que, neste ano, reabilitou-se totalmente e chegou ao título. Uma prova de que um trabalho bem feito pode levar um time ao titulo. Mesmo que não seja um dos grandes.
* NO FUTEBOL brasileiro uma surpresa como essa parece dificil de acontecer. Mas pode. Desde que uma equipe mediana, mantenha seu técnico e seu elenco e se prepare de forma digna. A Chapecoense, por exemplo, é uma equipe bem estruturada. Poderia atingir esse objetivo. Ainda assim, acredito ser missão quase impossível.
* A TV BANDEIRANTES desistiu de transmitir o Campeonato Brasileiro deste ano. Motivo: crise financeira. Falta dinheiro para a Band manter sua equipe esportiva e transmitir os jogos da principal competição futebolística do País. Como consequência, só a Globo, no canal aberto, vai fazer isso. Tvs pagas prometem transmitir.
* ATLÉTICO DE Madri, dirigido pelo argentino Simeone, perdeu para o Bayern de Munique na tarde de terça feira, mas, ainda assim, garantiu sua vaga na Champion League, a mais importante competição promovida pela UEFA. Em tese, o Atlético foi zebra, mas é bom lembrar, que nos últimos três anos foi bem nesta Copa.
* REAL MADRID venceu o Manchester City por 1 a 0 nesta quarta feira, em Madrid, e se classificou para a grande final da Champion League, que será disputada dia 28 deste mes em Milão. O Real vai enfrentar seu grande rival na cidade de Madrid, o Atlético, de Simeone. Uma final fantástica e sem favorito. Vai sobrar emoção.
* LIVERPOOL venceu o Valencia, da Espanha e classificou-se para a final da Europa Ligue quando vai enfrentar o Sevilha. O jogo será no próximo dia 18 de maio, na Basileia, Suiça. Será a décima terceira disputa de final de torneios internacionais europeus. Os dois times estão em boa fase. Será uma decisão bem equilibrada
* MORREU Teixeira Heizer. Um dos ícones da imprensa esportiva do Rio de Janeiro. Foi criou o departamento de esportes da TV Globo e quem acertou a primeira transmissão de futebol da emissora. Um grande profissional. Um amigo dos amigos. Excelente figura humana. Lamento. Nossa solidariedade aos seus familiares.
* FLAMENGO perdeu para o Fortaleza pela Copa do Brasil. Se bobear, cai fora do torneio e dá mais uma decepção para sua torcida. Murici Ramalho que começou com muito prestigio como técnico do Mengão, começa a ser vigorosamente criticado. Acho que Murici começa a entrar no mesmo estágio de Wanderley Luxemburgo.
* LUXA chegou a ser o melhor técnico de futebol do País. De uns anos para cá, no entanto, não fez um só bom trabalho. Por isso acabou indo trabalhar na China. Murici já começa a entrar nesta fase. Me parece, ele não evoluiu. Em consequência, mais alguns meses e não terá mais emprego em nosso Pais. Só vai trabalhar fora daqui.
* ROGÉRIO Ceni será um observador pontual da Seleção Brasileira durante a Copa América, nos Estados Unidos. Uma bela escolha. Ceni tem muito a dar a Dunga e à seleção. É experiente, conhece futebol e pode ajudar o treinador neste período de convivência dentro da Seleção. Juninho Paulista também vai colaborar nessa.
* PRIMEIROS jogos do Brasil na Copa América: dia 4 de junho enfrenta o Equador (jogo dificilímo). No dia 8 encara o Haiti e, finalmente, no final da primeira fase do torneio, encara o Peru. Em tese, afora o time equatoriano, o Brasil só terá moleza pela frente. Dá para passar de fase e seguir na Copa. Não sei se terá força para ser campeão.
* DUNGA convocou vinte e três jogadores para disputar a Copa América. Destes, sete são muito jovens e vão compor a futura Seleção Olímpica. Mas a base de Dunga foi mantida. Ganso que figurou na lista de quarenta nomes, ficou de fora. Se souber aproveitar sua lista, Dunga tem chance de montar um bom time. Vamos aguardar.





































































































































