No Dia Nacional do Cinema, Portal FI indica filmes relacionados ao futebol
O internauta pode aproveitar o isolamento para assistir aos filmes indicados
O internauta pode aproveitar o isolamento para assistir aos filmes indicados
Campinas, SP, 19 (AFI) – O dia 19 de junho é considerado o Dia Nacional do Cinema, pois foi quando, em 1898, que as primeiras imagens em movimento no território brasileiro foram registradas.
O Portal Futebol Interior não quis deixar batido esse dia tão importante para a cultura brasileira e fez uma lista com cinco indicações de filmes nacionais relacionados ao futebol.
Além disso, o internauta pode aproveitar esse momento de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus para atualizar a lista de filmes assistidos.
CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DICAS DO PORTAL FUTEBOL INTERIOR
1) Boleiros
Lançado em 1998 e dirigente por Ugo Giogetti, Boleiros – Era uma vez o futebol mostra um encontro de ex-jogadores de futebol que relembram conquistas e histórias. O elenco tem atores como André Abujamra, Cássio Gabus Mendes, Lima Duarte, Marisa Orth e Denise Fraga, entre outros.
Em 2006, Ugo Giorgetti foi lançado a continuação Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos. A síntese é praticamente a mesma do anterior: ex-jogadores relembrando “causos da profissão. O elenco tem Lima Duarte, Cássio Gabus Mendes, Paulo Miklos e tem a participação de Sócrates.
2) Mare Nostrum
Foi lançado em 2018 e é dirigido por Ricardo Elias, tendo Silvio Guindane, Ricardo Oshiro e Carlos Meceni no elenco.
Dois desconhecidos retornam ao Brasil e são unidos por um terreno negociado por seus pais. Eles têm como objetivo ganhar dinheiro em cima do terreno, mas entram em conflito após acharem que o espaço tem poderes mágicos.
Embora não seja o tema principal, uma trama paralela chama a atenção e tem relacionamento com futebol. Dois jornalistas acabam se encontrando.
Um deles tem uma obra praticamente pronta: uma bibliografia de Jorge Mendonça – não é citado, mas a foto mostra o ex-jogador. Mas ele não consegue publicar por conta de dificuldades financeiras.
Então, um jornalista famoso compra a obra de um terceiro e publica o livro como sendo de sua autoria.
3) Romeu e Julieta
Lançado em 2005 e dirigido por Bruno Barreto, o filme é baseado no romance de William Shakespeare. O elenco tem Luana Piovani, Marco Ricca, Luis Gustavo e Martha Mellinger.
Corintiano, Romeu acaba se apaixando por Julieta, que é filha de um palmeirense fanático. Para não entrar em conflito com o pai da namorada, ele acaba se passando por torcedor do Palmeiras e se envolvendo em divertidas e constrangedoras histórias.
4) Heleno
Dirigido por José Henrique Fonseca e lançado em 2012, o drama conta a história do ex-jogador Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo na década de 40. Ele é protagonizado por Rodrigo Santoro e o elenco tem ainda Aline Moraes, Othon Bastos, Herson Capri e Orã Figueiredo.
5) Pelé Eterno
Lançado em 2004 e dirigido por Anibal Massaini Neto, Pelé Eterno é um documentário sobre a vida do maior jogador da história do futebol mundial. O roteiro foi escrito por José Roberto Torero e teve a colaboração do jornalista Armando Nogueira.
O documentário tem imagens da época de Pelé como jogador e tem ainda entrevistas de ex-companheiros, familiares e personalidades que fizeram parte da vida do craque santista e da Seleção Brasileira.





































































































































