No clima da Páscoa, confira quais foram os 'maiores chocolates' do Campeonato Espanhol
O Real Madrid até possui os placares mais elásticos, de 2001 para cá, mas é o Barcelona quem domina no quesito goleadas
O Real Madrid até possui os placares mais elásticos, de 2001 para cá, mas é o Barcelona quem domina no quesito goleadas
Campinas, SP, 11 (AFI) – Se em toda a história da LaLiga – Campeonato Espanhol, o Barcelona detém o recorde negativo de ter sofrido as duas maiores goleadas – 12-1 para o Athletic Club, em 1931, e 11-1 para o Sevilla, em 1940 -, no atual século XXI o clube catalão domina. De 2001 para cá, apesar de o Real Madrid liderar a lista dos placares mais elásticos, ninguém goleou mais os principais rivais do que os blaugranas. E é justamente esses “chocolates”, entrando no clima da Páscoa, que vamos relembrar abaixo.
Como já foi falado, é o clube blanco quem detém as maiores goleadas da história recente da LaLiga, e tudo entre as temporadas 2014/2015 e 2015/2016, dentro do Santiago Bernabéu. Primeiro, no dia 5 de abril de 2015, fazendo nada menos que 9-1 na equipe do Granada, com gols de Gareth Bale, Cristiano Ronaldo (cinco vezes), Benzema (em duas oportunidades) e Diego Mainz contra, com Robert Ibañez descontando para os visitantes. Encerrando, assim, um jejum de 47 anos sem marcar nove gols na LaLiga.
E depois, ainda naquele ano, no dia 20 de dezembro, o Real daria mais um chocolate. Agora, fazendo incríveis 10-2 no Rayo Vallecano (na maior goleada da LaLiga neste século). Com o brasileiro Danilo abrindo o marcador, mas vendo Antonio Amaya e Jozabed Sánchez virarem para o Rayo Vallecano logo na sequência, com apenas 12 minutos de jogo. Foi quando apareceu as estrelas de Gareth Bale, que marcou quatro vezes; Cristiano Ronaldo, com dois gols; e Benzema, fechando o placar com um hat-trick.
IMPORTANTES
Ao final das duas edições da LaLiga, no entanto, o clube de Madrid não ficou com o título. Em 2014/2015 o campeão foi o Atlético, com o Real terminando em terceiro. E na temporada seguinte, o título ficou com o Barcelona, com os merengues ficando com o vice. Por falar no clube catalão, ninguém castigou mais seus principais rivais – neste caso, Real Madrid, Atlético e Espanyol.

Começando, é claro, com a histórica vitória na temporada 2008/2009, em pleno Santiago Bernabéu, quando os comandados de Pep Guardiola fizeram nada menos que 6-2 no Real Madrid. Com dois gols de Thierry Henry, um de Carles Puyol, dois de Messi e um de Piqué, com Gonzalo Higuaín e Sergio Ramos descontando para os donos da casa. Ao final daquele ano, o clube blaugrana não só conquistaria a taça da LaLiga, como também da Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes.
Naquela mesma temporada, o Barça ainda fez 6-1 no Atlético de Madrid, agora com Rafael Márquez, Samuel Eto’o (duas vezes), Lionel Messi, Eidur Gudjohnsen e Thierry Henry construindo o placar no Camp Nou, vendo Maxi Rodríguez descontar para os colchoneros. Um pouco antes, em 2007, o Barça já havia feito 6-0 no Atlético, e em pleno estádio Vicente Calderón (que recentemente deixou de ser utilizado pelo clube, que construiu o novo Wanda Metropolitano), com direito a dois gols de Messi, além de Zambrotta, Eto’o, Ronaldinho e Iniesta deixando a marca deles.
TÁ NA HISTÓRIA

Foi quando, entre 2010 e 2017, pintou uma sequência de 5-0. Primeiro, no dia 29 de novembro de 2010, sobre o Real Madrid, com os culé marcando com Xavi, Pedro, David Villa (duas vezes) e Jeffrén Suárez, e caminhando rumo ao tricampeonato consecutivo ao final daquela temporada. Depois, em setembro de 2011, sobre outro clube de Madrid, agora o Atlético, novamente no Camp Nou, construindo o marcador com um hat-trick de Messi, além de David Villa e Miranda (contra). O que não ajudou o clube a conquistar o tetra, que acabou nas mãos dos blancos.
Em 2016 e 2017, foi a vez do Barcelona aplicar dois “chocolates” em seu maior rival local, o Espanyol. Primeiro, no dia 8 de maio de 2016, com gols de Messi, Suárez (duas vezes), Rafinha Alcântara e Neymar. E depois, também num dia 9, mas agora de setembro do ano seguinte, com um novo hat-trick de Messi, além dos gols de Gerar Piqué e Luis Suárez. Curiosamente, os blaugrana conquistaram o título nas duas temporadas.

Já a goleada mais recente aplicada pelo Barcelona, foi no Real Madrid, em outubro de 2018, novamente em uma temporada que acabou com título do clube catalão. Agora, novamente no estádio do Camp Nou, aplicando 5-1 no grande rival, com gols de Philippe Coutinho e Arturo Vidal, além de um hat-trick de Luis Suárez, com Marcelo descontando para os merengues.
O máximo que o Real conseguiu fazer no Barcelona, neste século, foi um 4-1 na temporada 2007/2008, com gols de quatro gols, contra apenas um do Barça. O maior artilheiro da história do Real, Raúl, Arjen Robben, Gonzalo Higuaín e Ruud Van Nistelrooy, com Thierry Henry descontando para os visitantes. Na ocasião, o clube de Madrid foi o grande campeão da LaLiga, com o Barça terminando em terceiro.






































































































































