Nilson Ribeiro: Um país com vergonha da própria Copa

Até o garoto propaganda do Mundial, Ronaldinho, já foi a público expressar seu constrangimento

0002048193854 img

Tenho um amigo que cria umas vacas aqui no pasto do sítio.

Seu Benedito. É um cara simples, mas esclarecido. Lê jornais, não acredita em tudo que lê. Assiste os noticiários sempre com o “desconfiômetro” ligado. Acho que é mineiro…

Pois o amigo Dito me veio com esta hoje pela manhã: “Rapaz… Até o Ronaldinho tá com vergonha dessa Copa. Se eu fosse meu filho, eu jogava na privada os ingressos que ele comprou pra uma partida… ”

Já disse outras vezes aqui que não me posicionei contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Mas, definitivamente, sou contra superfaturamentos, corrupção generalizada em todos os níveis de comando, falta de bom senso, desrespeito com o dinheiro público.

0002048193874 img

Confesso que não acompanho com a profundidade necessária as notícias sobre os desmandos, os descasos, o desrespeito que virou o processo de organização, os investimentos nesse grande evento esportivo. Mas o amigo Dito me coloca ao par de tudo em nossas conversas ao pé das vacas e bezerros.

É realmente uma pena.

O resultado disso tudo é um clima morno dias antes da competição.

Me lembro muito bem das ruas pintadas, as bandeiras brasileiras tremulando em todos os lados, uma ansiedade positiva nos meses, semanas, dias antes de começar outras copas do mundo de futebol. Tinha alguma coisa diferente no ar. Algo só comparável às vésperas das festas de fim de ano ou aos melhores carnavais de minha infância no interior de São Paulo. Esta Copa está longe de conquistar os corações brasileiros.

0002048193858 img

Por mais que as empresas se esforcem em suas propagandas, mesmo os mais apaixonados já se deram conta de que caímos todos numa armadilha desprezível. Vai sobrar, mais uma vez, para o povo a conta de uma desorganização generalizada. É uma vergonha. Vergonha que o próprio Ronaldinho Fenômeno já demonstrou publicamente. “Não é minha culpa”, disse ele, lavando a mãos de toda sujeira que se espalha pelas arenas construídas e mal acabadas espalhadas pelo país.

Dona Mônica é que tinha razão. A patroinha cantou a bola logo que o Brasil foi escolhido como sede da Copa. “Xi… isso não vai dar certo”. Eu ainda tentei argumentar, dizer que o legado de uma Copa do Mundo muda um país, que o sistema de transporte melhora, assim como toda infraestrutura de saúde etc etc etc… Gastei uma saliva boba à toa. Dona Mônica me olhava de canto de olhos como quem diz “ham ham….” Querendo dizer… “vai sonhando”.

É certo que a Copa vai acontecer. É certo também que vamos ter bons jogos nessa competição. Mas, seja qual for a posição de nossa seleção ao final do Mundial (e eu particularmente não acho que chegue ao título), o certo é que o Brasil já perdeu. Perdeu a chance, perdeu o bonde, perdeu a oportunidade de deixar um legado melhor do que a vergonha que estamos sentindo. Eu, o amigo Dito e tantos outros…

Os ingressos do filho do amigo Benedito eu não sei se vão para lá. Mas o orgulho nacional já está no esgoto!

E que Deus nos proteja, porque ainda vem aí as Olimpíadas do Rio!

Ai ai…