Nigéria 1 x 3 Brasil - Vitória, liderança e classificação!

Pequim, China, 12 (AFI) – A Seleção Brasileira Feminina conquistou mais uma vitória nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas, novamente, não foi convincente. Jogando no Estádio dos Trabalhadores, na capital chinesa, as meninas brasileiras venceram, por 3 a 1, a Nigéria, pela última rodada do Grupo F do torneio de futebol. O Brasil começou atrás, mas com três gols de Cristiane conseguiu a virada.

Com o resultado, as meninas terminaram a primeira fase na liderança do grupo, com sete pontos conquistados. Agora, as adversárias nas quartas-de-final serão as norueguesas, que foram derrotadas, por 5 a 1, pelo Japão, e ficaram na segunda colocação do Grupo G. O duelo será na sexta-feira, às 7 horas (de Brasília) Coréia do Norte ficou em terceiro, com três pontos, mas eliminada, assim como a Nigéria, que terminou na lanterna da chave, sem somar pontos.

A Alemanha também está classificada no Grupo F, mas em segundo lugar, com sete pontos, porém com menor saldo de gols (4 a 2 para o Brasil). A adversária das alemãs será a Suécia, que foi segunda colocada no Grupo E. A

Festa africana!
Os dois times entraram em campo com objetivos diferentes. O Brasil buscava a primeira colocação, enquanto a Nigéria a classificação. Logo aos dois minutos de jogo, Rosana tentou o cruzamento, mas a bola acertou a rede de cima do gol da Nigéria. O Brasil não conseguia chegar através do toque de bola, mas arriscou de fora de área. Aos sete, novamente Rosana mandou de longe e a bola foi à esquerda do gol.

A Nigéria respondeu no minuto seguinte, quando Ebi avançou pelo lado direito mandou forte de fora da área. A goleira Bárbara, que substituiu Andréia, fez linda defesa. Com mais vontade e ímpeto, as africanas aproveitaram a falha da zaga aos 12. Ifeanyi Chiejine mandou a bomba, mas Bárbara fez nova defesa.

Com melhor marcação e mais ânimo, a Nigéria abriu o placar aos 18 minutos. A meia Chiejine invadiu a área pelo lado direito e foi derrubada por Rosana. Pênalti! Na cobrança, Nkwocha bateu colocado alto no canto esquerdo de Bárbara, que foi para o mesmo canto, mas não alcançou.

Acabou a brincadeira!
Como quem estivesse brincando e resolveu parar. Pode ser definido desta forma a reação e virada da Seleção Brasileira. Em dois minutos, o time canarinho passou a frente no placar. Aos 33, Rosana ganhou jogada pela esquerda e cruzou para dentro da área, na medida para Cristiane testar e marcar.

No minuto seguinte, o Brasil marcou mais uma vez, mas foi um belíssimo gol. Após bate rebate, a bola fica como Simone Jatobá que mandou uma pancada, mas a goleira Pepe espalmou para dentro da área. No rebote, Cristiane dominou e, de costas para o gol, deu uma bicicleta que encobriu a goleira africana.

Antes do final do primeiro tempo, o Brasil marcou o terceiro gol. Aos 48, Maycon rolou para Cristiane, que livre dentro da área apenas tocou de prima para o gol. Foi o terceiro dela, que no jogo anterior não tinha gostado de ter sido substituída, mas que deu a volta por cima.

Administrar!
Após ter construído o placar no primeiro tempo, o Brasil utilizou a segunda etapa como teste e pouco fez para aumentar a vantagem. Já a Nigéria criava mais oportunidades para diminuir e permanecer sonhando com algo. Aos 12, Nkwocha, autora do gol da Nigéria, recebeu de fora da área e mandou de longe, mas a bola passou à esquerda do gol defendido por Bárbara.

A primeira boa chance de gol do Brasil no segundo tempo veio somente aos 20. A inspirada Cristiane chutou forte de fora da área, mas Dede conseguiu espalmar com a ponta dos dedos e evitar mais um gol brasileiro e da atacante.

Depois das chances criadas no início, tanto Nigéria quanto Brasil não demonstraram muita vontade em concluírem e reverterem as chances em mais gols. Assim, o jogo terminou com o mesmo placar do primeiro tempo.

Ficha Técnica

Nigéria 1 x 3 Brasil

Local: Estádio dos Trabalhadores, em Pequim-China
Árbitra: Eun Al Hong (Coréia do Sul)
Cartões amarelos: Uwak e Ekpo (Nigéria)
Gols: Nkwocha 18’/1T (Nigéria); Cristiane 33’/1T, 34’/1T e 48’/1T (Brasil)

Brasil
Bárbara; Erika, Renata Costa e Tânia Maranhão; Simone Jatobá, Maycon, Daniela Alves (Francielle), Ester e Rosana (Maurine); Marta e Cristiane.
Técnico: Jorge Barcellos

Nigéria
Precious Dede; Efioanwan Ekpo, Rita Chikwelu (Eduviere), Ulunma Jerome e Perpetua Nkwocha; Sarah Michel (Mbachu), Faith Ikidi, Onome Ebi e Ifeanyi Chiejine; Cynthia Uwak e Christie George
Técnico: Joseph Ladipo