Neymar pode ser uma decepção na Copa da Rússia

Neymar é mesmo o maior talento do futebol do Brasil nesse momento, mas precisa usar seu talento a favor do coletivo

Neymar é mesmo o maior talento do futebol do Brasil nesse momento, mas precisa usar seu talento a favor do coletivo

0002050265187 img

Se perguntarem a qualquer brasileiro que gosta de futebol quem é o jogador mais importante da atual Seleção Brasileira, a resposta será única: Neymar. De fato. Não há como fugir desta resposta.

Neymar é mesmo o maior talento do futebol do Brasil nesse momento. É o jogador em quem a torcida brasileira deposita todas as suas esperanças para que nossa Seleção ganhe mais um título mundial.

Mas Neymar está hoje preparado para assumir toda essa responsabilidade? Em tese, sim, porque nos Jogos Olímpicos de 2016 foi ele quem nos levou a primeira medalha de ouro olímpica no futebol.

Neymar coma  camisa 10, mas precisa jogar coletivamente

Neymar coma camisa 10, mas precisa jogar coletivamente

BEM NAS OLIMPÍADAS
Mostrou liderança, solidariedade, competência e eficiência. Mas o Neymar das Olimpíadas mudou muito e está bem distante daquele garoto infernal que arrasou adversários e ganhou a medalha olímpica.

Com os bilhões de reais que ele tem em caixa hoje, Neymar é outra pessoa. Diria que ele ficou “mascarado”. Acha que é o rei, que joga mais que todo mundo, que manda na arbitragem e que está acima do bem e do mal.

PROVADO EM CAMPO
Isso ficou provado na última quinta feira quando ele foi a maior decepção da Seleção Brasileira na vitória por 2 a 0 sobre o Equador. Neymar foi zero à esquerda.

Ele mostrou excesso de irritação, exagerou nas jogadas individuais, não teve espírito coletivo e não respeitou a arbitragem.

NAS MÃOS DE TITE
Depois disso, nossa única esperança é que Tite, um grande técnico e um cara experiente, perceba isso e dê uma enquadrada no jogador. Caso contrário, Neymar poderá ter vida curta na próxima Copa.

Pode ser expulso logo na primeira fase e, sem ele, a Seleção não terá potencial suficiente chegar ao titulo mundial. Que Tite perceba o que está ocorrendo e que faça um profundo trabalho para recuperar Neymar. Se não o fizer, adeus Copa. Porque sem Neymar focado e em forma, o Brasil não vai chegar à lugar nenhum na próxima Copa Tenham plena certeza disso!

C * U * R * T * A * S

* O BRASIL não jogou um grande futebol na quinta feira, mas mereceu vencer o Equador por 2 a 0, gols de Paulinho e Phillippe Coutinho. O primeiro tempo do time brasileiro foi deprimente. Ao ponto de, no apito final daquela fase uma parte da torcida presente no estádio do Grêmio chegou a ensaiar uma vaia aos jogadores.

* NO SEGUNDO período, no entanto, as coisas melhoraram. Não houve show, mas boas jogadas e um domínio territorial sobre o time equatoriano. Foi exatamente neste período que o Brasil fez seus dois gols e chegou a nove jogos com vitórias sob o comando de Tite. Além de conquistar o simbólico título de campeão das Eliminatórias.

Phellipe Coutinho; grande atuação após negociação frustrada

Phellipe Coutinho; grande atuação após negociação frustrada

* O GOLEIRO Allisson teve pouco trabalho. O Equador agrediu pouco. Nas laterais, nem Daniel Alves, nem Marcelo jogaram o que sabem. Mas são titulares absolutos do time. No miolo da zaga, Miranda e Marquinhos jogaram muito bem. Também são donos da posição. Thiago Silva entrou no segundo tempo com atuação de bom nível.

*NO MEIO campo Renato Augusto fez bem sua função. Marcou e deu qualidade à saída de bola. Paulinho foi um dos melhores do time e fez até um gol. William correu muito e ajudou no que pôde. Gabriel Jesus mostrou que é titular do ataque e Neymar fez uma de suas piores exibições com a camisa da Seleção. Decepção completa.

* PHILLIPPE Coutinho entrou no segundo tempo e mostrou serviço. Deu velocidade ao ataque, criou jogadas, fez um gol e deve ser considerado um dos melhores jogadores do time nesta partida. No gol que fez, Coutinho foi servido por Gabriel Jesus, que deu chapéu num marcador e, por cima de outro, fez o passe medido para Coutinho.

* EM RESUMO. A Seleção está pronta para a Copa. Já existe um time titular. Não há no que mexer, exceto, se houver contusão de algum jogador. Tite deve aproveitar os jogos que faltam (oficiais e amistosos) para aprimorar o futebol do time. Ele testou dois esquemas diante do Equador que foram bem assimilados pelos jogadores.

* QUANTO a lista final para inscrição na Copa ela só sai depois das Eliminatórias e do sorteio de grupos. Eu não levaria Firmino que acho limitado. Mas Tite tem lá suas preferências que merecem ser respeitadas. A verdade é que o Brasil tem um time pronto. Só espero que, como disse na abertura, Neymar não estrague tudo isso.

AGORA É A COLÔMBIA

Paulinho cresce com camisa da Seleção. Agora joga no Barcelona

Paulinho cresce com camisa da Seleção. Agora joga no Barcelona

* A SELEÇÃO Brasileira faz nesta terça-feira mais um jogo pelas Eliminatórias. Será contra a Colômbia, que tem um bom time e vai jogar em casa. Jogo bem difícil para o time do Brasil que, mesmo assim, deve ser indicado como favorito. O Brasil tem 36 pontos ganhos e a Colômbia tem 25. Se ela vencer estará praticamente classificada.

* OUTROS resultados da 15ª rodada das Eliminatórias Sul Americanas. Venezuela 0 x Colômbia 0. Chile 0 x Paraguai 3, em Santiago. Um resultado surpreendente que dá alma nova ao time paraguaio e compromete o chileno. Uruguai 0 x Argentina 0, resultado normal para um clássico. Peru 2 x Bolívia 1. Dois times estão fora da Copa.

* ALÉM de Colômbia x Brasil, as Eliminatórias terão mais quatro jogos nesta terça feira. A Bolívia enfrenta o Chile, em La Paz. O Equador pega o Peru, em casa e como favorito. A Argentina enfrenta a frágil Venezuela com todas as condições para vencer. E o Paraguai faz jogo de vida ou morte contra o Uruguai que está em terceiro lugar.

DENTRO DA COPA

* FIZEMOS um levantamento e chegamos à conclusão de que alguns países já praticamente classificados para a Copa do Mundo da Rússia. Vamos aos nomes: França, Suíça, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica, Croácia e Irlanda, do continente europeu. Mas ainda há outras seleções que podem chegar lá.

* NA AFRICA já estão com o passaporte para ser carimbado: Congo, Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim, África do Sul e Uganda. Da América do Norte, México, Costa Rica e Estados Unidos. Da Ásia, Irã e Japão e da Oceania, Nova Zelândia. A Copa começa no dia 14 de junho e termina no dia 15 de julho. Sorteio de grupos será no dia 1 de dezembro.

BRASILEIRÃO DE VOLTA

* NOSSO leitor deve estar carente de assistir os jogos de seu clube no Brasileirão. Por causa da Seleção, a CBF deu descanso de duas semanas para os clubes e só no próximo sábado a série A vai ter jogos. No sábado jogam Atlético MG x Palmeiras, as 16 hs. As 19 hs, no estádio do Morumbi, o São Paulo vai receber a Ponte Preta.

* NO DOMINGO, as 11 horas, jogam Atlético PR x Coritiba. As 16 horas, Vasco x Grêmio, Santos x Corinthians (grande clássico da rodada em Vila Belmiro), Sport x Avaí, Vitória x Fluminense. As 19 horas, Botafogo x Flamengo e Chapecoense x Cruzeiro. Na segunda feira, as 20 horas, em Goiânia, o Atlético GO encara o Bahia.

* NO SÁBADO passado à tarde, o Grêmio venceu o Sport Recife por 5 a 0, em Porto Alegre. com isso chegou a 43 pontos, sete a menos do que o Corinthians, que é líder e tem 50 pontos ganhos .O Santos é terceiro com 38. O Palmeiras tem 36. O Flamengo, 35 e o Cruzeiro, 31. Na Z4 estão Chapecoense, Avaí, São Paulo e Atlético GO.

SÉRIE B E COPA DO BRASIL

Marcelo Cabo (à direita) estreia pelo Guarani

Marcelo Cabo (à direita) estreia pelo Guarani

* A SÉRIE B já terá jogos a partir desta segunda feira. O Guarani enfrenta o Vila Nova, em jogo muito importante para o Bugre. Na quarta feira, Goiás x Paraná e Náutico x Brasil. No sábado, Criciúma x Luverdense, Juventude x Internacional, Londrina x Ceará, ABC x Santa Cruz e CRB x Oeste, de Barueri. Esta será a 23ª rodada.

* AS FINAIS da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira à noite, quando o Flamengo vai receber o Cruzeiro no Rio. No dia 27 de setembro esses dois clubes voltam a jogar em Belo Horizonte decidindo o título da competição. O vencedor terá lugar reservado na Copa Libertadores de América do ano que vem. Ninguém é favorito.

PINGA FOGO

* URUGUAI, Paraguai e Argentina começam um movimento para promover em 2030, daqui treze anos, uma Copa do Mundo em seus territórios. Dividirão custos e se forem escolhidos vão estudar com a FIFA onde seria a partida de abertura e a grande final. A possibilidade de que isso aconteça é grande. Confirmação só no ano que vem.

* MODESTO Roma, atual presidente do Santos, concorre no mês de dezembro a sua reeleição. Sua vitória, no entanto, não está tão certa assim. Já surgiram dois fortes candidatos para peitá-lo.

Modesto Roma com oposição forte no Santos

Modesto Roma com oposição forte no Santos

Eles podem até se unir para tirar Modesto do comando do clube. Quando mais perto do último mês do ano, mais o clima no clube vai ferver.

* SÃO PAULO foi o clube que mais arrecadou com venda de jogadores na última janela de transações. Faturou nada menos do que 92 milhões de reais. Associados e conselheiros, no entanto, cobram transparência e exigem que o presidente Leco preste contas desse dinheiro todo. Até agora ele procurou não falar sobre o assunto.

* O MUNDIAL Inter Clubes terá o seu número de participantes aumentado pela Fifa. Pelo menos, é esse o projeto da entidade que dirige o futebol mundial. Ideia é que em 2021, daqui quatro anos, nada menos do que vinte e quatro clubes poderão disputar esse torneio. Já no próximo Congresso da Fifa o assunto poderá ser aprovado.