Nem toda nudez deve ser castigada
Nem toda nudez deve ser castigada
Chegou às bancas de jornais no domingo, 8 de julho, a mais recente edição de famosa revista masculina do Brasil. Em sua capa e também em páginas internas, fotos da árbitra-assistente Ana Paula Oliveira, pertencente ao quadro da Fifa, evidentemente nua. Sei que o tema é polêmico e, por isso mesmo, resolvi tornar pública a minha opinião. E falo não somente como alguém que a conhece há muito tempo, mas também na condição de presidente do sindicato ao qual ela está filiada.
Ana Paula Oliveira é maior de idade e, portanto, única responsável por todos os atos que pratica. Se optou por aceitar o convite da tradicional publicação, esta é uma decisão que diz respeito somente a ela – e a mais ninguém, que fique bem claro. Digo isso porque, nos últimos dias, ouvi ácidas críticas e maldosos comentários a respeito do tema, e não creio que os que os tenham feito possuam o direito de meter o nariz onde não foram chamados.
Digo isso porque a vida pessoal de cada um é problema exclusivo de cada um. Claro que, como árbitra e pessoa pública, Ana Paula precisa tomar cuidado com sua imagem e seguir o Manual de Ética que norteia sua profissão. Mas não creio que posar para fotos com ou sem roupa fira tais princípios. E mais: é indiscutível sua competência na função que hoje desempenha nos gramados, e não me parece que ser a capa de uma publicação possa influenciar negativamente sua atividade profissional daqui em diante.
Claro que minha opinião não se sobrepõe à hierarquia. Evidentemente, a Fifa e seus membros competentes também emitirão seu parecer sobre o episódio e, talvez, este seja completamente diferente daquilo que penso. Daí que, se vier uma determinação de cima, nós, aqui em baixo, teremos de acatá-la. Mas isso ainda está no campo da hipótese e, como tal, não se torna possível conjecturar.
Em resumo: não acho que Ana Paula Oliveira errou ao aceitar o convite para posar nua, e nem acho que acertou. Acho, apenas, que isso não é assunto dela; e não meu e de nem mais ninguém.
Academia elege segunda diretoria
No último dia 04/07, na Sala de Aulas da Escola de Árbitros “Flávio Iazzetti”, os Acadêmicos participaram da primeira reunião da nova administração sob a presidência do Árbitro Internacional Paulo César de Oliveira. Em suas considerações iniciais, o presidente comentou sobre a honra de tomar posse e participar da instalação do companheiro Márcio Luiz Augusto, uma pessoa amiga e que representa muito para todos nós não só na vida profissional, mas muito mais na humana.
Ato contínuo, deliberou-se sobre a composição da nova administração, sendo sugerido pelo Sr. Sérgio Corrêa da Silva que o vice-presidente fosse o Sr. Abel Barrozo Sobrinho. Contudo, para isso o acadêmico Válter José dos Reis, primeiro na linha sucessória, teria de abrir mão, algo que fez e pelo qual foi aplaudido. A palavra foi franqueada e o acadêmico Márcio Campos Sales lembrou sua vinda para São Paulo/SP, aos 18 anos, para realizar o curso de árbitros. Todavia, a Dna. Dóris Giannetti informou que só poderia realizar o curso aos 21 anos e, desta forma, até atingir a idade mínima, ele foi atuar no CEPCID, oportunidade em que conheceu o Sr. Abel Barrozo Sobrinho, uma figura humana especial e que tem como principal virtude ser sempre a mesma pessoa. Tal fato foi corroborado pelo Sr. Presidente que citou, ainda, outra virtude do Sr. Abel: a humildade.
A proposta foi submetida aos presentes e, por unanimidade, o Sr. Abel Barrozo Sobrinho foi conduzido à cadeira da vice-presidência pelo próprio Sr. Valter José dos Reis, num gesto muito significativo.
Na seqüência, o Sr. Presidente sugeriu o nome do Sr. Sérgio Corrêa para prosseguir na função de secretário-geral. Foi aberta a palavra aos presentes e o Sr. Wilson Luiz Seneme referendou a sugestão, principalmente pela competência do nome sugerido. A sugestão foi aprovada por unanimidade.
Prosseguindo, o sr. Presidente abriu aos presentes a função de tesoureiro, sendo citados os nomes dos acadêmicos Márcio Verri Brandão e Arthur Alves Júnior. O Sr. Arthur, por sua vez, declinou a indicação por absoluta falta de tempo, sendo aclamado então o Sr. Márcio Verri Brandão que, da mesma forma, solicitou a possibilidade de ficar numa função de instrução. O Sr. Presidente acatou o pedido e indicou a todos, então, o nome de Sálvio Spínola Fagundes Filho, aceito por unanimidade.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos os seguintes acadêmicos: Sílvia Regina de Oliveira, Wilson Luiz Seneme e Arthur Alves Jr. e, como suplentes, os srs. Vicente Romano Neto, Márcio Campos Sales e Márcio Verri Brandão.
Fechando a primeira parte da ordem do dia, a 2ª Administração da Academia Paulista de Árbitros de Futebol “Charles Miller” ficou assim constituída:
Presidente: Paulo César de Oliveira
Vice-Presidente: Abel Barrozo Sobrinho
Secretário-Geral: Sérgio Corrêa da Silva
Tesoureiro: Sálvio Spinola Fagundes Filho
Conselho Fiscal Efetivo: Sílvia Regina de Oliveira, Wilson Luiz Seneme e Arthur Alves Jr.
Suplentes: Vicente Romano Neto, Márcio Campos Sales e Márcio Verri Brandão.
Trabalhos da Academia em andamento
Foram aprovados os seguintes projetos da Academia: Estatuto Social, Edição da Biografia dos Patronos e dos Acadêmicos, Biografia dos Árbitros do Futebol Paulista (falta definir o período), Livro “Mil Perguntas das Regras”, Curso de Árbitros graciosamente para pessoas carentes, aquisição de um imóvel ou de uma sala, via Sindicato dos Árbitros, para a APAF, galeria dos ex-presidentes, fardão, etc.
Livro de Regras 2007/2008
Como de costume, nos próximos dias teremos o novo Livro de Regras autorizado pela Fifa e CBF à disposição dos associados e demais interessados. Também estamos preparando o Manual de Orientações para Árbitros e Árbitros-Assistentes. Reserve seu livro.
Presidente Paulo César nos XV Jogos Pan-americanos
Com destaque para Paulo César de Oliveira, o presidente da Academia Paulista de Árbitros de Futebol “Charles Miller”, eis os árbitros internacionais designados para o PAN Rio 2007: Pablo Lunatti (ARG); Joaquim Antequera (BOL) Alicio Pena Jr, Djalma Beltrame, Heber Roberto Lopes, Paulo César de Oliveira e Wagner Tardelli (BRA); Pablo Pozo (CHI); Ricardo Cerdas (CR); Carlos Vera (ECU); Atilio Invernizzi (PAR); Hector Pacheco (PER); Fernando Cabrera (URU). Os assistentes serão Juan Rebollo (ARG); Humberto Paz (BOL); Aristeu Tavares, Erich Bandeira, Hilton Moutinho Rodrigues, Marco Antônio Gomes e Milton Santos (BRA); Patricio Basualto (CHI); Marvin Ramirez (CR); Carlos Herrera (ECU); Nicolas Yegros (PAR); Luis Abadie (PER); e Carlos Pastorino (URU). O Sindicato de São Paulo deseja sorte aos profissionais mencionados,
Sálvio na Coréia e Trio Feminino no Amapá
O nosso associado Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP) representará o Brasil no Mundial Sub-17, na Coréia do sul. As árbitras Sílvia Regina de Oliveira (Fifa-SP) e as assistentes Maria Eliza Correia Barbosa e Fernanda Regina Nunes estiveram no Amapá, atuando em uma importante partida da Federação Amapaense. Parabéns a todos.
Avaliação Teórica dos Árbitros Federados com vistas ao Ranking 2008
Foi realizada em todo o estado, no último dia 06/07, a primeira avaliação teórica para os árbitros que compõem o quadro de arbitragem do Estado de São Paulo. Todos os que pertencem ao quadro deverão fazê-la em busca de uma melhor colocação no ranking paulista de arbitragem. A previsão é de que 515 árbitros participem desta prova.
Para facilitar a locomoção dos árbitros que efetuarão a avaliação, a prova foi dividida em seis regiões: São José dos Campos, Rio Preto, São Carlos, São Caetano do Sul, Americana e São Paulo. O formato da prova envolve 20 questões de múltipla escolha com graus de dificuldades variados sobre a parte teórica da regra do jogo.
Os árbitros que realizarem a avaliação terão uma pontuação que será somada com os pontos obtidos nos testes físicos e práticos (partidas em que atuaram). Com base nestas pontuações a Comissão Estadual de Arbitragem da FPF formará o ranking dos árbitros.
Esta será a primeira avaliação de 2007, e pelo menos mais uma será realizada até o final do ano.
Avaliação teórica e física dos Árbitros da CBF será em Agosto
Os testes teóricos ocorrerão na primeira quinzena de agosto, elaborados pela comissão e sub-comissão de ensino da CBF. Já os teste físicos ocorrerão na segunda quinzena do mês de agosto.
Recuperação
Desejamos pronta recuperação ao Sr. Errol Clerris, integrante do Conselho de Ética do Sindicato dos Árbitros de Futebol/SP, acometido de um AVC. Volte logo, Errol: nós precisamos muito de seus exemplos.
Lista Telefônica 2008/2009
O SAFESP irá divulgar a Lista Telefônica 2008/2009 e, para tanto, conclama o árbitro que NÃO DESEJE a divulgação de seu telefone residencial, comercial ou celular a enviar um e-mail ou uma correspondência solicitando a exclusão. Este aviso será repetido mensalmente até dezembro, quando providenciaremos a segunda edição do trabalho. Nesta lista divulgaremos, também, as datas de aniversários. Aguardamos sugestões sobre o que mais ser inserido.
Seja Árbitro de Futebol Amador – Pague apenas o Material Didático: R$ 30,00
Estão abertas Inscrições pra a Turma “José Luiz Guidotti” do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – SAFESP. Os interessados deverão dirigir-se à Diretoria da Escola, que fica na Av. Thomas Edson, 273 – Barra Funda – São Paulo/SP, no horário das 13:00h às 18:00 h, de segunda a sexta-feira. No ato da matrícula serão cobrados apenas R$ 30,00, referentes ao material didático.
DVD Especial
Por fim, informamos que continua disponível o belo DVD da Cerimônia da Entrega de Certificados aos Árbitros aprovados na Escola de Árbitros “Flavio Iazetti”, bem como os aos Destaques da Arbitragem do ano de 2006, ocorrida no dia 09/05/07, no salão nobre da FPF.





































































































































