Natação: Poliana Okimoto é indicada ao Prêmio Fina
Campeã Mundial nos 10k, nadadora faz parte da lista das melhores do mundo e é a grande favorita
O ano de 2013 está sendo perfeito para a Campeã Mundial nos 10k da Maratona Aquática, Poliana Okimoto. Após ter entrado para a história da natação brasileira ao terminar o Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Barcelona, na Espanha.
Camponas, SP, 28 (AFI) – O ano de 2013 está sendo perfeito para a Campeã Mundial nos 10k da Maratona Aquática, Poliana Okimoto. Após ter entrado para a história da natação brasileira ao terminar o Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Barcelona, na Espanha, com uma medalha de cada cor, a brasileira marca presença na lista dos melhores atletas do ano, elaborada pela Federação Internacional de Natação (Fina), premiação mais importante da natação. Se comparado ao futebol, seria como ser indicada ao prêmio Bola de Ouro, realizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Feliz com a indicação, a nadadora recebeu a notícia em Roma, na Itália, onde faz um intercâmbio com a equipe da cidade e a seleção do País.

“Fiquei sabendo quando já estava aqui na Itália. Estou muito feliz porque fazer parte de uma lista tão importante, que só entram as melhores nadadoras do mundo, é um fato histórico.
A gente vem trabalhando forte há muito tempo e essa indicação é o reconhecimento de anos de trabalho e dedicação”.
Comemora a atleta, que, apesar de ser a primeira vez que entra na lista, é a grande favorita a ficar com o prêmio na categoria águas abertas, onde disputa com a compatriota Ana Marcela, a americana Haley Anderson, a italiana Martina Grimaldi e a alemã Angela Maurer. As vencedoras serão conhecidas na primeira edição de 2014 da revista da Fina, que será publicada em janeiro.
EM 2013
Neste ano, além do ótimo desempenho no Mundial de Barcelona, onde ficou com o ouro nos 10k, a prata nos 5K (perdeu o ouro por apenas dois centésimos), e o bronze na prova por equipes (única atleta brasileira a receber três medalhas em uma mesma edição do Mundial de Esportes Aquáticos), Poliana conquistou o ouro em duas etapas da Copa do Mundo (Hong Kong e China) e quebrou o recorde brasileiro dos 1500m no Campeonato Brasileiro de piscina, que já seguia havia 12 anos.
De acordo com a campeã mundial, os resultados obtidos em 2013 ficarão guardados para sempre na memória. “Este ano foi muito bom. Tivemos resultados expressivos e jamais me esquecerei. Cada uma das conquistas tem um sabor especial. As três medalhas no Mundial foram sensacionais, ainda mais por ter ganho o ouro nos 10k, que é a prova olímpica. Mas também fiquei muito realizada por ter atingido outras metas pessoais, como o recorde brasileiro dos 1500m livre, que vinha lutando há muito tempo e já durava 12 anos, além de voltar a conquistar as etapas do Circuito Mundial, onde venci as duas últimas na China e Hong Kong”, comemora Poliana.
Eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a melhor maratonista do País em 2006, 2007, 2009 e 2011 (deve ser eleita em 2013), Poliana também tem grandes chances de conquistar o Prêmio Brasil Olímpico, principal honraria brasileira, que será realizado em dezembro. Em 2009, a nadadora foi indicada, mas acabou não levando o prêmio. Agora, porém, é a grande favorita a ficar com o troféu.
Prêmio Fina
Desde 2010, a Fina elege os principais nadadores do ano em seis disciplinas: natação, águas abertas, nado sincronizado, polo aquático, saltos ornamentais e high diving (que entra para a seleção pela primeira vez). Os votos são feitos por membros do bureau da Fina, integrantes de federações e comitês, imprensa especializada e técnicos pré-selecionados. A lista com as vencedoras será divulgada na primeira edição da revista da Fina de 2014, que será publicada em janeiro.
Prêmio Swimming World
Outro importante prêmio da natação é realizado pela revista Swimming World que, desde 1964, seleciona, por temporada, os maiores nadadores do mundo, assim como os atletas mais destacados das Américas, Europa, África e região do Pacífico.





































































































































