Natação: Poliana Okimoto comemora indicação ao Prêmio Brasil Olímpico
nadadora é a grande favorita a ficar com o troféu de melhor atleta de 2013
Na tarde da última quinta-feira, Poliana Okimoto recebeu mais uma grande notícia. Dias após ter sido eleita a melhor nadadora de águas abertas do mundo pela conceituada revista americana Swimming World e de ser indicada ao Prêmio Fina, considerado.
Campinas, SP, 18 (AFI) – Na tarde da última quinta-feira, Poliana Okimoto recebeu mais uma grande notícia. Dias após ter sido eleita a melhor nadadora de águas abertas do mundo pela conceituada revista americana Swimming World e de ser indicada ao Prêmio Fina, considerado o Oscar da natação, a atual Campeã Mundial nos 10k da Maratona Aquática também foi nominada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao Prêmio Brasil Olímpico na categoria melhor atleta de 2013. Esta é a segunda vez que a nadadora entra na lista das três melhores atletas da temporada. Em 2009, Poliana concorreu ao troféu, mas acabou perdendo para a judoca Sarah Menezes. Este ano, porém, é a grande favorita a ficar com o título.

De acordo com a nadadora, ser indicada ao principal prêmio olímpico brasileiro é algo fantástico. “Essa indicação me deixa muito feliz e me enche de orgulho porque demonstra que estão reconhecendo o trabalho que estamos realizando. Dediquei a minha vida à natação e só as pessoas que trabalham comigo diariamente sabem o quanto lutamos para termos condições de brigar com as melhores do mundo. Eu já havia recebido alguns prêmios de fora, mas nada é mais gratificante do que ser reconhecida pelo próprio País. Estou muito feliz”, comemora a nadadora, que também está concorrendo ao prêmio de melhor do mundo pelo website Open Water Source, especializado em águas abertas.
Uma das grandes esperanças de medalha nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016, Poliana Okimoto entrou para a história do esporte nacional ao terminar o Mundial de Esportes Aquáticos deste ano, disputado em Barcelona, na Espanha, com uma medalha de cada cor (ouro inédito para a natação brasileira nos 10k, prata nos 5k e bronze na prova por equipes). Foi o maior número de pódios conquistados por um atleta brasileiro em uma só edição do Mundial, superando, assim, grandes ícones como Cesar Cielo e Gustavo Borges. Além disso, também ficou com o ouro em duas etapas da Copa do Mundo, disputadas na China e em Hong Kong, e ainda quebrou o recorde brasileiro dos 1500m durante o Campeonato Brasileiro de piscina, que seguia imbatível há 12 anos.
FINAL DO ANO
A poucos dias para o fim do ano, Poliana admite ansiedade e revela que sonha com o Prêmio Brasil Olímpico há muito tempo.
“Este ano está sendo bem especial. Conquistamos o inédito ouro nos 10k, que é a prova olímpica, e isso foi muito importante para a natação brasileira e me deixou extremamente feliz. Agora estou entre três melhores atletas do País novamente e não tenho palavras para descrever o sentimento.Estou muito orgulhosa por ser indicada pelo COB e não posso negar que busco esse prêmio há muito tempo. Em 2009, cheguei bem perto, mas não levei. Agora, consegui ser indicada novamente e estou ansiosa. As minhas concorrentes também fizeram por merecer e a disputa será muito sadia. Todas nós somos merecedoras e quem for a escolhida estará de parabéns”, analisa a atleta, que concorre com a judoca Rafaela Silva e a pentatleta Yane Marques.
Eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro a melhor maratonista aquática do País em quatro ocasiões, 2006, 2007, 2009 e 2011, Poliana Okimoto ainda disputará dois torneio em 2013: o Rei e Rainha do Mar, que será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, em Copacabana, e o Torneio Open, em Porto Alegre, entre os dias 18 e 21 do mesmo mês.





































































































































