Narrador famoso de Campinas se prepara para a terceira Copa do Mundo
Alberto César esteve na Copa de 1994 nos EUA e 2006 na Alemanha
narrador esportivo, Alberto César, o mais famoso de Campinas e um dos melhores do Brasil está próximo de consolidar de uma vez por todas os 44 anos de carreira. A partir do dia 12 de junho, o ‘Locutor Emoção’ como é conhecido, vai transmitir a terce
Campinas, SP, 04, (AFI) – O narrador esportivo, Alberto César, o mais famoso de Campinas e um dos melhores do Brasil está próximo de consolidar de uma vez por todas os 44 anos de carreira. A partir do dia 12 de junho, o ‘Locutor Emoção’ como é conhecido, vai transmitir a terceira Copa do Mundo de sua história, desta vez a convite da Rádio Manchete do Rio de Janeiro em parceria com a Rádio Central de Campinas.
Alberto César está escalado para narrar oito partidas do mundial, inclusive a estréia entre Brasil x Croácia, no dia 12 de Junho, às 16:00, na Arena Corinthians. “Narrar a abertura da Copa no Brasil talvez seja o maior reconhecimento que eu poderia ter na minha carreira”, declara.

Para Alberto César, a Seleção Brasileira tem tudo para fazer bonito diante dos brasileiros. “Acredito que o Brasil está numa fase boa, vem do título na Copa das Confederações e o Felipão tem feito um bom trabalho para deixar a equipe forte”, relata.
Experiente e com um jeito próprio de narrar futebol, Alberto César fez sucesso na Copa de 1994 nos Estados Unidos narrando partidas importantes pela Rádio Gazeta de São Paulo. Em 2006 foi um dos mais ouvidos na Copa do Mundo da Alemanha, narrou para a Rádio Central em parceria com a Rede Pampa de Porto Alegre e pra mais de 150 emissoras espalhadas em todo o Brasil. (clique na galeria de fotos)
Ao longo de mais de 40 anos de profissão, Alberto César tem computado mais de 3.500 narrações esportivas. Viu desfilar em campo grandes seleções como a do Brasil de Zico, Sócrates, Bebeto e Romário, omo a da Argentina de Maradona, Holanda de Van Basten e Ruud Gullit, Alemanha de Lothar Matheus e Klose e tantas outras. Em Campinas, é respeitado por bugrinos e pontepretanos, afinal transmite jogos dos times da cidade desde 1978.

Natural de Mogi Mirim, Alberto César até hoje ressalta nas transmissões o primeiro jogo que fez pela Rádio Cultura AM 1110 de Mogi Mirim. Narrou um gol em que a bola não entrou, o que quase fez desistir da carreira. “Estava eu com 15 anos. O jogo era Mogi Mirim x Lemense, aos 6 minutos, o atacante Nino chutou a bola na rede pelo lado de fora e eu gritei gol! muito longo que pude, quando percebi que a bola não havia entrado, não consegui mais falar e fiquei um bom tempo sem passar defronte à rádio”, recorda Alberto.
Apesar da falha, Alberto César não desistiu do sonho e com muita persistência e, sobretudo talento, se tornou um dos grandes profissionais do rádio, passando por emissoras consagradas como Joven Pan, Gazeta, Capital, Bandeirantes, Cultura, Brasil de Campinas e Rádio Central, onde comanda a ‘Equipe Campeã’ de esportes, a mais conhecida e tradicional do rádio campineiro.

Além do sucesso no rádio, Alberto César acumula também experiência na TV, tudo começou em 1995 com Valdenê Amorim na TV Thati, antiga TV Manchete na região de Campinas, onde passou a se destacar e foi logo convidado para comandar o Esporte Total Regional da TV Bandeirantes ao lado de João Carlos de Freitas, onde ficou por 5 anos.

Na sequência seu destino foi a TVB/Record onde comandou o programa Espaço Livre, um dos maiores sucesso na época. Na mesma emissora apresentou o TVB Esporte em Campinas e Santos. Em 2009 foi para a VTV/SBT apresentou um programa de esporte e aviação.
Emissoras em que Alberto César trabalhou
Radio Educadora de Limeira
Rádio Jornal de Limeira
Radio Notícia de Americana
Radio Nova Sumaré de Sumaré
Rádio Educadora de Piracicaba
Rádio Difusora de Piracicaba
Rádio Cultura de Campinas – Trabalhei com Washington Luiz de Andrade
Radio Brasil de Campinas – Trabalhei com Valdenê Amorim
Radio Educadora de Campinas – Trabalhei com Pereira Neto
Radio Capital de São Paulo – Trabalhei com Alfredo Orlando
Rádio Dragão do Mar de Fortaleza
Radio Difusora de Poços de Caldas – Trabalhei com Sérgio Alvize
Radio Atual de São Paulo – Trabalhei com Hélio Claudino
Rádio Gazeta de São Paulo – Trabalhei com Ênio Rodrigues
Rádio Bandeirantes de São Paulo – Trabalhei com Fiori Gigliotti
Rádio Jovem Pan de São Paulo – Trabalhei com José Silvério
Rádio Pampa de Porto Alegre – Trabalhei com Renato Marsiglia
Rádio Central de Campinas – Onde trabalho atualmente






































































































































