Não foi nada fácil, mas o Grêmio larga na frente na decisão da Copa Libertadores
Resultado justo, já que o time de Renato Gaúcho foi quem mais procurou o gol. Final na próxima semana na Argentina
Resultado justo, já que o time de Renato Gaúcho foi quem mais procurou o gol. Final na próxima semana na Argentina
Tricolor gaúcho sofreu mas venceu o Lanus, da Argentina, na noite da última quarta feira, em Porto Alegre, na primeira final da Copa Libertadores de América. Resultado justo, já que o time de Renato Gaúcho foi quem mais procurou o gol.
Ainda assim, os argentinos deram trabalho ao goleiro Marcelo Ghroe, que fez duas excepcionais defesas no primeiro tempo da partida. A maior virtude do Lanus foi o toque de bola. Me fez lembrar o Audax, de Osasco, que também privilegiava os passes de primeiro para envolver o adversário.
No primeiro tempo, esse toque de bola incomodou o Grêmio, que se irritou com a facilidade dos argentinos nesse tipo de jogo. No segundo período, Renato fez três alterações e acertou numa delas. Colocou Cícero, ex- São Paulo, que é bom no jogo aéreo.
Num cruzamento no finalzinho do jogo, foi dele o gol que decidiu a partida. Neste gol, o goleiro Andrada, que cometeu alguns erros primários ao tentar jogar com os pés, falhou terrivelmente. Talvez porque a bola antes de chegar nele picou na grama e ganhou novo impulso.

De qualquer maneira, o Grêmio acabou por merecer o resultado porque procurou o gol durante toda a partida. No Grêmio brilharam Marcelo Ghroe, Geromel, Ramiro e Cícero. O astro Luan não jogou nada e foi uma das piores figuras do jogo.
Parece que a responsabilidade de precisar ganhar o primeiro jogo da final da Libertadores, inibiu seus movimentos. No final a festa da torcida gremista foi emocionante. Estádio cheio, muita vibração, bandeiras, faixas e fogos de artifício.
Agora tudo será decidido na Argentina onde, com um empate, o Grêmio será campeão e estará classificado para disputar mais um Mundial, onde, seu principal adversário, será o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, que não atravessa bom momento.
C * U * R * T * A * S
* NESTE domingo, a partir das 17 horas, o Corinthians disputa seu penúltimo jogo pela Série A do Brasileirão 2017. Será o jogo do troféu e das faixas. Um momento de alegria e empolgação da fiel. Uma festa digna de um campeão de fato e de direito. Quem puder, deve ir. É um momento histórico. O Atlético MG será o adversário.
* ESSE jogo será válido pela trigésima sétima rodada do campeonato. O último do Corinthians no Itaquerão na atual temporada. Quanto ao jogo em si, é difícil antecipar um vencedor. Afinal o Corinthians ainda está de ressaca e ninguém sabe se vai jogar com a devida aplicação. O Galo Mineiro, ao contrário, ainda luta por importante objetivo.
* OBJETIVO é ainda garantir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Ele certamente vai motivar os jogadores do Atlético que pretendem aproveitar os dois últimos jogos no Brasileirão para garantir esse espaço na principal competição futebolística das Américas. Em razão disso, o Corinthians que se cuide. Não será um jogo fácil.
* ALÉM deste, a rodada prevê mais nove jogos neste final de semana. No sábado, o Fluminense, que já escapou do rebaixamento, luta ainda por uma vaga na Copa Sul Americana de 2018. Tricolor carioca enfrenta o Sport que ainda luta para não cair e vai entrar em campo com muita disposição. Não há favorito disparado nesse jogo.
* O CRUZEIRO recebe o Vasco. Equilíbrio. O Coritiba precisa vencer o São Paulo na capital do Paraná. Não será fácil. Tricolor paulistano já escapou do rebaixamento e vai jogar tranquilo. O nervosismo será todo do time curitibano. Por isso a possibilidade e vitória tricolor é boa. Problema é que fora de casa ele tem produzido muito pouco.
* O GRÊMIO, que está de olho na final da Libertadores, enfrenta o Atlético GO (que já caiu). Tricolor gaúcho vai colocar seu time reserva em campo e pode perder. A Ponte Preta que está seriamente ameaçada pelo rebaixamento encara o Vitória, que também está ameaçado. Jogo de muito nervosismo e luta. Não há um favorito absoluto.
OS AMEAÇADOS
* O AVAÍ ainda acredita que poderá escapar da degola. Neste domingo, em casa, recebe o Atlético PR. Na segunda passada o Avaí venceu o Palmeiras por 2 a 1. Pode repetir a dose diante do Furacão paranaense. O Flamengo encara o Santos de olho na vaga para a Libertadores. Como joga em casa, o Mengão me parece o favorito.
* O BAHIA que embalou depois que passou a ser dirigido por Paulo Cesar Carpegiani, faz seu último jogo em casa. Pega a Chapecoense, que é um time perigoso. Mas boto mais fé numa vitória baiana. Na segunda feira à noite, o Palmeiras recebe o Botafogo carioca. Último jogo do Verdão na sua Arena. É obrigação vencer e convencer.
* BOM lembrar que o Palmeiras ainda sonha em terminar o campeonato como viice campeão. A chance existe, mas precisa jogar bem mais do que fez na segunda feira diante do Avaí, quando perdeu por 2 a 1 e não convenceu. O Verdão está no G4 com 60 pontos. Acima dele, o Corinthians tem 71 e o Grêmio Porto Alegrense tem 61.
* NA BRIGA para não cair, Ponte Preta, Sport e Avaí estão com 39 pontos. Para os três é fundamental vencer nesta rodada. O Atlético Goianiense que tem 34, já caiu e disputa seus dois últimos jogos pelo Brasileirão 2017. No ano que vem estará na série B. Vitória e Coritiba também estão bem ameaçados e não podem mais perder.
AZAR DO TIMÃO
* UM BOATO por aí de que o Corinthians pensa em contratar Michel Bastos. Um erro grave. Bastos é chinelinho, ganha muito e não vale nenhum investimento. Quanto as eleições corintianas, Andres Sanchez lançou sua candidatura. Seu mais direto adversário é Roque Citadini. Chance de Andres voltar é grande. Azar do Corinthians.
* ATÉ AGORA a diretoria do Palmeiras não chamou Prass para uma conversa. O contrato do goleiro termina no final deste ano. Será que ele não vai ficar? Por falar em ficar, acho que a melhor coisa que o Palmeiras tinha a fazer era dispensar Alexandre Matos, seu gerente de futebol. Ele é um enganador e não merece ficar no cargo.
* ESPECIALISTAS em pesquisas sobre o futebol fizeram um levantamento sobre as chances da Ponte Preta cair. Elas são grandes. Chega a 73,5 por cento. Particularmente acho que ela vai mesmo cair. Time fraco, técnico meia boca, muita pressão. Tudo indica haverá derbi Ponte x Guarani, na temporada que vem aí.
DESPEDIDA DA SÉRIE B
* A ÚLTIMA rodada da Série B do Brasileirão será disputada neste rush de final de semana.Na sexta feira jogam Brasil x Criciúma. No sábado, Ceará x ABC, Figueirense x Paysandu, Vila Nova x Londrina, Oeste x Goiás, Paraná x Boa Esporte, América MG x CRB e Internacional x Guarani, de Campinas. Será a 38ª rodada da competição.
* OS JOGOS que chamam a atenção serão disputados em Belo Horizonte e Porto Alegre. Em BH o América procura vencer o CRB (o que não parece difícil), para sagrar-se campeão brasileiro da segunda divisão. Se não conseguir vencer, o América pode perder o título para o Inter, que para tanto precisa vencer o Guarani em seu estádio.
* NUMA ANÁLISE fria sobre os dois jogos, acredito em vitória americana e colorada. Os dois vencendo, o título fica com o time mineiro que é o atual líder do campeonato com dois pontos à frente do Inter. De qualquer forma, são dois jogos que ainda tem alguma atração. Os demais, ao contrário, serão mesmo só para cumprir tabela.
* JÁ ESTÃO classificados para disputar a série A do Brasileirão no ano que vem, América MG, Internacional de Porto Alegre, Ceará e Paraná. Foram rebaixados Luverdense, Santa Cruz, ABC e
Náutico. Os quatro mereceram pois fizeram mesmo as piores campanhas da série B na atual temporada. Vão disputar a série C.
MENGO É BRASIL
* O FLAMENGO joga nesta quinta feira à noite contra o Junior Barranquilla, no Maracanã, pelas semifinais da Copa Sul Americana. O segundo jogo será na quinta feira da próxima semana, no Equador. No outro jogo semifinal o Libertad venceu o Independiente por 1 a 0. Na terça feira que vem eles voltam a jogar em Buenos Aires.





































































































































