Não dá para levar em consideração a 1.ª goleada do Brasil

A imprensa e o público presente gostaram do futebol exibido e até fizeram grandes elogios a aplicação tática dos jogadores. Eu, não!

Foi a estreia de Diniz como treinador da seleção cujos jogadores já foram obrigados por ele a adotar seu conhecido esquema de jogo

Fernando Diniz - Seleção
Fernando Diniz comandando a Seleção Brasileira (Foto: Vitor Silva - CBF)

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 11 (AFI) – As Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026 começaram no meio desta semana. O Brasil teve pela frente uma das piores seleções do mundo e, por consequência, goleou fácil por 5 a 1. E poderia ter sido mais. Foi como se a nossa seleção estivesse fazendo um treino sem pretensões contra uma equipe de juvenis, tamanha a diferença de qualidade entre um time e outro.

Foi a estreia de Fernando Diniz como treinador da seleção cujos jogadores já foram obrigados por ele a adotar seu conhecido esquema de jogo, exatamente como fazem os profissionais que defendem hoje o Fluminense do Rio de Janeiro. A imprensa e o público presente gostaram do futebol exibido e até fizeram grandes elogios a aplicação tática dos jogadores.

Eu, ao contrário, acho que a Seleção não venceu ou goleou por causa de Diniz (como chegaram a dizer). Ganhou porque enfrentou uma equipe muito frágil, de futebol primário, que nem merecia disputar essas eliminatórias, porque não tem jogadores com capacidade mínima para fazê-lo. Mas se o jogo foi desinteressante, há o que ser destacado neste jogo.

Dos cinco gols marcados pelo Brasil, dois foram de Neymar. Com isso, ele chegou a 79 gols com a camisa da seleção e superou o rei Pelé como maior artilheiro do Brasil em jogos oficiais organizados pela FIFA. Os outros três gols brasileiros foram marcados por Rodrygo 2 e Raphinha. 

MESSI LEVA A ARGENTINA
Outros resultados. Paraguai 0 x Peru 0, Colômbia 1 x Venezuela 0, Argentina 1 x Equador 0, Uruguai 3 x Chile 1. No jogo do Paraguai, o time do Peru jogou melhor e merecia ter vencido. Já a Colômbia merecia ter feito mais gols contra a fraca Venezuela.

A Argentina, como sempre, dependeu de Messi. O Equador segurou bem o time da casa, até acontecer uma falta à frente do gol equatoriano. Messi cobrou tão bem que o goleiro nem se mexeu. Os uruguaios provaram estar bem preparados para estas Eliminatórias. Não tomaram conhecimento do limitado selecionado chileno. Depois destes jogos, a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas ficou assim.:

C L A S S I F I C A Ç Ã O !

EQUADOR ATRÁS
E o Equador, punido pela FIFA porque utilizou ilegalmente o jogador Byron Cortelo na Copa de 2022, entrou nestas eliminatórias com  menos 3 pontos. Mas como tem um bom time, certamente o time equatoriano vai recuperar o terreno perdido e será uma das seleções classificadas para a próxima Copa.

Próximos jogos – segunda rodada – terça feira- dia 12 de setembro, às 17 horas, Bolívia x Argentina. Às 18 horas Equador x Uruguai. Às 19 horas, Venezuela x Paraguai. Às 21h30, Chile x Colômbia. E às  23 horas, Peru x Brasil.

PÓS-JOGO
unnamed file 1686
Venezuela
1 0
unnamed file 1651
Paraguai
PÓS-JOGO
unnamed file 1685
Bolívia
0 3
unnamed file 1649
Argentina

Confira também: