Nacional-PB Sousa-PB
Nacional-PB 1 x 0 Sousa-PB - Voa Canarinho, voa

Canarinho vence Dinossauro depois de 14 anos e 13 jogos, quebra importante tabu e divide pontuação junto a rival na liderança do Grupo A3

Nacional vence segunda de três partidas na Quarta Divisão, permanece no G-4 de sua chave e impõe primeira derrota do Dino na competição

Nacional vence Sousa
Naça quebrou tabu de 14 anos diante do Sousa (Foto: Zé Filho - Nacional)

Patos, PB, 21 (AFI) – O Nacional fez um clássico paraibano pela Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo. Contra o Sousa, pela 3ª rodada do Grupo A3, o Canarinho quebrou tabu de 14 anos diante do Dinossauro e levou a melhor ao vencer pelo placar mínimo no José Cavalcanti: gol solitário marcado por Kel Baiano.

O resultado positivo fez o Naça somar a segunda vitória na Quarta Divisão e chegar aos seis pontos na vice-liderança, recebendo o Santa Cruz novamente no seu estádio no próximo domingo (28), às 16h. Já o Dino, ao contrário do Nacional, sofre sua primeira derrota e até permanece na liderança da chave somando os mesmos seis pontos ganhos; adversário agora é o Campinense, nos mesmos dia e horário, no Marizão.

PLACAR INALTERADO

O embate começou bastante truncado, com o Nacional tentando imposição por estar diante de sua torcida, mas o Sousa conseguiu equilibrar nos primeiros 10 minutos de bola rolando. Com isso, o Dinossauro teve a primeira boa oportunidade de sair em vantagem: após boa troca de passes no campo ofensivo, Histone serviu Lucas Lopeu, que parou num milagre de Mauro Iguatu em chute forte.

Depois do susto, o Nacional reagiu e chegou perto de balançar as redes. Kel Baiano fez bom lance individual, invadiu a área e bateu na direção do gol, mas a defesa adversária evitou o perigo. Assim, a partida voltou a ficar parelha, com os dois times pecando na transição e no último terço, demonstrando falhas na criação e desperdiçando ainda oportunidades para poder assustar a meta rival.

Nacional Sousa
Nacional bateu Dino pelo placar mínimo (Foto: Emerson Marvin – Sousa)

A reta final até permaneceu sem muita intensidade, tanto para Nacional, como Sousa, porém o Canarinho se aproximou mais uma vez do caminho do gol. Mesmo sem ter feito o goleiro Igor Leonardo trabalhar, a equipe alviverde até levantou seu torcedor no último lance do primeiro tempo: Esquerdinha arrematou falta de longe tentando surpreender e a bola passou muito perto do travessão.

NAÇA SAI VITORIOSO

Na volta da segunda etapa, para melhorar o poder criativo dos comandados, Rodrigo Fonseca promoveu as entradas de Wesley e Juninho Paraíba nos lugares de Esquerdinha e Pedro Gabriel. As mudanças deixaram o Nacional mais presente ao ataque, conforme esperado, e o resultado veio de imediato: Kel Baiano tabelou com Arthurzinho e soltou o pé de fora da área, estufando a rede.

A pressão do Nacional persistiu depois da vantagem consolidada, mas o Dinossauro deixou tudo equilibrado e conseguiu controlar o ritmo do Canarinho em campo. Com isso, Aruá e Herick Maceió foram sacados, tendo Maikon Alexandre e Maycon Rangel acionados nas respectivas vagas. As substituições fizeram o Sousa até ter maior posse de bola e mais finalizações, contudo a pontaria estava descalibrada.

Os últimos instantes, porém, foram mais nervosos pelos dois lados e o Nacional se aproximou do segundo gol. Numa das investidas, Wesley foi lançado em profundidade e Igor Leonardo fez falta fora da área, sendo expulso direto. Também nos acréscimos, o zagueiro Marcelo Duarte recebeu o segundo amarelo na partida e o vermelho na sequência, entretanto o resultado seguiu inalterado até o apito final.

FICHA TÉCNICA

Nacional
Nacional
1 0
Sousa-PB
Sousa-PB
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
21/05/2023
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
José Dênis Garces Lima (CE)
Fase Assistentes:
Ruan Neres Souza Queirós (PB)
Mattheus Tcharles Rodrigues Marques (PB)
Fase Cartões Amarelos:
Nacional-PB: Caio, Kel Baiano, Mauro Iguatu e Esquerdinha
Sousa-PB: Marcelo Duarte, Histone e Daniel Costa
Fase Cartões Vermelhos:
Sousa-PB: Igor Leonardo
Fase GOLS:
Nacional-PB: Kel Baiano
Fase Público:
1.378
Fase Renda:
R$ 29.790,00
Fase Estádio:
José Cavalcanti
Fase Local:
Patos (PB)

Confira também: