Na calada da noite, Brasília recupera título da Copa Verde. Entenda!

Time candango conseguiu um efeito suspensivo no STJD

Time candango conseguiu um efeito suspensivo no STJD

0002050017776 img

0002050017777 img

Brasília, DF, 02 (AFI) – Na calada da noite, o Brasília voltou a ser campeão da Copa Verde. Na última sexta-feira, a diretoria do Colorado conseguiu um efeito suspensivo junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e reverteu a decisão da última segunda-feira que proclamou o Paysandu campeão por conta de uma susposta irregularidade na escalação de jogadores pelo time candango.

A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu parecer favorável ao Paysandu, mas a diretoria do Brasília entrou com um recurso e recorreu ao caso. Com o efeito suspensivo, o time candango é o campeão até o julgamento no Pleno do STJD, que ainda não tem data para acontecer.

A perda do título do Brasília nos tribunais se dá muito por um erro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade emitiu nos últimos dias um documento que isentava o clube candango de qualquer irregularidade e assumiu a culpa por ter publicado tardiamente os nomes do jogadores do Boletim Informativo Diário, o BID.

ENTENDA O CASO
Semanas após a decisão, o Papão, através de seus diretor jurídico, Alberto Maia, fez a denúncia sobre uma possível irregularidade de quatro jogadores do Brasília na final da Copa Verde. Entre eles, estavam o lateral-direito Fernando, o zagueiro Índio, o meia Gilmar e o atacante Igor.

O dirigente, na época, chegou a afirmar ao Portal FI que a própria CBF já havia confirmado a irregularidade. “A CBF confirmou a irregularidade. Agora, estamos no aguardo da Procuradoria (do Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Caberá a ela denunciar ou arquivar o processo”, explicou na oportunidade. “Isso só reflete a realidade dos fatos. A Justiça prevalecerá”, completou.

De acordo com a acusação, Gilmar teria renovado o contrato com o Brasília e não estaria com seu nome incluso no Boletim Informativo Diário (BID). O Colorado tinha prazo para regularizar o novo contrato até às 19 horas do dia 17 de abril (quinta-feira). No entanto, conforme o documento conseguido pelo departamento jurídico do Bicolor, isso só ocorreu somente às 20h34. Já os demais três jogadores sequer constaram no BID.

Quando a denúncia foi feita, a ferramenta do BID, no site oficial da CBF, não constava contrato entre Gilmar e Brasília. Constava apenas uma rescisão contratual, que fora publicada somente nesta quarta-feira, com o número de inscrição 175936.

Por outro lado, o supervisor de futebol do Brasília, Régis Carvalho tratou com ironia as acusações feitas pelos cartolas do Paysandu. Ao ser questionado sobre a acusação de que o lateral-direito Fernando, o zagueiro Índio, o meia Gilmar e o atacante Igor não estavam regularizados, o dirigente atacou o rival.

“Eu sento e dou gargalhada . Continuo a chamar o Papão de bobão. Eles tomaram duas ‘porradas’ (sic) no ano do centenário e, agora, estão querendo tumultuar. Sinceramente, não sei o que eles estão querendo. Acho que querem desviar o foco pela derrota para o Remo”, disparou Carvalho, na época ao Portal FI.

Dentro das quatro linhas, o time candango venceu os paraenses nos pênaltis, por 7 a 6, no Mané Garrincha. Na ida, o Papão venceu por 2 a 1, mas na volta perdeu pelo mesmo placar. Além do título, o campeão da Copa Verde garante vaga na Sul-Americana de 2015.