Museu do Futebol lança exposição virtual sobre futebol LGBTQIA+

O objetivo é ressaltar o poder transformador do futebol em questões relacionadas ao gênero e/ou sexualidade

No dia do orgulho LGBTQIA+, Museu disponibiliza mostra online sobre a prática e memória da comunidade no futebol brasileiro

Categorias: Futebol Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 28/06/2022

MF0000009546i
Museu do Futebol (Foto: Douglas Barcelos / Acervo Museu do Futebol)

São Paulo, SP, 28 (AFI) – No dia que se celebra o Orgulho LGBTQIA+, o Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, lança na plataforma online a exposição virtual “Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIA+”, que traz luz sobre a prática futebolística dentro da comunidade no Brasil.  

A mostra é fruto de um trabalho desenvolvido desde 2020 pelo Centro de Referências do Futebol Brasileiro (CRFB), que mapeou e registrou times, pessoas, eventos e lugares relacionados à prática e à memória do futebol LGBTQIA+ no Brasil através de entrevistas e pesquisa online.   

EXPOSIÇÃO NO MUSEU

Nestes dois anos, foram levantados mais de 80 times que jogam futsal ou futebol society, de todas as regiões do país, reforçando a pluralidade que permeia o esporte. Assim, a exposição conta quem são esses personagens e relata como equipes e campeonatos foram formados e em que contexto se apresentam nos dias atuais.   

O objetivo é ressaltar o poder transformador do futebol em questões relacionadas ao gênero e/ou sexualidade e contribuir para o fortalecimento do respeito e da inclusão na modalidade, pauta apoiada e promovida pelo Museu do Futebol.   

Além da exposição virtual, é possível saber mais sobre o tema e o mapeamento feito pelo CRFB através do site do Museu do Futebol.   

Confira também: