"Mural de Copas" terá maratona de pintura neste domingo no aeroporto de congonhas

Ação reunirá 15 jovens de 12 a 17 anos, do Programa Juventudes, do SESC Santos

Neste domingo, a partir das 10 horas, um grupo de 15 jovens do Programa Juventudes, do SESC Santos, se une ao artista para dar continuidade ao projeto, que tem patrocínio das Suvinil e apoio da Infraero.

0002048165531 img

Campinas, SP, 07 (AFI) – Uma maratona de pintura vai trazer ainda mais cor ao “Mural das Copas”, obra que Paulo Consentino realiza desde meados de fevereiro em um muro de 600m de extensão no Aeroporto de Congonhas, entre as avenidas Bandeirantes e Washington Luís, na zona sul de São Paulo.

Neste domingo, a partir das 10 horas, um grupo de 15 jovens do Programa Juventudes, do SESC Santos, se une ao artista para dar continuidade ao projeto, que tem patrocínio das Suvinil e apoio da Infraero.

Antes de subir a serra, o grupo participou de uma oficina de dois meses de duração, onde aprendeu as técnicas utilizadas por Consentino. Agora, eles poderão aplicar na prática o conhecimento adquirido.

0002048165531 img


Evolução estética

Uma vez pronto, o mural será uma imensa linha do tempo do futebol brasileiro e da evolução estética de sua imagem. De um lado, o predomínio do preto e branco com matizes de griz, criando um tom retrô com imagens antigas, dos anos 50 e 60, representadas em linhas e traços característicos; mais à frente, as primeiras imagens coloridas dos anos 70, quando o torcedor brasileiro passou a assistir os jogos através das televisões em cores; e, por fim, a evolução cromática e dos registros de movimento, mais característicos dos anos 90 e 2000, já com influência estética da internet, retratando momentos vitoriosos mais recentes.

A direção do projeto é co-assinada por Simone Tavares de Santana, filha do ídolo Clodoaldo, de carreira vitoriosa no Santos FC e tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1970.

Trajetória
Paulo Consentino pinta e expõe suas obras profissionalmente desde 1987, participou de várias mostras e salões no Brasil, Europa e Ásia. Desde 2008 disponibiliza vídeos de arte na internet. Atualmente tem um canal próprio, cujos vídeos somam mais de 300 mil visitas; postados também no canal do Santos FC, ultrapassam a marca de 1 milhão de visualizações.

Desde 2008 vem se dedicando e se especializando em pintura de murais. Em 2010/11, em comemoração ao centenário do Santos Futebol Clube, realizou o projeto “100 Anos de Futebol Arte”, que consistiu na pintura de cenas e personagens da história santista nos muros externos do Centro de Treinamento Rei Pelé, num total de mais de 3 mil m.

Após o êxito em trabalhar com uma equipe de alunos, Paulo desenvolveu uma metodologia de incluir os jovens interessados em participarem dos murais. Desde então, já trabalhou com alunos das redes estadual e municipal de ensino, além do programa Curumim, do Sesc Santos.

Em abril de 2013 lançou o livro “O Muro”, um ensaio fotográfico sobre a realização do mural artístico no Santos FC. Também em solo santista é possível encontrar outros murais assinados pelo artista: Casa da Esperança, Orquidário Municipal, Escola Estadual Braz Cubas, Unidade Municipal de Ensino Florestan Fernandes e Oficinas Pagú.