Luto! Morre cartunista Ziraldo e mundo do futebol se despede com homenagens nas redes sociais

Criador do "Menino Maluquinho", o cartunista, desenhista e escritor Ziraldo morreu, na tarde deste sábado, aos 91 anos

Sua arte marcou a cultura brasileira de tal forma que os clubes do futebol não demoraram para prestar homenagens

Ziraldo
Mundo do futebol se despede de Ziraldo com homenagens nas redes sociais

Campinas, SP, 06 – Em um fim de semana repleto de decisões dos Estaduais por todo o País, o mundo do futebol foi pego de surpresa com uma notícia triste. Criador do “Menino Maluquinho”, o cartunista, desenhista e escritor Ziraldo morreu, na tarde deste sábado, aos 91 anos. Sua arte marcou a cultura brasileira de tal forma que os clubes do futebol não demoraram para prestar homenagens.

Ziraldo era flamenguista. Mas era querido por diversos times do futebol brasileiro. Inclusive, chegou a desenhar diversos mascotes das mais variadas equipes do território nacional com seus traços característicos e inconfundíveis. Em 2009, fez publicou um livro em homenagem ao seu time do coração, chamado “Flamengo. O Mais Querido Do Brasil Em Quadrinhos”.

O escritor estava com a saúde debilitada há algum tempo, desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2018. A causa da morte não foi divulgada por sua assessoria.

Em postagem nas redes sociais, o Corinthians lamentou a morte. “Hoje, o Brasil se despede de um ícone da literatura e da ilustração. Nos deixou neste sábado, Ziraldo, chargista, desenhista, jornalista e escritor. Em suas obras, alguns trabalhos envolveram o futebol e o nosso Timão. O Corinthians se solidariza com amigos, familiares e todos os fãs do artista. Eternamente dentro dos nossos corações.”

O Palmeiras lembrou que o cartunista publicou livro ilustrado sobre o clube alviverde. “A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, aos 91 anos. Criador de personagens icônicos, entre eles o Menino Maluquinho, Ziraldo lançou em 2010 o livro ilustrado ‘Verdão, o Campeão do Século’. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor e saudade.”

Também pelas redes sociais, o São Paulo se solidarizou com familiares e amigos de Ziraldo. “O São Paulo lamenta o falecimento do grande artista Ziraldo. Em 1989, Ziraldo criou esta versão do nosso mascote, o Santo Paulo. Desejamos força aos familiares e amigos neste momento, com a certeza de que sua arte estará para sempre na história brasileira.”