Mundial de Clubes pode voltar ao Brasil depois de mais de 10 anos
O Campeonato já foi disputado no Brasil, em 2000, e agora o país disputa a vaga com Índia e Emirados Árabes
O Campeonato já foi disputado no Brasil, em 2000, e agora o país disputa a vaga com Índia e Emirados Árabes
São Paulo, SP, 02 (AFI) – A Copa do Mundo, maior campeonato entre seleções do globo, ainda nem acabou e o Brasil já tenta sediar outro grande evento FIFA, o Mundial de Clubes. A primeira edição organizada pela entidade já foi em terras brasileiras e agora tem grandes chances de voltar, depois de mais de dez anos.
Nesse ano, o Mundial será novamente no Marrocos. Em 2015 e 2016 já está confirmado o evento no Japão por força contratual. E, segundo Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, para 2017 e 2018 o Brasil disputa a vaga com Índia e Emirados Árabes. A divulgação da sede para os dois anos será feita em dezembro, no Marrocos.
“Em 2017 e 2018, se a minha memória não falha, temos Índia, Brasil e os Emirados Árabes, que são os três países que estão pedindo estes dois anos. Estamos recebendo os documentos e o comitê executivo da Fifa irá decidir em dezembro. O Brasil já tem toda a estrutura para organizar qualquer evento futebolístico. Vamos usar os estádios que já foram usados agora para esta Copa do Mundo”, disse o Secretário da FIFA.
A favor do Emirados Árabes, a FIFA tem o fato de ter sediado duas edições do Mundial, em 2009 e 2010, no país. Do lado indiano, o segundo maior estádio do mundo fica em Calcutá, o Salt Lake, com capacidade para 120 mil pessoas, casa da Juventude Indiana, clube do país.
O Brasil, além da estrutura da Copa do Mundo, tem a seu favor ter sediado a primeira edição organizada pela entidade, em 2000. Na ocasião, o Corinthians foi o campeão do torneio, enfrentando na final o Vasco da Gama, dentro do Maracanã. Valcke lembrou ainda que o Brasil está tão bem de infraestrutura futebolística, que somente o futebol será jogado fora do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016.





































































































































