MT: Mixto e Luverdense estréiam com vitória. Leia mais...

Cuiabá, MT, 25 (AFI) – O Campeonato Matogrossense de 2009 começou com tudo neste final de semana. Foram muitos gols e emoção para todos os lados. O Luverdense continua mostrando sua competência habitual, e venceu na sua estréia, contra o Sorriso, por 2 a 0. O Mixto, atual campeão, também estreou com vitória, sobre o Sinop, na casa do adversário, assim como o Operário de Várzea Grande. Nos clássicos locais, dois empates.

Confira todos os estaduais e suas disputas

O maior campeão estadual é o Mixto, que levantou a taça 24 vezes. Depois, aparece o Operário de Várzea Grande, com 14 conquistas. Além da dupla, outros 12 times já conquistaram o título da competição, o que demonstra um grande equilíbrio.

Luverdense começa bem
A Luverdense recebeu o Sorriso no estádio Passos das Emas e, mandando no jogo venceu por 2 a 0, com gols de Felipe e Adriano Paraná. O resultado agradou ao emergente treinador Tarcísio Pugliesi, que quer mais desempenho no domingo, contra o Mixto, em Cuiabá.

“Era natural que houvesse uma irregularida no primeiro jogo. Tivemos altos e baixos, mas o importante foi que fizemos o resultado”, comentou Pugliesi em entrevista à Rádio Atitude de Lucas do Rio Verde.

O Luverdense poderia ter até goleado, mas a arbitragem de Marcelo Alves dos Santos deixou de marcar um pênalti para o time de Lucas do Rio Verde.

Campeão e Operário-VG começam vencendo
O outro grande favorito, Mixto, jogou fora de casa, contra o Sinop, e com gols de Jorginho e David, venceu por 2 a 1, na abertura do campeonato, na noite de sábado.

Mais um destaque desta rodada foi o Crac, que não tomou conhecimento do Tangará e goleou por 4 a 1.

Como a primeira rodada era dos times favoritos, outro destaque foi o tradicional Operário de Várzea Grande, do treinador Eder Taques, que goleou o fraco Palmeiras, no estádio José Fragelli, em Cuiabá. Os gols do Operário foram de Daniel, Jackson e Renan, que fez dois.

Clássicos terminam empatados
No dérbi de muita rivalidade entre União e Vila Aurora, ambos da rica cidade de Rondonópolis, houve empate em 1 a 1, com os dois gols acontecendo no final da partida. Aos 45 minutos do segundo tempo, Everton Pará abriu o marcador para o Vila Aurora e, no último minuto dos acréscimos, Alex Mineiro, de falta, empatou para o União, que tem como treinador e um dos parceiros econômicos, o ex-meia da Seleção, Valdo. O esquentadinho Toninho Cobra é o comandante do Vila Aurora.

No outro clássico local da primeira rodada, disputado na cidade de Caceres, Caceres e Cacerense empataram em 2 a 2. Valdecir e Gustavo marcaram para o Caceres, que chegou a abrir 2 a 0. Bruninho e Graia fizeram os gols do Cacerense, que é comandado por Sérgio Perini, que já dirigiu times no interior paulista.

Regulamento
O Campeonato Matogrossense será disputado em 4 fases. Na primeira, os 16 times foram divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno e returno. Os quatro primeiros colocados de cada chave passam para a próxima fase, enquanto as duas últimas de cada uma serão rebaixadas.

Na segunda fase, os oito clubes serão divididas em duas chaves de quatro times e jogarão novamente dentro d cada grupo, em turno e returno. Os dois melhores avançam para a as semifinais, que serão em jogos de ida e volta, classificando para a final o time que somar mais pontos.

Confira a primeira rodada do Campeonato Matogrossense:

Sábado
Sinop 1 x 2 Mixto

Domingo
Crac 4 x 1 Tangará
Palmeiras 0 x 4 Operário
Luverdense 2 x 0 Sorriso
União 1 x 1 Vila Aurora
Cáceres 2 x 2 Cacerense
Araguaia 2 x 1 Rondonópolis

Confira a classificação