Mogi inicia e encerra primeira fase do Paulistão contra alvinegros centenários

O Sapão da Mogiana vem sendo uma das surpresas no Campeonato Paulista

Mogi Mirim, SP, 19 (AFI) – Dois dos mais tradicionais times alvinegros do interior paulista serão adversários do Mogi Mirim na estreia e encerramento da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A-1 em 2014.

O Sapão da Mogiana inicia o Paulistão contra o Comercial, de Ribeirão Preto, no próximo dia 19 de janeiro, no Estádio “Romildo Ferreira”. O time mogimiriano fecha a primeira fase diante da Ponte Preta, de Campinas, no Estádio “Moisés Lucarelli”, em Campinas, no dia 23 de março. As duas equipes são centenárias.

Outros dois alvinegros de expressão serão visitantes do Sapo: Corinthians e Santos. O Corinthians será adversário no dia 9 de fevereiro e, o Santos, no dia 5 de março. Entre os grandes clubes, o Mogi não irá enfrentar apenas o Palmeiras, que pertence ao mesmo grupo do Sapo: o Grupo D. O time mogimiriano fará duelo contra o São Paulo no Estádio “Cícero Pompeu de Toledo”, o Morumbi, logo na segunda rodada, no dia 22 de janeiro.

Nas últimas temporadas de 2009 a 2013, no comando do presidente Rivaldo Ferreira, o Sapão da Mogiana venceu em apenas uma oportunidade em sua estreia no Paulistão. Foi em 2012, contra o Catanduvense, fora de casa, pelo placar de 2 a 0.

Nas outras estreias, foram três derrotas e apenas um empate. As derrotas foram para o Mirassol, em 2009, por 2 a 0, em casa; para o Palmeiras, por 5 a 1, no Palestra Itália, em 2010 e para o São Paulo, em 2011, por 2 a 0, no Morumbi. O único empate ocorreu diante da Ponte Preta, em 2013, em casa, em zero a zero.

A partir de 2012, com apoio da parceria da Energy Sport, o Mogi subiu de produção no Paulistão. Nesta temporada, o time mogimiriano terminou a primeira fase na sexta colocação com 35 pontos e acabou conquistando o título do Interior Paulista.

Em 2013, novamente com boa participação na elite do futebol do Estado de São Paulo, o Sapo fechou a primeira fase na vice-liderança da chave com 39 pontos assegurados. O time mogimiriano chegou à semifinal, mas acabou eliminado pelo Santos nas cobranças de penalidades máximas.

Nas anteriores, de 2009 a 2011, sem parceria, o time teve um pouco mais de dificuldades. Em 2009, na primeira temporada de Rivaldo, o Sapo lutou contra o rebaixamento, livrando-se na última rodada ao derrotar o Noroeste de Bauru, fora de casa, por 5 a 2. O time mogimiriano encerrou na 16ª colocação com apenas 19 pontos.

Em 2010 e 2011, as campanhas foram parecidas. O Sapo encerrou na 11ª posição na tabela de classificação. Em 2010, somou 24 pontos somados e, em 2011, acumulou 25 pontos, conquistando neste ano sua vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D.

Em 2014, novamente sem parceria, o presidente do Mogi, Rivaldo, promete um time competitivo e até aponta a possibilidade de defender o clube que preside no Paulistão para encerrar sua carreira como atleta profissional.