Mixto-MT x Portuguesa-SP - Lusa e Tigre lutam por vaga na Série D
O Mixto, por sua vez, terminou a fase de grupos com 24 pontos em 14 jogos, alcançando 57,1% de aproveitamento
Um grande desafio para o time rubro-verde do Canindé, que fez excelente campanha na primeira fase e terminou como a quarta melhor equipe entre os 64 participante
Cuiabá, MT , 02 (AFI) – Começa neste sábado (2), às 18h, a fase eliminatória do Campeonato Brasileiro da Série D para a Portuguesa. A Lusa abre sua participação jogando fora de casa, no Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), em Cuiabá, diante do Mixto.
Um grande desafio para o time rubro-verde do Canindé, que fez excelente campanha na primeira fase e terminou como a quarta melhor equipe entre os 64 participantes da competição.
No entanto, a tarefa promete ser das mais difíceis. O Mixto, comandado por Lucas Isotton, além de atuar em casa — com expectativa de estádio lotado na quente capital mato-grossense — também fez uma ótima campanha na primeira fase e busca aproveitar o mando de campo, já que a decisão será no dia 9 de agosto, no Canindé. A equipe tem mais de 60% de aproveitamento como mandante.
NÚMEROS DE PAULISTAS E MATO-GROSSENSES
A Portuguesa fechou a primeira fase com 71,4% de aproveitamento em 14 jogos, somando 30 pontos — nove vitórias, três empates e duas derrotas — com 22 gols marcados e 13 sofridos. No equilibrado Grupo A6, a Lusa avançou ao lado de Rio Branco-ES, Água Santa e Maricá-RJ.
O Mixto, por sua vez, terminou a fase de grupos com 24 pontos em 14 jogos, alcançando 57,1% de aproveitamento. Foram seis vitórias, seis empates e duas derrotas, com 22 gols marcados e 13 sofridos — exatamente os mesmos números ofensivos e defensivos da Lusa.
O Tigre da Vargas ficou na quarta posição do Grupo A5, que também classificou Aparecidense, Ceilândia e Luverdense.
UM DUELO HISTÓRICO
Um fato curioso marca este confronto: Portuguesa e Mixto só se enfrentaram uma vez na história, em 1963, em um amistoso realizado justamente no Estádio Dutrinha. Na ocasião, a Lusa venceu por 2 a 1, com gols de Sílvio e Ivair, sob o comando do lendário técnico Otto Glória. O registro da partida está preservado no Museu Histórico da Portuguesa.
Desde então, a Lusa jogou apenas mais uma vez no Dutrinha, em 2012, contra o Cuiabá, pela Copa do Brasil. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1, mas na volta, no Canindé, a Portuguesa goleou por 4 a 0. As informações foram levantadas por Sérgio Henriques, voluntário do Museu Histórico da Lusa.
COMO VEM A LUSA
Neste “primeiro tempo” dos 180 minutos decisivos, a Portuguesa chega com força máxima. O técnico Cauan de Almeida terá todo o elenco à disposição, incluindo o atacante Cauã, que retorna após cumprir suspensão na última rodada, contra o Boavista. Além disso, Iago Dias e Hericlis, recuperados de lesão, também estão aptos a jogar.
Para enfrentar as condições climáticas de Cuiabá, a comissão técnica e o Núcleo de Saúde e Performance do clube adotaram um protocolo especial de adaptação.
A equipe realizou treino na capital mato-grossense nesta sexta-feira (1º) para se preparar para a alta temperatura — enquanto São Paulo registrava cerca de 10 °C, a previsão para Cuiabá no horário da partida é de 35 °C.
Segundo o Dr. Turíbio Leite de Barros, diretor do Núcleo de Saúde e Performance da Portuguesa SAF, o clube aplicou “um protocolo de hidratação individual e controle térmico para preservar o rendimento dos atletas durante a partida”.
O técnico Cauan de Almeida destacou a estratégia para enfrentar o adversário:
“São equipes (mato-grossenses) muito competitivas, que jogam de forma um pouco diferente. O Mixto atua mais em transição, num bloco médio ou baixo, buscando a velocidade dos atacantes. Vamos estar atentos tanto à logística quanto à parte atmosférica. Esses detalhes agora fazem muita diferença, então precisamos ter competência para definir a melhor estratégia e sair de lá com um resultado importante”, afirmou.
Foto: Divulgação/Portuguesa
EM BUSCA DA ARTILHARIA
Destaque da campanha rubro-verde, o atacante Cristiano foi o único atleta da Lusa a atuar em todas as 14 partidas da primeira fase — sempre como titular. Artilheiro da equipe, com sete gols, ele está a apenas dois de alcançar Marcelo Toscano, do ASA, líder da artilharia geral da Série D.
“A gente sabe o peso e a responsabilidade desse momento. Agora é mata-mata, jogo que exige atenção total. Mas confio muito no nosso grupo”, disse Cristiano.
E O TIGRE DA VARGAS
O Mixto terá força máxima para enfrentar a Portuguesa. O técnico Lucas Isotton comentou a expectativa para o confronto:
“Estamos preparados e sabemos da responsabilidade que é vestir a camisa do Mixto. Agora, entrando num jogo decisivo, o primeiro em nossa casa, diante do nosso torcedor, mais do que nunca estamos motivados para fazer um grande jogo e buscar vantagem para a volta”, declarou Isotton.
“Sabemos da dificuldade e da qualidade do adversário, mas também confiamos muito na temporada que fizemos, que nos dá segurança para buscar um grande resultado. Contamos com o torcedor, que sempre tem comparecido e vai fazer a diferença. Juntos, somos muito fortes e queremos sair com um resultado positivo”, completou o treinador.
Na temporada de 2025, o Mixto disputou 26 jogos, com 12 vitórias, 12 empates e apenas duas derrotas, marcando 45 gols e sofrendo 23. No Estádio Dutrinha, o aproveitamento é de 61,5%.
Como mandante, foram 14 partidas, com oito vitórias, cinco empates e apenas uma derrota — 31 gols marcados e 15 sofridos, totalizando 69% de aproveitamento. Fora de casa, em 12 jogos, o Tigre somou quatro vitórias, sete empates e uma derrota, com 14 gols marcados e oito sofridos (52,8%).
Os principais destaques da equipe são Gilvan, com cinco gols; Dionathã e Emerson, com quatro cada; Gabriel Justino, com três; e Raynan, com dois.
Em termos de público, o Mixto levou 15.425 torcedores ao Dutrinha nesta temporada, com média de 1.101 por jogo. No estadual, a equipe chegou às semifinais, sendo eliminada pelo Primavera, que posteriormente superou o Cuiabá e ficou com o título. Na Série D de 2024, o Tigre foi eliminado na segunda fase pela Portuguesa Carioca (0 a 0 e 2 a 0), mas agora sonha em ir mais longe.
FICHA TÉCNICA
Mixto-MT
Portuguesa
Fase:
2ª
Rodada:
1ª
Data:
02/08/2025
Horário:
21:00
Árbitro:
Ivan da Silva Guimaraes Junior (AM)
Assistentes:
Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (AM) e Uesclei Regison Pereira dos Santos (AM)