MINEIRO: Favorito, Cruzeiro abre torneio contra campeão do Módulo II; Saiba mais...

O campeonato trás alguns destaques como Ademilson, de 44 anos, Juan, ex-Flamengo, e muito mais...

O campeonato trás alguns destaques como Ademilson, de 44 anos, Juan, ex-Flamengo, e muito mais...

0002050364037 img

Belo Horizonte, MG, 18 (AFI) – O Campeonato Mineiro começa neste sábado com o grande favorito em campo. Atual campeão da Copa do Brasil e do próprio estadual, e com um dos melhores elencos do futebol nacional, o Cruzeiro, de Mano Menezes, abre o torneio diante do Guarani, de Gian Rodrigues, neste sábado, no Farião.

Durante a pré-temporada, o Cruzeiro perdeu Arrascaeta para o Flamengo, mas está muito próximo de anunciar o meia Rodriguinho, ex-Corinthians, como substituto. No entanto, a Raposa conseguiu segurar a base, o que lhe garante total favoritismo para o torneio. Diferente do Guarani, que apesar da conquista do Módulo II do ano passado, tem como missão permanecer na divisão. Entre os destaques está o meia Ewerton Maradona, muito conhecido no futebol mineiro.

DOMINGÃO QUENTE!
Os demais jogos acontecerão no domingo. Principal rival do Cruzeiro na briga pelo título, o Atlético entra em campo contra o Boa Esporte, no Independência. Com orçamento limitado, o Galo segurou seus principais jogadores e se reforçou pontualmente, com Igor Rabello e Réver, para o setor defensivo. Já o Tricolor passou por uma transformação após o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Apenas três atletas permaneceram no elenco.

Juntando os cacos após a queda na Série A, o América, considerado a terceira potência de Minas Gerais, aposta no experiente técnico Givanildo Oliveira para surpreender no torneio, assim como foi em 2016, ano de sua última conquista. O desafio será contra a Caldense. Nas mãos de Ito Roque, a Veterana busca ao menos uma vaga nas quartas de final.

Cruzeiro foi campeão mineiro em 2018 - Ramon Lisboa/EM D.A Press

Cruzeiro foi campeão mineiro em 2018

Mais três jogos serão disputados neste domingo. Rebaixado na Série C do Brasileiro, o Tupi, de Aílton Ferraz, técnico que rodou por clubes do interior de SP, enfrenta o Tombense, de Ricardo Drubscky, e de jogadores conhecidos nacionalmente como Juan, ex-lateral de Flamengo e São Paulo, e Felipe, ex-goleiro do Santos.

Já o Villa Nova, que tem como destaque o volante Roger Bernardo, ex-Palmeiras e Atlético-MG, recebe no Castor Cifuentes, o Tupynambás, novato no torneio, mas apostando grande por contar no elenco com nomes como Ademilson, de 44 anos, e Leandro Salino, jogador com experiência na Liga dos Campeões da Europa.

Por fim, o Patrocinense enfrenta o URT no Pedro Alves do Nascimento. O primeiro não investiu e deve na base da superação tentar sua permanência na divisão. O URT também não fez altos investimentos, apesar de ter contratado Gladstone, zagueiro com passagens por Palmeiras e Cruzeiro.

Confira os técnicos do Campeonato Mineiro 2019:
América – Givanildo Oliveira
Atlético – Levir Culpi
Boa Esporte – Tuca Guimarães
Caldense – Ito Roque
Cruzeiro – Mano Menezes
Guarani – Gian Rodrigues
Patrocinense – Wellington Fajardo
Tombense – Ridardo Drubscky
Tupi – Aílton Ferraz
Tupynambás – Felipe Surian
URT – Sidney Moraes
Villa Nova – Fred Pacheco

RÁDIO FI
Dois jogos do Campeonato Mineiro serão transmitidos pela Rádio FI. Em cadeia com a Rádio Manthiqueira, de Poços de Caldas, América x Caldense. Já Atlético e Boa Esporte será em parceria com a Rádio Melodia, de Varginha.

REGULAMENTO
Todos os 12 clubes se enfrentarão uma vez, em turno único, classificando-se, ao final das 11 (onze) rodadas, para a fase quartas-de-final, os 8 (oito) melhores colocados, e rebaixando os dois piores colocados. As quartas de final serão disputadas em jogo único, com o melhor colocado na primeira fase tendo o mando de campo. Em caso de empate, a decisão seirá nos pênaltis.

Os quatro semifinalistas se enfrentarão respeitando as respectivas campanhas realizadas na primeira fase. Os dois times melhores classificados na fase inicial jogarão pelo empate.

A final também será disputada em dois jogos, com o melhor classificado tendo a vantagem do empate por ter construído melhor campanha na fase inicial.

Próximos Jogos
Guarani-MG x Cruzeiro
19/01/2019 16:30
Tupi-MG x Tombense-MG
20/01/2019 11:00
Caldense-MG x América-MG
20/01/2019 11:00
Villa Nova-MG x Tupynambás
20/01/2019 11:00
Atlético-MG x Boa Esporte-MG
20/01/2019 17:00
Patrocinense x URT-MG
20/01/2019 17:00

Próxima RodadaVeja a Classificação!