MINEIRO: Em busca do 38º título, Cruzeiro desafia Atlético no Independência

A Raposa joga pelo empate, mas o Galo é campeão se vencer por qualquer placar

A Raposa joga pelo empate, mas o Galo é campeão se vencer por qualquer placar

0002050382778 img

Belo Horizonte, MG, 19 (AFI) – Assim como era esperado, o Campeonato Mineiro termina nesse sábado, às 16h30, com o duelo entre Atlético e Cruzeiro, no Independência. A Raposa tem uma leve vantagem e é apontada como favorita no clássico. O time celeste busca seu 38º título, enquanto o Galo soma 44 troféus.

Como venceu no Mineirão, no jogo de ida, por 2 a 1, o Cruzeiro pode empatar para ser campeão. Já o Atlético, por ter feito uma melhor campanha nas fases anteriores, leva a taça se vencer, seja por qualquer placar.

No primeiro turno, os times empataram por 1 a 1, mas o favoritismo é do Cruzeiro, que praticamente já selou sua classificação na Libertadores, enquanto o Atlético vem sendo considerado virtualmente eliminado. O Galo, inclusive, acabou de demitir o técnico Levir Culpi.

Para chegar à final, o Atlético passou pelo Tupynambás nas quartas, enquanto o Cruzeiro fez 5 a 0 no Patrocinense. Na semifinal, o time celeste fez 3 a 2 no América, fora de casa, e 3 a 0, no Mineirão. O Galo empatou sem gols com Boa Esporte, em Varginha, e fez 5 a 0, como mandante.

Em 2014, na única decisão nacional protagonizada por Atlético e Cruzeiro, o Galo conquistou a Copa do Brasil com duas vitórias na final: 2 x 0 na Arena Independência (Luan, Dátolo) e 1 x 0 no Mineirão (Diego Tardelli).

Cruzeiro largou na frente no clássico mineiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro

Cruzeiro largou na frente no clássico mineiro

Como o mando de jogo é do Atlético, apenas 1,8 mil torcedores cruzeirenses poderão estar no Independência para acompanhar o jogo decisivo. Foram colocados à venda pouco mais de 21 mil bilhetes.

OLHO NO GALO!
Rodrigo Santana, técnico interino do Atlético-MG, ganhou esperanças de contar com o meia Cazares na partida decisiva do Campeonato Mineiro, neste sábado, às 16h30, no Estádio Independência diante do Cruzeiro. O jogador participou do treino desta sexta-feira, mas sua escalação só será definida momentos antes do jogo.

“A gente conta muito com o Cazares. É um jogador que desequilibra no meio-campo, muito habilidoso, tem uma boa bola parada, conhece muito bem o clássico”, disse Rodrigo Santana. Temos a opção do Vinícius, que, quando entrou, entrou muito bem. Tem o Geuvânio, que vem entrando, tem o Bolt. A gente treinou algumas variações, mas estamos aguardando o departamento médico para ver os 11 iniciais”, afirmou o técnico.

A dúvida entre Cazares e Vinícius causa uma indefinição para se saber quem vai ocupar a ponta-esquerda. Apesar de Chará sair na frente, Maicon Bolt e Geuvânio também têm chance de jogar.

“Depende de quem joga por dentro, por isso a gente não consegue definir quem vai sair jogando. Eu também não abriria de forma alguma o time antes do clássico. São dois jogadores importantíssimos.”

Rodrigo afirmou que Cazares só vai entrar em campo, se estiver com condições totais. “A gente precisa de uma resposta significativa dele, sem limitações. Jogador precisa estar 100% neste momento. É um grande clássico, um jogo muito duro, tem jogadores de marcação muito forte do outro lado. O tratamento está seguindo intensivamente para a gente sentar com o corpo médico, com o Cazares. Se estiver 100%, vai ele.”

Cruzeiro e Atlético disputam o título de MG - Vinnicius Silva/Cruzeiro

Cruzeiro e Atlético disputam o título de MG

Quanto ao modo como a equipe vai atuar, Rodrigo planeja um Atlético mais agressivo do que no primeiro jogo, quando a vitória ficou com o Cruzeiro, por 2 a 1, no Mineirão.

“A gente sabe que o Cruzeiro também sabe fazer um jogo reativo, a gente viu isso na Copa do Brasil. A maioria das vitórias foi fora de casa. O Mano sabe jogar muito bem assim. A gente não pode ter euforia. A gente sabe o adversário sabe contra-atacar muito bem, tem jogadores experientes. A gente não pode desorganizar. Não adianta fazer o segundo gol antes do primeiro. Temos que ter muita cautela.”

FOCO NA RAPOSA!
O técnico Mano Menezes afirmou, nesta sexta-feira, que confia na “boa leitura de jogo” do Cruzeiro para conquistar o título mineiro, neste sábado, às 16h30, no Estádio Independência, diante do rival Atlético-MG. O time joga pelo empate, após a vitória, por 2 a 1, no primeiro jogo, domingo passado, no Mineirão.

“Nossa equipe deve estar preparada para todas as circunstâncias do jogo. Se o oponente vai jogar em linhas mais baixas ou mais altas, temos de ter o entendimento no momento do duelo. E a equipe que entende melhor esses momentos certamente será a que sairá vencedora. E o Cruzeiro tem uma boa leitura de jogo e saberá lidar com as dificuldades que aparecerão”, disse o treinador, durante entrevista coletiva.

Há três anos no comando da equipe cruzeirense, Mano confia na experiência de seus jogadores para buscar o título na casa do adversário.

“Somos experientes para jogar em qualquer lugar. Estamos mostrando isso no período que estou aqui à frente da equipe. Já conquistamos títulos fora de nossos domínios e essa será mais uma oportunidade que teremos de mostrar a capacidade que o nosso grupo tem.”

O treinador não quis adiantar a escalação do time, mas admitiu, mais uma vez, que Thiago Neves, recuperado de lesão, vai ser relacionado para a partida.

“Thiago Neves será relacionado e será possibilidade para o clássico. Em termos de formação da equipe, vamos aguardar.”

Durante o treino desta sexta-feira, cerca de 300 torcedores estiveram no centro de treinamento para incentivar os jogadores.

“O apoio do torcedor sempre é fundamental. Foi mais importante ainda pelo fato de termos uma torcida menor no Independência em função da capacidade do estádio. E aproveitar essa oportunidade em um momento oportuno foi de extrema importância para os nossos jogadores”, disse Mano.