MINEIRO: Competição começa com Cruzeiro ameaçando a hegemonia do Atlético

O Portal Futebol Interior acompanha todos os jogos da competição

54268364197 4c1eeb69e0 c
Cruzeiro vem para surpreender no Campeonato Mineiro

Belo Horizonte, MG, 17 (AFI) – O Campeonato Mineiro de 2025, que começa neste sábado, reúne 12 equipes dispostas a brigar pelo título. O torneio contará com uma mescla de tradição, novos desafios e algumas surpresas que podem mexer com o equilíbrio da competição. Aqui está o panorama dos times e técnicos que disputarão o estadual deste ano.

Atlético-MG

Atlético Mineiro, maior vencedor da história do Campeonato Mineiro, com 49 títulos conquistados, chega como favorito. No entanto, o time passa por um momento de transição. Com Hulk como principal estrela, o Galo perdeu um de seus melhores jogadores, Paulinho, que foi para o Palmeiras, e fez um mercado tímido de contratações. A eliminação da Libertadores no ano passado gerou certo clima de pressão, e o time de Cuca terá que entregar resultados para evitar mais frustrações. O técnico retornou ao clube com a missão de manter a hegemonia estadual.

Cruzeiro

Cruzeiro está de volta ao status de potência do futebol brasileiro e, para 2025, a expectativa é de uma temporada ainda mais forte. Sob o comando de Fernando Diniz, o time celeste fez investimentos ousados, trazendo ídolos de rivais como Dudu (ex-Palmeiras), Gabigol (ex-Flamengo) e Fagner (ex-Corinthians). A estratégia do Cruzeiro é ter um elenco de peso para brigar não só pelo título mineiro, mas também por posições de destaque no cenário nacional.

América-MG

América-MG continua sua trajetória sólida no futebol brasileiro, com boas campanhas no Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Sob a batuta de William Batista, o Coelho busca o título do Campeonato Mineiro e um bom desempenho nas competições nacionais. Com um elenco equilibrado e bem treinado, o time é sempre um dos principais competidores no estadual. O destaque ficou por conta do goleiro Matheus Mendes, ex-Atlético-MG.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Tombense

Tombense, uma das grandes surpresas dos últimos anos no futebol mineiro, continua a se afirmar como uma equipe de destaque no interior. Sob o comando de Raul Cabral, o time espera continuar surpreendendo, mantendo seu bom desempenho e buscando uma classificação nas fases finais do torneio.

Betim

Betim, recém-promovido, vem para a disputa do Campeonato Mineiro após conquistar o título do Módulo II e garantir o acesso à elite do futebol estadual. Com Alex Nascif no comando, o time terá a missão de se manter competitivo entre os grandes do estado. A expectativa é de que o Betim, com sua energia e disposição, faça uma boa campanha e consiga se estabelecer entre as principais equipes do estado. Fillipe Soutto, ex-Santos, lidera a equipe.

Athletic Club

Athletic Club de São João del-Rei é um time tradicional, que continua sua ascensão no futebol de Minas Gerais. Sob o comando de Cícero Júnior, a equipe busca manter a competitividade no estadual e, quem sabe, surpreender nas fases mais avançadas. A meta do clube é continuar seu crescimento e ser uma constante nas disputas estaduais. Thiago Galhardo é o principal reforço da equipe.

Democrata GV

Democrata GV (Governador Valadares) conta com Wladimir Araújo para guiar o time em busca de bons resultados no Campeonato Mineiro de 2025. Tradicional no futebol de Minas, o Democrata tem uma equipe de jogadores dedicados e busca se manter forte na competição, lutando por uma vaga nas fases finais. Bernardo, ex-Palmeiras e Vasco, fazia parte do elenco, mas ele acabou dispensado.

Itabirito

Itabirito também tem como meta surpreender no Campeonato Mineiro de 2025. Com Cícero Júnior no comando, o time aposta no bom trabalho tático e no futebol coletivo para superar as dificuldades e garantir uma boa campanha no estadual. O time busca se firmar na elite do futebol mineiro e almeja um lugar entre os melhores. O atacante Jô, ex-Corinthians, é o grande nome do elenco.

Aymorés

Aymorés fez uma excelente campanha no Módulo II, sendo vice-campeão, e chega ao Campeonato Mineiro com a esperança de continuar sua ascensão. Sob a direção de Luciano Quadros, a equipe entra como uma das surpresas do torneio e quer causar impacto, apostando na força coletiva e no bom futebol apresentado nas divisões inferiores. Quem chama a atenção na equipe é o atacante Patrick, que fez a base no Atlético-MG.

Pouso Alegre

Pouso Alegre, com Igor Guerra como técnico, é outra equipe do interior que tem mostrado cada vez mais força no Campeonato Mineiro. O time, que já vem se destacando nas últimas edições, busca surpreender os grandes clubes e garantir uma classificação para as fases finais, aproveitando a boa fase de alguns jogadores e o trabalho sólido de seu treinador. Vitinho, ex-Vasco e Corinthians, é o nome de peso.

Villa Nova

Villa Nova, tradicional clube de Nova Lima, também promete ser um competidor sólido no estadual. Sob o comando de Ricardo Drubscky, o time tenta se manter competitivo e alcançar as fases mais avançadas do torneio. Embora o clube não tenha a mesma estrutura dos maiores do estado, a paixão de sua torcida e o trabalho de Drubscky podem fazer a diferença. Ewerton Páscoa, ex-Santos, chama a atenção.

Uberlândia

Uberlândia, tradicional clube do interior de Minas, conta com Paulo Roberto Santos, o ‘Rei do acesso’ para guiar a equipe em busca de uma boa campanha no Campeonato Mineiro de 2025. O time, que é sempre uma das forças do interior, buscará se manter entre os principais do estado e surpreender nas fases mais avançadas da competição.

Grupos do Campeonato Mineiro 2025:

Grupo A: Atlético-MG, Betim, Tombense e Uberlândia
Grupo B: América-MG, Athletic Club, Democrata GV e Itabirito
Grupo C: Cruzeiro, Aymorés, Pouso Alegre e Villa Nova-MG

Regulamento:

As equipes foram divididas em três grupos de quatro times na fase de classificação. Esses times vão enfrentar somente adversários dos outros grupos, totalizando oito rodadas. Classificam para as semifinais os melhores de cada chave e mais o segundo colocado de melhor campanha entre todos. Os dois últimos na classificação geral são rebaixados.

O Troféu Inconfidência foi mantido e vai ser disputado em semifinal e final, com a participação do quinto ao oitavo colocado geral da primeira fase.

PÓS-JOGO
AYM
Aymorés
0 0
ATL
Atlético-MG
FINALIZADO
UBE
Uberlândia-MG
2 2
AME
América-MG
PÓS-JOGO
CRU
Cruzeiro
1 0
TOM
Tombense-MG
FINALIZADO
ITA
Itabirito-MG
0 1
BFC
Betim
FINALIZADO
PFC
Pouso Alegre-MG
0 1
ATC
Athletic-MG
FINALIZADO
DEM
Democrata GV-MG
0 1
VNL
Villa Nova-MG

Confira também: