Carlos Miguel Aidar, atual presidente do São Paulo, acertou em cheio ao demitir sumariamente seu antecessor e parceiro Juvenal Juvêncio. Não dava mais para continuar com o famoso JJ na diretoria do clube. Juvenal ficou tanto tempo no poder, que não aceitava ficar em segundo plano. Ao contrário. Queria inteferir em tudo e até espalhava boatos para seus “amigos” da imprensa, só para prejudicar o bom ambiente dentro do clube e, em particular, a administração de Aidar.
Para este, tomar uma atitude tão drástica foi difÍcil. Afinal, Juvenal foi quem o trouxe de volta ao comando do São Paulo e, ao demiti-lo, Aidar passou a ser considerado injusto e um traidor. Foi preciso muita coragem e poder de decisão para Aidar afastar seu velho companheiro de grupo.
Juvenal Juvêncio está com a saúde debilitado e atrapalhando administração do São Paulo
Ele pensou, mediu as consequências, e resolveu partir para o tudo ou nada. Chamou Juvenal em sua sala, discutiu com ele e lhe fez duas propostas: assinar uma carta pedindo sua demissão ou aceitar uma outra onde Aidar o estaria demitindo. Juvenal não gostou de nenhuma delas, levantou-se, disse um monte de palavrões e deixou a sala. A partir dali estava demitido.
Para o bem do clube que administrou por tanto tempo e para o bem do atual presidente do clube, Carlos Miguel Aidar. Do jeito que estava, na verdade, não dava para continuar. Entre os diretores que assumiram recentemente, só um pediu demissão em solidariedade a Juvenal. Os demais, ficaram com Aidar e lhe deram total apoio.
A partir de agora o clube será administrado por um homem só, o que é o certo. Juvenal não volta mais, mesmo porque, está doente e em tratamento de doença grave. Na última semana, participou de um programa de tv e teve uma crise estomacal que o levou a vomitar em cena. Um quadro horrível e vexatório.
Uma prova a mais de que Juvenal tinha mesmo que sair e que Aidar fez o certo quando o afastou. A partir de agora, a vida segue, Aidar tem domínio total do cargo que ocupa e Juvenal terá tempo de sobra para cuidar de sua saúde debilitada. A paz deve voltar e o São Paulo se livrou de uma situação que jamais daria certo: a de ter dois presidentes no seu comando.
Um eleito legalmente pelo Conselho e o outro que procurava se impor no grito, à qualquer custo. É o fim da crise que tem dois vencedores: Aidar e o São Paulo. O resto é resto e nem deve mais ser discutido.
C * U * R * T * A * S
* ENTRE os projetos idealizados por Aidar está a cobertura e renovação do Morumbi. A Oposição que não aprovou o projeto antes, agora, com a saída de Juvenal, deve aprovar. O Morumbi vai se transformar num estádio bem mais moderno. Também passará a ter uma administração muito mais qualificada. Ganha o clube, ganham os torcedores. Agora só falta o futebol confirmar a boa fase.
* SÃO PAULO luta para ter Pato no clássico contra o Corinthians. A diretoria alvinegra não quer saber de falar sobre o assunto. Não admite que Pato enfrente o Corinthians, mesmo que o São Paulo pague a multa existente no contrato. Uma pena. Seria uma atração à parte. Enquanto isso, Jadson que chegou como solução para a meia, virou reserva. Prova total de sua incompetência. É muito irregular.
Aidar quer modernizar a administração do São Paulo, que ficou para trás nos últimos anos
* GOSTARIA de deixar claro aqui na coluna que Juvenal Juvêncio, a quem tenho criticado ultimamente, teve bons momentos como presidente e diretor do São Paulo. Ele ganhou títulos, construiu o CT de Cotia (obra fantástica que nenhum outro clube possui) e mostrou competência em momentos difíceis do clube. Mas de uns tempos para cá, até por esta doente, teve administração bastante conturbada.
* NESTE momento, em particular, Juvenal só atrapalhava a vida do clube. Não havia outra forma de agir senão demiti-lo como fez Carlos Miguel Aidar. Como não está bem de cabeça, devido a idade e a doença, Juvenal criou muitos problemas para o São Paulo nos últimos meses. Daí a necessidade de afasta-lo para que o clube não sofresse mais com suas atitudes. Seu afastamento foi benéfico.
* E JÁ QUE falamos no São Paulo, seu time naufragou em Curitiba diante do Coritiba, um dos piores times do campeonato. Foi 3 a 1 para a equipe da casa, numa exibição cheia de falhas do time dirigido por Murici Ramalho. Há quem diga que a baixa produção se deve a ausência de Kaká. Não concordo. O time não jogou bem porque boa parte de seus talentos não produziu tudo o que podia.
* O PROBLEMA começou com a ausência de Rogério Ceni. A defesa tricolor está acostumada a usar Ceni nos momentos difíceis. Ao tentar fazer o mesmo com Denis, não deu certo, mesmo porque o reserva de Ceni não tem a mesma habilidade com os pés. Outro problema foi o desencontro da defesa. Os zagueiros pareciam nunca terem jogado juntos. Foi uma catástrofe que o Coritiba soube aproveitar.
Ganso não foi o mesmo sem a presença de Kaká pelo São Paulo, que não perdia há nove jogos
* MURICY ainda tentou arrumar a casa com algumas substituições, mas não foi feliz. Aqueles que entraram também fracassaram. Enquanto isso o Coritiba foi fazendo seus gols e, quando surgiu o terceiro postou-se atrás e administrou o resultado. Vitória justa do Coritiba que saiu do Z4 e derrota merecida do São Paulo que voltou a ficar sete pontos atrás do Cruzeiro. Chance de título é quase nula.
* O PALMEIRAS foi prejudicado pela arbitragem mas conseguiu ao menos empatar em 2 a 2 com o Flamengo, no Pacaembu. Valdívia entrou no segundo tempo, colaborou com as jogadas de gol que levaram o Verdão ao empate mas acabou expulso de campo. Com dez, o Palmeiras não tinha mesmo mais o que fazer. O 2 a 2 não foi um bom resultado para quem luta para fugir ao rebaixamento.
* AINDA assim, Dorival Junior viu evolução em seu time. De fato. Independente da arbitragem que o prejudicou, o Verdão teve bons momentos e mereceu o empate (poderia até ter vencido). Mas com os outros resultados da rodada, o Palmeiras voltou a figurar entre os quatro últimos colocados, o que deixa seus torcedores em pânico. De qualquer maneira, há chance de recuperação. Mas será sofrido.
* O CORINTHIANS jogou na quinta-feira à noite contra a Chapecoense, no Itaquerão. Resultado final, 1 a 1. Decepção para a fiel que vaiou seu time no final da partida. Foi o décimo empate do chamado Timão. Uma prova de que Mano Menezes segura seu time na defesa e não está nem um pouco preocupado com o ataque. Campanha alvinegra no Brasileirão está muito aquem do que a fiel esperava.
* MALCOM fez o gol corintiano. No segundo tempo, Ferrugem, lateral direito do Corinthians, marcou contra e deixou tudo igual. Ferrugem foi jogador da Ponte que até agora não recebeu pela venda e já entrou com ação na Justiça para receber o que tem direito. Mas parece que Ferrugem não é assim tão bom jogador. É mediano. No jogo de quinta fez pouco pelo time. Não merece ser titular.
Grêmio e Santos fizeram jogo de muitos erros de passes e zero a zero com vaias para os times e para Aranha
* O SANTOS jogou contra o Grêmio em Porto Alegre. Placar final ficou no zero a zero, Justo, pelo que os dois times apresentaram em campo. O Santos, como era de se esperar, teve uma postura mais defensiva. O Grêmio tentou agredir mas faltou competência para seus atacantes. Os dois goleiros trabalharam pouco. Em razão disso, o zero a zero era mesmo o placar esperado. Ninguém reclamou.
* JOGADOR mais lúcido do Santos foi Robinho. Mas faltou-lhe um companheiro de ataque. Na defesa o Santos se manteve bem tanto no jogo aéreo como no rente ao chão. Já o Gremio soltou-se mais. Teve seus laterais sempre no apoio. Mas na hora do arremate faltou competência. Felipão gritou, esbravejou mas seu time não produziu o esperado. E ponto perdido em casa não se recupera mais.
* NO FINAL desta semana será disputada a vigésima terceira rodada da série A. No sabado só dois jogos: Atlético Paranaense x Internacional e Criciuma x Botafogo. No domingo, quatro grandes clássicos: Flamengo x Fluminense, no Maracanã, Cruzeiro x Atlético Mineiro, no Mineirão, Corinthians x São Paulo, no Itaquerão e Vitória x Bahia, em Salvador (ambos brigam para escapar do rebaixamento).
* EM TESE, por serem clássicos, nenhum desses jogos tem um favorito disparado. Tudo pode acontecer. Independente do melhor ou pior momento de um dos adversários. No caso do clássico paulistano, será a primeira vez que o Tricolor irá jogar no Itaquerão. Deve haver super lotação no estádio corintiano. Mano Menezes e Muricy Ramalho farão duelo à parte. Considero Muricy mais competente.
* OUTROS jogos da Série A neste domingo. Sport x Coritiba, no Recife, Santos x Figueirense, na Vila, Grêmio x Chapecoense, em Porto Alegre e Goiás x Palmeiras, em Goiânia. O Peixe vai sofrer em casa, porque o Figueirense está em boa fase técnica. Todo cuidado será pouco. O Palmeiras também terá sérias dificuldades na capital goiana. Se conseguir o empate já será um grande negócio. Confiram.
Dunga está certo: não é hora e inventar moda na Seleção
* TÉCNICO Dunga convocou mais uma vez sua Seleção. Agora para cumprir dois amistosos, um contra a Argentina e outro contra o Japão. No listão que divulgou Dunga praticamente não mudou nada em relação a lista anterior. Ele não quis prejudicar ainda mais os clubes que disputam duas competições paralelas (Brasileirão e Sulamericana ou Copa do Brasil). Acho que agiu certo. Não é hora de inventar.
* OS AMISTOSOS serão disputados no meio do mês de outubro. Clubes como o Cruzeiro, serão prejudicados porque não contarão pelo menos por quatro ou cinco dias, com jogadores titulares que podem fazer muita falta. Ainda assim, trabalho de Dunga deve ser respeitado. Ele começa um trabalho de olho nas Eliminatórias da Copa e na disputa da Copa América que será disputada no ano que vem.
* MEU AMIGO Marcos Falopa continua a girar o mundo. Quando não está na Europa, está na América do Norte ou América Central. Recentemente participou de importante reunião de treinadores da Comebol e Concacaf. Assuntos variados foram tratados e Falopa melhorou ainda mais o seu currículo. Aliás, até hoje não entendo por que um clube brasileiro ainda não o contratou como técnico.
* NO MOMENTO, Falopa trabalha com a Seleção de Barbados. Dizem, está fazendo excelente trabalho por lá. Imprensa local tem lhe feito muitos elogios. Objetivo é fazer o futebol de lá ser respeitado em toda a região. Falopa já começou a usar as novas técnicas que ele assimilou durante a última Copa do Mundo, que teve o privilégio de acompanhar bem de perto aqui no Brasil. É um técnico qualificado.
Ponte conseguiu sete vitórias em dez jogos e chegou ao G4 com Guto Ferreira
* A PONTE PRETA, de Campinas, atingiu seu objetivo. Ela já está entre os quatro melhores times da série B do Brasileirão. Acima dela só Avaí e Joinville. Mas como faltam ainda muitas rodadas para o final do campeonato, não ficarei surpreso se a Macaca assumir a liderança daqui algumas rodadas. Seu time está em alta e, cada vez mais, pratica um futebol extremamente competitivo. Justifica estar no G4.
* O LIDER da Série B é o Avaí que tem 44 pontos ganhos. O Joinville é o segundo com 43. A Ponte tem 40 pontos ganhos. Também o Vasco tem essa pontuação. Quem caiu de produção de forma inexplicável foi o Ceará. Já foi lider e hoje está em quinto lugar com 39 pontos ganhos. Como tem um bom elenco, no entanto, sua tendência é voltar ao G4. Seu time deve subir para a série A.
* EM COMPENSAÇÃO, América RN caiu muito de produção e hoje está no Z4. Tem 25 pontos ganhos no momento. O Icasa tem 20, a Portuguesa 18 e o Vila Nova 17. Essas são as quatro equipes mais ameaçadas pelo descenso nesse momento. Faltam ainda 14 rodadas para o campeonato terminar e a chance de recuperação é cada vez menor. Ou reage agora, ou o rebaixamento será confirmado.
* A VIGÉSIMA quarta rodada da Série B será disputada neste final de semana. Na sexta feira jogam Joinville x Atlético Goianiense, América RN x Portuguesa de Desportos (jogo da morte) e Ceará x Avaí (um dos melhores jogos da rodada). No sabado, mais sete jogos. A Ponte Preta recebe em Campinas o irregular Oeste, de Itapolis. Em tese, favoritismo da Macaca. O Oeste entra como grande zebra.
* COMPLETAM a rodada Vasco da Gama x Náutico, Santa Cruz x Icasa, Sampaio Correa x Icasa, Vila Nova x América MG, Bragantino x Luverdense e Boa Esporte x Paraná. Se vencer em casa, o Bragantino começa a escapar do rebaixamento. Sua atuação melhorou muito nos últimos jogos. O Vasco sonha com a liderança e tem tudo para vencer o Nautico em casa. É um dos favoritos ao acesso a Série A.
* ESSA semana conversei via internet com meu amigo, o jornalista Arnaldo Branco Filho. Ele conhece profundamente os bastidores do Palmeiras e me fez uma relação dos maiores erros do presidente Paulo Nobre até agora. Por tudo que o Arnaldo disse, a saida de Nobre do comando do clube seria altamente positivo para o Verdão, mas ele concorda que faltam bons candidatos para ocupar o cargo.
Valdívia foi expulso e continua tendo um custo-benefício alto para o Palmeiras
* A VERDADE é que o Palmeiras vem numa decadência incrível desde que a Parmalat deixou o clube. Caiu duas vezes, tem elencos medíocres, tem um buraco financeiro que ninguém consegue cobrir e ainda é prejudicado pela briga interna entre seus grupos políticos. Ideal é que houvesse a união de todos eles, mas isso nos parece impossível, porque há ódio entre seus ´principais integrantes.
* O RESULTADO de tudo isso pode ser catastrófico. O Palmeiras que é um dos clubes mais importantes do futebol brasileiro, pode decair tanto ao ponto de igualar-se à Portuguesa de Desportos (que já virou time pequeno). Há até quem aposte que pode virar um Juventus, o que parece exagero mas pode acontecer. Torço muito para que os associados e conselheiros se unam e salvem o clube.
* MAS SEM união, sem dialogo, sem posições firmes e um projeto abrangente, o Palmeiras não conseguirá se salvar. Neste caso, não só poderá cair pela terceira vez para a segunda divisão do futebol brasileiro, como pode encolher como clube. Há quem irá me contestar com vigor quando ler esses tópicos, mas já diziam nossos avós, “a verdade dói mas precisa ser dita”. Acooordda, Palmeiras!!!!