Dois anos da estreia de Messi no Inter Miami marcam revolução no futebol dos EUA
A presença de Messi atraiu outros nomes de peso ao clube, como Sergio Busquets, Jordi Alba e Luis Suárez, reeditando parte da geração vencedora do Barcelona
Antes da chegada de Messi, o Inter Miami ocupava a última posição da Conferência Leste da MLS. Em menos de um ano, a equipe conquistou seu primeiro título
São Paulo, SP , 22 (AFI) – Nesta segunda-feira (21), completam-se dois anos da estreia de Lionel Messi pelo Inter Miami, quando o craque saiu do banco de reservas e marcou o gol da vitória por 2 a 1 diante do Cruz Azul, do México, na rodada de abertura da Copa das Ligas. Desde então, o clube norte-americano e a Major League Soccer (MLS) passaram por uma transformação histórica, impulsionada pela presença do craque argentino dentro e fora de campo.
Antes da chegada de Messi, o Inter Miami ocupava a última posição da Conferência Leste da MLS. Em menos de um ano, a equipe conquistou seu primeiro título, a Leagues Cup e venceu a Supporters’ Shield em 2024. O desempenho do camisa 10 foi decisivo: em 67 partidas com a camisa rosa, o argentino marcou 56 gols e deu 23 assistências, além de conquistar os prêmios de artilheiro e MVP da última edição da liga.
OUTROS NOMES PARA O CLUBE
A presença de Messi atraiu outros nomes de peso ao clube, como Sergio Busquets, Jordi Alba e Luis Suárez, reeditando parte da geração vencedora do Barcelona. O alto nível técnico e o apelo midiático desses atletas elevaram o patamar esportivo do Inter Miami.
Fora de campo, os resultados também impressionam. Segundo estudos da “Sportico” e da “Sports Value”, o faturamento do clube saltou 131% em um ano, atingindo US$ 190 milhões em 2024, maior receita entre todos os times da MLS. A liga também registrou crescimento de 13% nas receitas de patrocínio, totalizando US$ 665 milhões em 2024, conforme estudo da SponsorUnited.
ESTÁDIOS LOTADOS
O fenômeno Messi também se refletiu em recordes de público nos estádios. Partidas do Inter Miami com o craque em campo reuniram multidões em diferentes cidades dos Estados Unidos, como os 72 mil torcedores no Arrowhead Stadium, em Kansas City, e mais de 65 mil no Gillette Stadium, em Boston. As transmissões também bateram recordes: no dia da estreia do argentino, o MLS Season Pass, serviço de streaming da liga, teve um crescimento de 1.690% nas assinaturas, com mais de 100 mil novos usuários.
The Messi Experience em São Paulo
Para os fãs brasileiros, inclusive, a trajetória do craque pode ser vista de perto. Uma exposição imersiva em São Paulo celebra a vida e a carreira de Messi. A mostra “The Messi Experience – A Dream Come True” está em cartaz no Shopping Eldorado e oferece uma jornada interativa e tecnológica pela história do jogador.
A experiência combina projeções em 360 graus com outras atividades interativas. Nela, os visitantes podem vivenciar momentos marcantes da carreira do camisa 10. Além disso, podem treinar como Messi ou interagir com ele por meio de recursos virtuais. A exposição segue na cidade de São Paulo até o mês de agosto.






































































































































