Mercado agitado! Ex-craque troca de emissora em Campinas

Dica 0001 150Campinas, SP, 13 (AFI) – O rádio esportivo campineiro continua em alta. Depois da volta da Rádio Brasil (AM 1270) às transmissões esportivas, agora é a Rádio Central (AM 870) quem investe pesado em sua equipe de esportes. Nesta segunda-feira, a emissora vai anunciar o ex-jogador Dicá (foto), que estava na Bandeirantes (AM 1170) como seu novo e principal comentarista. Ao longo da semana, a Rádio Central criou expectativa, fazendo anúncios que iria apresentar mais um grande reforço. E o reforço é Dica.
Batizado como Oscar Salles Bueno Filho e nascido em Campinas, Dicá, de 61 anos, foi o maior jogador da história da Ponte Preta e atuou ainda no Santos, Portuguesa e Araçatuba, onde encerrou a carreira em 1984. Foi campeão paulista em 1973 com a Lusa e, após encerrar a carreira, atuou como dirigente da Ponte Preta e Radium de Mococa e fez participações em comentários na TV Campinas.
Somente nos últimos anos passou a analisar partidas pela Rádio Bandeirantes de Campinas, onde ganhou do narrador Carlos Batista o bordão de “Meeestre Dicá”.
Com um estilo próprio e uma visão técnica privilegiada das partidas, caiu no agrado do ouvinte e acabou sendo uma referência nos comentários do rádio esportivo de Campinas. Apesar de ter sua vida esportiva ligada à Ponte Preta, conseguiu o respeito dos torcedores do Guarani.
Com a chegada de Dicá, a Rádio Central passa a ter quatro comentaristas: Beto Chinaglia, Carlos Eduardo de Freitas e Jota Jorge.
Rádio campineiro valorizado
Com a Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro e o Guarani na C, os times de Campinas acabaram saindo da grande mídia nacional. Com isto, o rádio esportivo campineiro teve aumento da audiência, valorização dos cronistas esportivos e uma acirrada disputa pela liderança no IBOPE.
Tanto a Rádio Central como a Rádio Bandeirantes fazem propaganda dizendo que são líderes, com interpretações diferentes do IBOPE. “A chegada do Dicá vai nos ajudar a manter o primeiro lugar”, comemora Alberto César, comandante da equipe de esportes e principal narrador da Rádio Central.
Rádio Bandeirantes também se reforça
Com a saída de Dicá, Carlos Batista, diretor da emissora e também o principal narrador da Rádio Bandeirantes, efetivou outro ex-jogador: Eli Carlos. Eli Carlos já havia comentado, com sucesso, partidas na emissora, mas deixou o microfone para ser gerente de futebol do Guarani, em 2005.
Eli foi um dos maiores meias da história do Coritiba-PR, tendo atuando em quase 20 times como Guarani, Velo Clube, Comercial, Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, São José, entre outros. É irmão do também ex-jogador Silas, hoje treinador do Avaí-SC.
Além de Eli Carlos, a Bandeirantes tem os comentaristas Valdemir Gomes, que comenta jogos há 25 anos de forma ininterrupta no rádio campineiro, e Moacir Gomes.
Rádio Brasil entrou na briga
Acompanhando a distância a briga Central/Bandeirantes, a Rádio Brasil é outra emissora que está tendo aumento de audiência. Depois de mais de dez anos fora do rádio esportivo, a emissora, que tem um dos prefixos mais fortes do interior paulista, montou uma valorizada equipe e vai crescendo sua audiência a cada dia.
Com o comando dos experientes Roberto Marcondes e Claudinei Corsi, a Rádio Brasil tem nomes de peso como Silvio Antônio e Ederaldo Poy (narradores), Wagner Ferreira e Elias Aredes (comentaristas) e os repórteres Rafael Pio, Carlos Telini e André Luiz. E um dos melhores plantões do rádio brasileiro: Marcelo Boni.
FM fora do futebol campineiro
Apesar de Campinas ter mais de um milhão de habitantes e várias emissoras de FM, nenhuma transmite futebol. A CBN (FM 99,1) era a única que fazia futebol até o início do ano, mas acabou dispensando sua equipe, ficando apenas com comentários em sua grade de programação com o experiente João Carlos de Freitas.