Mengo e Verdão continuam na frente do Brasileirão

A dupla de ouro formada por Flamengo e Palmeiras continua brigando pela ponta com apenas três pontos de diferença

A dupla de ouro formada por Flamengo e Palmeiras continua brigando pela ponta com apenas três pontos de diferença

0002050419327 img

Mais uma rodada do Brasileirão 2019 foi disputado no último final de semana. Foi a vigésima primeira das trinta e oito previstas no regulamento. A dupla de ouro formada por Flamengo e Palmeiras continua brigando pela ponta com apenas três pontos de diferença entre um e outro. O Mengão tem 49 enquanto o Verdão chegou aos 46.

O Santos que voltou a vencer, ocupa ainda a terceira colocação, agora com 41 pontos em seu ativo. Na sequência vem Corinthians (que tem um jogo a menos e pode encostar mais), Internacional que perdeu dois pontos neste domingo para o Palmeiras e o São Paulo que mantém-se entre os seis primeiros mas pode perder esse privilégio nos jogos programados para o próximo final de semana.

Palmeiras empatou com o Internacional

Palmeiras empatou com o Internacional

VITÓRIAS EM CASA
Entre os clubes paulistas, Corinthians e Santos jogaram em casa e fizeram prevalecer seu mando de campo. O Timão derrotou com dificuldade o Vasco da Gama, no Itaquerão por 1 a 0 (o VAR a anulou três gols nesse jogo).

Já o Santos fez 2 a 0 o frágil CSA na Vila Belmiro e aproximou-se um pouco mais do Palmeiras, vice-lider do campeonato. O São Paulo, apesar de não ter vendido seu jogos, até que fez bonito ao empatar sem gols sábado à noite no Maracanã.

MELHOR CAMPANHA
Em tese o rubro negro carioca que tem a melhor campanha do campeonato deveria vencer o Tricolor, mas isso não aconteceu. Fernando Diniz, que foi contratado para substituir Cuca no comando técnico do São Paulo soube motivar seus jogadores, que correram durante os mais de noventa minutos de partida e ganharam ao menos um ponto fora de casa (o que tem sido normal em sua campanha nesse brasileiro).

MENGO BRECADO
Surpreendente foi o excelente Flamengo não achar um jeito de vencer a partida porque além de estar em casa, está muito melhor que o São Paulo em todos os quesitos (menos no de gols sofridos). Talvez essa seja uma explicação para o empate do Maracanã.

Foi o confronto entre o melhor ataque do campeonato contra a segunda melhor defesa. A defesa prevaleceu e o Flamengo não conseguiu completar seu nono jogo seguido sem empatar ou ser derrotado no campeonato.

BRIGA NA DEGOLA
Na zona de rebaixamento do Brasileiro a briga é intensa. Nesse momento Fluminense, Fortaleza, Cruzeiro, CSA, Avaí e Chapecoense fazem uma disputa emocionante para escapar da degola.

Até agora quem está mais ameaçada é a Chapecoense. Mas a diferença é tão pequena entre eles que ainda há tempo de manter a vaga na série A. .

C * U * R * T * A * S

* O PALMEIRAS começou mal o jogo contra o Inter em Porto Alegre. Disso se aproveitou o Colorado gaúcho para fazer seu gol através Patrick, aos 27 minutos do primeiro tempo. Só depois disso o Verdão reagiu.

No segundo tempo teve volume de jogo até para virar o resultado mas fracassou no último passe. Aos 12 minutos do segundo saiu o gol de empate, num bate pronto de Willian que bateu forte na bola e encobriu o goleiro adversário. Depois disso, o Verdão criou outras oportunidades mas não conseguiu o gol da vitória que até chegou a merecer.

* HOUVE um gol marcado por Bruno Henrique que foi anulado pelo VAR. A bola antes de chegar ao meia do Palmeiras bateu nas mãos de Willian que caiu sobre ela. O lance foi revisto pelo árbitro que acabou por anula-llo de forma justa. Houve mesmo o toque de mao do atacante do Palmeiras.

No final o que mais Mano Menezes lamentou foi o fato de ter perdido a sequência de vitórias. Mesmo assim, não foi derrotado ainda como técnico do Verdão. Além disso, o Palmeiras continua na cola do Flamengo. Apenas tres pontos separam os dois clubes.

* DEPOIS de uma sequência de maus resultados dentro e fora de casa, o Santos voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Desta vez o Peixe jogou contra o CSA um dos piores clubes do Brasileirão desse ano. O placar final de 2 para o Santos e 0 para o clube de Maceió, foi bastante justo.

O Peixe foi sempre o melhor em campo. Os gols foram marcados por Carlos Sanchez aos 36 minutos do primeiro tempo e Sasha, aos 13 minutos do segundo.. Com o resultado o time da Vila manteve o terceiro lugar na classificação geral do campeonato.

*DESSA vez a defesa santista foi bem. Sem falhas. No meio campo bom trabalho de Carlos Sanchez que estava numa tarde inspirada. Sasha que não estava em jejum de gols fez o seu nesta partida. Desta vez o técnico Sampaoli não inventou muito na escalação e no esquema tático. O time que escalou era mesmo o melhor que tinha em mãos. E no esquema tático procurou aproveitar as caracteristicas de cada jogador o que facilitou o trabalho de todos. O CSA brigou pela bola, mostrou garra mas não mostrou qualidade nem para chegar ao empate.

TIMÃO TÁ FEIO

* O CORINTHIANS voltou a jogar um futebol de pouca qualidade mas, ainda assim, conseguiu somar mais três pontos ao seu ativo no Campeonato Brasileiro.

Contra um Vasco que deu trabalho e teve até chance de conseguir ao menos um empate, o time de Fabio Carille correu muito, levou sustos mas no final venceu a partida com gol do veterano Ralf, o melhor em campo.

Gol foi aos 13 minutos do segundo tempo. Com o resultado o Timão chegou a 38 pontos ganhos que lhe garantiu o quarto lugar na classificação geral do Brasileirão. Fiel gostou.

* TUDO bem que os pontos foram conquistados mas o futebol do Corinthians é sofrível. Os jogadores correm muito, tentam se impor mas a qualidade coletiva do time não é a ideal. Carille continua se apoiando na tese que seu time tem vencido e está entre os quatro melhores do campeonato, mas essa desculpa já começa a cansar a exigente torcida corintiana.

Entre os jogadores que estiveram em ação o melhor como disse foi Ralf. Jadson que entrou no segundo tempo foi bem. Na defesa o melhor foi Gil. 37.091 torcedores viram o jogo no Itaquerão.

GABIGOL NÃO MARCOU

* GABIGOL não fez gol como a torcida do Flamengo anunciava antes e durante o jogo. O Mengão deixou de chegar aos nove jogos apenas com vitórias e empatou pela primeira vez depois de algumas semanas.

Foi uma tarde que não deixou a fantástica torcida do rubro negro carioca feliz no final da partida disputada contra o São Paulo, no Maracanã, sábado à noite. O povão acreditava no Fla. Tanto que nada menos do que 6.061 torcedores pagaram ingresso para ver o jogo. Mas o São Paulo foi guerreiro e impediu o Mengão de faturar os três pontos.

* FOI A estreia de Felipe Diniz como técnico do São Paulo. Ele só teve tempo para dirigir um treinamento antes desse jogo. Mas já valeu para passar aos seus jogadores como deveriam se portar diante do líder absoluto do campeonato.

O Tricolor postou-se na defesa e esperou erros do adversário para tentar o contra ataque. No primeiro quesito, a defesa, o time foi muito bem. No segundo faltou mais agressividade e mais arremates contra o gol do inimigo. Ainda assim, foi um futebol digno de um clube em crise que chegou ao final com um empate justo.

EXCESSO DOS DOIS LADOS
* DOS DOIS lados houve excesso de faltas. Mais por parte do São Paulo. No ataque Bruno Henrique e Gabigol fizeram de tudo para repetir o que haviam feito nos últimos jogos. Mas não conseguiram. Mesmo porque toda a linha de zaga do São Paulo jogou demais da conta. De Volpi até o lateral esquerdo Reinaldo.

Volpi, por sinal, foi o grande destaque do jogo. Fez defesas incríveis. Juanfran e Reinaldo marcaram como nunca. Alboreda e Bruno Alves jogaram demais. No meio campo Luan foi decepção. No ataque, Pablo foi bem na marcação. E só.

* O FLAMENGO começou o jogo com reservas nas laterais e no meio campo. Rafinha, Felipe Luiz e Gerson ficaram no banco. Foi um erro. Os novos titulares pouco ou nada fizeram. Prova de que o Mengão não tem assim o melhor elenco do campeonato.

Pode ter o time titular mais forte. Mas deixa a desejar quando entram seus atuais reservas. Arão e Arrascaeta foram os melhores do time dirigido pelo português Jesus. Gabigol não achou espaço para finalizar e Bruno Henrique não deu sequencia as suas jogadas. Na defesa o melhor foi Rodrigo Caio.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* TODOS os resultados da vigésima primeira rodada do Brasileirão 2019. Flamengo 0 x São Paulo 0, Corinthians 1 x Vasco da Gama 0, Internacional 1 x Palmeiras 1 , Santos 2 x CSA 0 , Fluminense 2 x Grêmio 1 , Atlético MG 2 x Ceará 1, Athletico Paranaense 1 x Chapecoense .

Nesta segimda feira as 20 horas jogam em Fortaleza, Fortaleza x Botafogo (Rogério Ceni reestréia como técnico do clube cearense). Em Florianópolis, Avaí x Bahia, em Goiania, Goias x Cruzeiro. Quarta feira, Atlético MG x Vasco e Chapecoense x Corinthians as 19h30.

Atlético-MG virou em cima do Ceará

Atlético-MG virou em cima do Ceará

* LEMBRO que esses dois últimos jogos não pertencem a essa rodada. Foram jogos adiados porque tanto o Corinthians como o Atlético Mineiro tinham jogos pela Copa Sul Americana, da qual foram desclassificados.

Nestes jogos, acredito em vitória do Galo mineiro e do Time da fiel. Nos jogos referentes a vigésima primeira rodada apostaria em vitória do Goiás, já que o Cruzeiro está em fase irregular.

Já na partida em Florianópolis, não vejo possibilidade de antecipar resultado. Será jogo equilibrado. Nem o fator casa dá o favoritismo ao Avaí.

BRIGA POR PONTOS

* A CLASSIFICAÇÃO do campeonato depois dos jogos de final de semana. O Flamengo continua líder isolado com 49 pontos ganhos. Palmeiras tem 46. Santos, 41. Corinthians, 38. Internacional, 37. São Paulo, 36. Grêmio e Bahia, 34. Athletico PR, 31. Atlético MG, 30.Botafogo e Goiás, 27.

Vasco da Gama, 24. Ceará, 23. Fluminense e Fortaleza, 22. Cruzeiro e CSA, 19. Avaí, 16 e Chapecoense, 15. O time de Chapecó só ganhou 15 pontos em 21 jogos. Campanha medíocre. E pela fragilidade do elenco dificilmente seu time vai escapar do rebaixamento.

* PRÓXIMA rodada do Brasileirão será a vigésima segunda (terceira do segundo turno). Os jogos; sábado as 17 horas, São Paulo x Fortaleza, no Morumbi. Vasco x Santos, em São Januário. As 19 horas, Grêmio x Corinthians, em Porto Alegre.

Bahia x Athletico PR, em Salvador e Cruzeiro x Internacional em BH, as 21 horas. No domingo, as 11 horas, Chapecoense x Flamengo. As 16 horas, Ceará x Goias, em Fortaleza, Palmeiras x Atlético MG, em São Paulo, Botafogo x Fluminense, no Rio de Janeiro. As 19 horas, CSA x Avaí, em Maceió, Alagoas.

FERRINHA E CAMPEÃ

* A FERROVIÁRIA de Araraquara é campeã brasileira de futebol feminino. No jogo disputado neste domingo no Parque São Jorge, contra o Corinthians, time do interior paulista empatou em zero a zero no final do jogo normal e venceu na cobrança de pênaltis por 4 a 2.

Foi a segunda vez que a Ferroviária ganhou esse título numa prova do carinho com que as meninas do futebol brasileiro são tratadas em Araraquara. Antes da decisão, muita gente dava favoritismo absoluto ao Corinthians, mas o time da fiel foi mal e perdeu o título dentro de casa.