Seja em torneios entre clubes ou entre seleções, o melhor futebol do mundo, nesse momento, é o europeu. Não há dúvidas.
O melhor é sempre quem levanta a taça, e, de uns tempos para cá, só seleção ou clube europeu faz a festa. Nesta Copa de Clubes, nem se fale.
Por SÉRGIO CARVALHO
São Paulo, SP, 10 (AFI)- O primeiro grande Mundial de Clubes organizado pela FIFA e que termina no próximo domingo, dia 13 de julho, com o jogo entre Chelsea e Paris Saint Germain, em New Jersey, EUA, provou: seja em torneios entre clubes ou entre seleções, o melhor futebol do mundo, nesse momento, é o europeu.
Nas últimas Copa do Mundo de Seleções, os europeus foram muito superiores. E nesse momento, quando o Mundial de Clubes chega ao seu final, também dois clubes da Europa vão decidir o título. Aquela conversa fiada de que o futebol sul-americano se equilibra com aquele que é jogado na Europa é balela.
O melhor é sempre quem levantou a taça, e, de uns tempos para cá, só seleção ou clube europeu faz a festa. No que se refere a clubes, há aqueles que vão dizer que os grandes clubes europeus têm mais dinheiro e, por isso, podem contratar os melhores jogadores. Concordo.
Mas e quando é Copa do Mundo de Seleções, onde cada país é obrigado a jogar apenas com jogadores nascidos em seu território, por que os europeus também vencem?
E digo mais. Se a América do Sul não se reformular em todos os sentidos e não se modernizar, essa situação não vai mudar tão cedo. Podem acreditar.
NOSSAS TORCIDAS FAZEM MAIS BARULHO
Mas se dentro de campo temos que suportar a melhor qualidade dos europeus, nas arquibancadas, é um pouco diferente. Eles também levam muitos torcedores aos estádios, mas os sul-americanos fazem muito mais barulho. A festa que fazem é muito mais empolgante.
Aliás, domingo foi publicada a pesquisa que informa quais os clubes que levaram maior número de torcedores aos estádios. O Real Madrid aparece em primeiro lugar, mas pode perder posição porque Chelsea e Paris Saint Germain jogam no próximo domingo.
Entre os sul- americanos, o Palmeiras ficou em quinto lugar (241 torcedores em cinco partidas disputadas). O Fluminense foi o sétimo colocado, com 212 mil. Depois aparecem as torcidas do Flamengo e do Botafogo, que também estão entre as dez primeiras.
No que se refere a classificação geral do torneio, a posição dos clubes brasileiros foi a seguinte: Fluminense foi o quarto colocado. Palmeiras, o oitavo. O Flamengo ficou em décimo primeiro e o Botafogo, em décimo sétimo lugar.
MELHORES DOS NOSSOS CLUBES
O Brasil contou com quatro representantes no Mundial de Clubes da FIFA. Vou citar os nomes dos jogadores que mais se destacaram em cada um deles. No Fluminense, o goleiro Fábio foi fantástico. Um dos melhores do Mundial.
Thiago Silva, zagueiro, além de ser o líder do time, jogou um futebol refinado. John Arias, meio campista, só não jogou tudo o que sabe contra o Chelsea. No Palmeiras, destaque para Piquerez, lateral esquerdo, e Ricardo Rios, meio campista.
No Flamengo, Rossi, goleiro e Gerson, meio campista. E no Botafogo, John, goleiro, Barbosa, zagueiro e Igor Jesus, atacante.
OS MELHORES, ENTRE OS EUROPEUS
Entre os principais clubes europeus eu citaria Valverde, meio campista do Real Madrid.
Marquinhos, zagueiro; Vitinha, meia e Desiré, meia, do PSG. E Cole Palmer, meia, Pedro Neto e João Pedro, atacantes. Pelo menos foram esses os que mais me impressionaram.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Coluna e colunistas
Sérgio Carvalho: Flamengo campeão e Abel vice. Até quando?
04/12/2025 -
Coluna e colunistas
Ponte Preta não é clube para pagar R$ 100 mil de salários
04/12/2025 -
Coluna e colunistas
Sérgio Carvalho: Mirassol, com méritos, na Libertadores
04/12/2025 -
Coluna e colunistas
Enquanto Flamengo festeja, Inter é goleado e está enroscado
03/12/2025






































































































































