MEDALHÃO FI! Aposentado com 43 anos, Zé Roberto recebe homenagem por carreira sólida

Meia versátil fez sua última temporada dentros dos gramados com a camisa do Palmeiras, time no qual fez história

Meia versátil fez sua última temporada dentros dos gramados com a camisa do Palmeiras, time no qual fez história

0002050282811 img

Campinas, SP, 04 (AFI) – Dono de uma carreira sólida e vitoriosa, Zé Roberto é um atleta exemplar. Até anunciar a aposentadoria, aos 43 anos, mostrou rara condição física para um jogador da sua idade, e fez história pelo Palmeiras nas últimas temporadas da carreira, com a conquista de uma Copa do Brasil e de um Brasileirão. Na temporada derradeira, não teve conquistas, mas colocou o ponto final em uma história grandiosa e por isso é homenageado pelo Futebol Interior com o prêmio MEDALHÃO FI.

A decisão da aposentadoria demorou a ser tomada e só foi anunciada nas vésperas do último jogo como profissional, na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, diante de um Allianz Parque lotado e emocionado pela despedida do ídolo. Mais do que um jogador técnico e versátil – meia, volante e lateral – foi um líder para o Verdão.

CARREIRA
Zé Roberto encerra em 2017 uma carreira iniciada em 1994, ainda na Portuguesa. O lateral se destacou na equipe e em 1996, logo depois de se destacar na campanha do vice-campeonato brasileiro, se transferiu para o Real Madrid. Mas foi no futebol alemão que o jogador ficou mais tempo, principalmente no Bayern de Munique, onde ganhou cinco vezes o campeonato local.

0002050282811 img

A carreira extensa teve ainda passagens pela seleção brasileira, com a participação em duas Copas do Mundo, e o retorno ao futebol brasileiro de forma definitiva em 2012, para o Grêmio. Ao ter boas atuações na equipe gaúcha e demonstrar polivalência, ele chamou a atenção do Palmeiras, no qual ficará eternizado por evitar com a barriga um gol do Cruzeiro, pelo Brasileiro de 2016.

A longevidade em campo, sempre repetida com orgulho por Zé Roberto, tem como explicação o grande empenho na preparação física. O jogador costuma ficar até 40 minutos na piscina depois dos treinos, para garantir a recuperação muscular. A alimentação é regrada e o sono oito horas a cada noite é lei, assim como a rotina de exercícios mesmo nas horas de folga.

FUTURO
Agora, vai iniciar uma nova fase em sua carreira. A partir do mês de janeiro, o jogador será assessor técnico do Palmeiras. O anúncio oficial foi feito na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol, pela diretoria do clube. O evento contou com a presença do próprio jogador, do presidente Maurício Galiotte e do diretor executivo Alexandre Mattos.