Matogrossense: Ex-goleiro do Guarani leva time ao 1º título

Birigui 0005 150Cáceres, MT, 27 (AFI) – O Cacerense venceu o Grêmio Jaciara, nesta tarde, no Estádio Geraldão, em Cáceres, por 2 a 0 e conquistou o título do Campeonato Mato-grossense. Felipe aos 39 minutos do primeiro tempo e Leandro aos 20 minutos do segundo tempo fizeram os gols históricos.

Fundado em 1996, o Cacerense Esporte Clube é sediado em Cáceres, no interior sul do Mato Grosso e conquista o título estadual pela primeira vez em sua história.

O time de Jaciara até que começou bem e nem se importou com a torcida que encheu o Estádio Geraldão. Aos 3 minutos de jogo aprimeira polêmica. O zagueiro Plínio teria metido a mão na bola, pênalti que o árbitro Edílson não teria marcado.

Aos 8 minutos novamente o Grêmio se jogou para cima do Cacerense. O atacante Claudionor chutou para o gol e o zagueiro Chicão tirou quase em cima da risca. Bastou essas duas pontadas do Grêmio e Heverton Perereca, goleiro do Cacerense, entrou em ação. O camisa 1 inventou de trocar a luva.

Apartir daí o Cacerense equilibrou as ações e passou a ter as rédeas do jogo. Já melhor no jogo, o Cacerense mandou a bola na trave com Tuca aos 27 minutos.

Mas a chance mais clara saiu para o lado do Grêmio. Aos 33 minutos quando Claudionor recebeu de Kanú e chutou de primeira por cima do gol, perdendo gol mais feito até aquele momento do jogo.

E o castigo veio rapidamente. Aos 39 minutos numa bola trabalhada, Marciano escorou para Felipe que de fora da área bateu forte no canto esquerdo sem nenhuma chance para o goleiro Ernandes.

Segundona tempo
Na segunda etapa, o treinador Marcos Birigui pediu pra sua equipe não facilitar e voltar para matar o jogo e não demorou muito. Aos 18 minutos depois de uma saída errada do lateral Polaco a bola acabou nos pés do atacante Leandro que não titubeou e ampliou para 2 a 0.

Um minuto depois o Grêmio perdia expulso de campo o seu melhor jogador, o atacante Claudionor que já tinha cartão amarelo e desentendendo-se com o zagueiro Amarildo levou outro amarelo e em seguida o vermelho.

Birgui virá o herói do Mato Grosso

O treinador do Cacerense, Birigui (foto), tem sido o grande destaque do futebol do Mato Grosso. Em 2005, ele já havia sido campeão estadual com o Vila Aurora e na temporada passada levou o mesmo Cacerense ao título da Copa Governador, garantindo uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.

Ex-goleiro revelado pelo Guarani, Birigui tornou-se ídolo no Santa Cruz-PE e jogou vários anos no futebol português. Após ter comandado equipes de base do Campinas e União Barbarense, Birigui faz três anos que está trabalhando no futebol mato-grossense.

Ficha Técnica

Cacerense
Heverton; Cleidir, Plínio, Evandro, Chicão e Tuca; Deva (Amarildo), Felipe e Souza; Marciano (Kremmer) e Leandro.
Técnico: Marcos Birigüi

Grêmio Jaciara
Hernandes; Polaco, Ataliba, Naka, Fábio Pastor (Andrézinho) e Kanú (Peti); Perez, Márcio José e Gleidson (Mateus); Odil e Claudionor. Técnico: Nei Silva