Matogrossense: Competição pode mudar para favorecer clubes

Cuiabá, MT, 18 (AFI) – O presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, deve se encontrar nos próximos dias com o Secretário de Esportes e Lazer do estado, Baiano Filho. Os dois vão discutir a realização da Copa Governador do Estado. Segundo informações, o Secretário Baiano Filho está convencido mais do que nunca que a função da Copa Governador é revelar valores para o futebol de Mato Grosso.

O Secretário vai propor a Federação que já para essa Copa Governador de 2007 as equipes tenham que obrigatoriamente fazer um time com atletas de até 20 anos e que cada clube contrate acima desta idade apenas 5 jogadores. Desta forma, incentivaria os clubes a realizarem investimentos em suas divisões de base. Sem contar que todos os clubes teriam uma folha de pagamento compatível com a realidade do futebol mato-grossense.

Outra proposta que estará sendo discutida é que o campeão do Estado teria direito a disputar a Copa do Brasil e levaria também a vaga bancada pela CBF para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. A segunda vaga nesta competição seria do Vice-campeão Estadual. Desta forma, o campeonato Estadual seria valorizado. Para o campeão da Copa Governador seria oferecida a segunda vaga na Copa do Brasil, afinal nos outros estados é assim.

A diretoria do Luverdens espera apenas pelos acertos entre a Federação e o Governo do estado, para iniciar a montagem do elenco. Conforme informações do Presidente Helmute Lavischt, se a copa governador, oferecer vaga para a serie C ou Copa do Brasil, o clube irá “raspar” os cofres e montar uma equipe competitiva, capaz de brigar pelo titulo. Caso contrário, o Luverdense jogará a competição com uma equipe caseira.