MATO-GROSSENSE: Clássico entre Cuiabá e Mixto marca abertura do estadual
A primeira rodada será disputada de forma completa neste final de semana com três jogos no sábado e dois no domingo
A começar pelo jogo que abre as cortinas para a edição deste ano. Cuiabá x Mixto-MT se enfrentam na Arena Pantanal no próximo sábado, 21 de janeiro, às 15h30.
Cuiabá, MT, 20 (AFI) – O Campeonato Mato-Grossense de 2023 vai começar! E logo na rodada de abertura da competição, alguns clássicos estaduais trarão um tempero todo especial para o início do campeonato. A começar pelo jogo que abre as cortinas para a edição deste ano. Cuiabá x Mixto-MT se enfrentam na Arena Pantanal no próximo sábado, 21 de janeiro, às 15h30.
Ainda no sábado outro clássico promete esquentar o início do estadual. União Rondonópolis x Academia jogam às 17h no estádio Luthero Lopes. Na sequência, Luverdense x Nova Mutum fecham os jogos de sábado. Já no domingo, Sport Sinop x Cacerense no Gigante do Norte às 16h e o clássico Operário VG x Dom Bosco no Dito Souza às 17h finalizam a primeira rodada do Campeonato Mato-grossense.
FÓRMULA DE DISPUTA
O regulamento do campeonato será o mesmo de 2022. Na primeira fase, os dez times se enfrentam em turno único. Os seis primeiros colocados se classificam para o mata-mata, o sétimo e o oitavo ficam pelo caminho e os dois últimos serão rebaixados para a segunda divisão do estadual.
O líder e o vice-líder da competição possuem o benefício de se classificar diretamente para as semifinais e aguardam os vencedores dos duelos entre o terceiro contra o sexto e o quarto contra o quinto. Os jogos das fases eliminatórias terão o formato de ida e volta.
O campeão mato-grossense de 2023 terá vaga garantida na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024. Enquanto isso, o vice fica com uma vaga na Copa do Brasil.
Confira os jogos desta primeira rodada:
CUIABÁ X MIXTO-MT
Dourado e Alvinegro voltam a se enfrentar no estadual após três anos. O Dérbi Cuiabano não acontece desde 2020. O jogo acontece na Arena Pantanal, com mando do Cuiabá e os valores dos ingressos estão com valores promocionais, as entradas custam a partir de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). Promessa de casa cheia na abertura do Campeonato Mato-Grossense.
Maior campeão estadual com 24 títulos, o Mixto enfrenta o atual bi-campeão do estado após três anos na segunda divisão em um jogo que promete muito, já que cada jogo do torneio é encarado como uma final por conta do seu curto período.
UNIÃO RONDONÓPOLIS X ACADEMIA
O clássico da cidade promete parar Rondonópolis. União Rondonópolis e Academia prometem um jogo bastante disputado e de muita entrega, já que as equipes iniciaram as suas preparações desde ainda em 2022, no mês de novembro.
O União comemora seu cinquentenário em 2023 e terá um calendário cheio, a equipe, que fechou seu elenco em 32 atletas, vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, a Copa Verde e também a Copa do Brasil.
Já o time da Academia fará a sua segunda participação consecutiva na elite do futebol matogrossesnse. Ao todo, 25 jogadores vão formar o elenco neste momento, porém, a diretoria do clube ainda pretende contratar mais três peças antes de fechar o grupo. A equipe se modificou bastante restando somente quatro jogadores remanescentes da campanha de 2022, quando o time chegou às quartas de final do campeonato.
LUVERDENSE X NOVA MUTUM
Luverdense e Nova Mutum fazem sua estreia no campeonato estadual jogando no Estádio Passo das Emas em Lucas do Rio Verde. A equipe treinada pelo técnico Wellington Simião reformulou totalmente seu elenco para 2023 e trouxe o volante do São José-RS Gui Vieira, de 21 anos, por empréstimo.
Por sua vez, o Azulão, atual campeão da Copa FMF iniciou 2023 com um novo elenco sendo seis atletas remanescentes e o técnico Mário Roberto que foi efetivado como técnico no ano passado, e seguirá à frente da equipe.
SPORT SINOP X CACERENSE
O Sport Sinop ainda está finalizando seu elenco para a disputa do estadual e recentemente anunciou mais dez reforços para a temporada. Em 2022, a Fera do Norte estreou na primeira divisão do Mato-grossense. A equipe terminou a primeira fase na terceira colocação, com apenas uma derrota em nove partidas, porém caiu nas quartas de final diante do União.
Já o Cacerense vai mesclar juventude e experiência para disputa do estadual, o maior expoente do elenco é o atacante Flávio Caça-Rato ex- Santa Cruz. A diretoria da Fera da Fronteira ainda segue em busca de alguns reforços pontuais para fechar o grupo. Para o técnico Marcos Menali, o time está preparado para alcançar os objetivos da temporada.
OPERÁRIO VG X DOM BOSCO
Operário de Várzea Grande e Dom Bosco fazem o clássico de domingo e fecham a primeira rodada às 17h no Dito Souza. O Chicote da Fronteira, como é conhecido o Operário, vai apostar na mistura entre experiência e juventude para fazer uma boa temporada, a equipe ainda disputa o Brasileirão da Série D em 2023.
A equipe tricolor deu início a temporada com 26 jogadores e a diretoria deve contratar mais alguns atletas até o início do estadual. Em contrapartida, o Dom Bosco iniciou sua preparação em dezembro de 2022 com algumas peças remanescentes da última temporada. Além disso, apresentou no dia quatro de janeiro o elenco que vai disputar o Campeonato Matro-grossense de 2023. A diretoria do Leão da Colina contratou 18 jogadores e até o começo do torneio, mais nomes devem ser anunciados.
CONFIRA OS JOGOS DA 1ª RODADA





































































































































