Mato-Grossense: Após quarentena, técnico está liberado para dirigir o Cuiabá

Treinador testou positivo para a COVID e vinha fazendo quarentena para retornar aos gramados

Treinador testou positivo para a COVID e vinha fazendo quarentena para retornar aos gramados

0002050542798 img

Cuiabá, MT, 18 (AFI) – O técnico Alberto Valentim (foto abaixo) está liberado para comandar o Cuiabá na partida deste domingo, diante do Dom Bosco, pelo Campeonato Mato-Grossense. Valentim foi diagnosticado com Covid-19 no dia 29 de março, em Oliveira-MG.

O treinador ficou de quarentena, e só se apresentou ao clube após esse prazo. Porém, o exame PCR que ele realizou no dia 12, a pedido da CBF, deu positivo. O médico do Cuiabá, Isac Lacerda, explica que mesmo após o período de quarentena, muitas pessoas continuam a testar positivo, mesmo o vírus já não tendo mais poder de ação no corpo, nem mesmo de transmissão, como explica o artigo científico abaixo, retirado das últimas publicações do Journal of the American Medical Association.

Alberto Valentim testou positivo para COVID, mas já está liberado

Alberto Valentim testou positivo para COVID, mas já está liberado

“Determinar quem segue transmitindo o vírus é um desafio que passa até por detalhes tecnológicos. Isso porque o PCR pode acabar dando resultado positivo muito tempo após as manifestações da Covid-19 sumirem, o que é atribuído à alta sensibilidade do método”, disse o médico.

“Nesse caso, o exame continua identificando resquícios do material genético do coronavírus mesmo depois de o corpo se livrar da infecção. Em tese, isso significa que uma pessoa que teve a doença e já superou a fase sintomática não passa mais o vírus para quem estiver ao redor, ainda que o PCR continue dando positivo”, completou.

Liberado, Alberto Valentim estará no banco de reservas na tarde deste domingo no confronto diante do Dom Bosco, em Várzea Grande. O Dourado apenas cumprirá tabela, já que lidera o Estadualc om 20 pontos e está classificado à próxima fase. O PLACAR FI acompanhará o duelo em TEMPO REAL.