Matheus Costa amplia lista de técnicos estreantes pelo Guarani em dérbis

O treinador inicia sua trajetória à frente do Bugre justamente no maior clássico do interior paulista:

O material é exclusivo do Portal Futebol Interior com auxílio do historiador bugrino, José Ricardo Mariolani

Captura de Tela 2025 07 31 as 15.36.39
Matheus Costa, técnico do Guarani

Campinas, SP, 31 (AFI) – O técnico Matheus Costa viverá neste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli, uma estreia incomum – mas não inédita – na história do Guarani. Recém-chegado para substituir Marcelo Fernandes, o treinador inicia sua trajetória à frente do Bugre justamente no maior clássico do interior paulista: o dérbi campineiro, que neste fim de semana movimenta a 15ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Na 12ª colocação, com 16 pontos – apenas dois acima da zona de rebaixamento –, o Guarani entra pressionado diante da Ponte Preta, que é vice-líder da competição. A missão de Matheus Costa é, ao mesmo tempo, estancar a oscilação da equipe e buscar um resultado que pode representar um ponto de virada no campeonato.

A situação de estreia em um dérbi não é novidade na história bugrina. Em 1987, o lendário Zé Duarte teve seu primeiro jogo no comando justamente contra a Ponte Preta e começou com o pé direito: vitória por 2 a 0. Sete anos antes, em 1980, Cláudio Garcia também fez sua primeira partida em um clássico campineiro, mas sofreu revés por 1 a 0.

Outros dois nomes assumiram o Guarani de forma interina e também iniciaram suas passagens em dérbis: Paulo Leão, em 1986, com empate em 1 a 1, e mais recentemente Ben-Hur Moreira, que segurou o 0 a 0 no confronto de maio de 2022.

MAIS DE MATHEUS COSTA

Matheus Costa, de 37 anos, carrega no currículo o acesso com o Operário à Série B em 2018, além de passagens por Paraná Clube, Confiança, Paysandu, Santo André e Barra-SC. Conhecido por equipes organizadas defensivamente, terá pouco tempo para imprimir seu estilo. O trabalho já começou com foco total no dérbi 210 da história.

Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos e desempenho irregular como visitante, o Guarani chega ao clássico em busca de resgate técnico e emocional. O dérbi, por sua carga simbólica, representa mais do que três pontos: pode ser o marco de um novo momento no Brinco de Ouro.

A bola rola neste sábado, às 17h, no Moisés Lucarelli. E, com ou sem tabu, estreias em clássicos sempre deixam marca. Resta saber qual será a de Matheus Costa.

Confira também: