Martínez diz que campanha na Copa confirma subida de status da Bélgica no futebol

"Mostra que tipo de nação futebolística queremos ser. Tentaremos fazer tudo isso de novo na próxima oportunidade", disse o treinador

"Mostra que tipo de nação futebolística queremos ser. Tentaremos fazer tudo isso de novo na próxima oportunidade", disse o treinador

0002050327577 img

Campinas, SP, 14 – Treinador da Bélgica na melhor campanha do país na história das Copas do Mundo, Roberto Martínez acredita que a seleção belga “subiu de patamar” com o terceiro lugar conquistado na Rússia. A classificação final foi definida com vitória por 2 a 0 sobre a Inglaterra, neste sábado, em São Petersburgo.

“Pela maneira que conseguimos isso, com o nosso futebol belga, nossa unidade, nossa flexibilidade tática. Mostra que tipo de nação futebolística queremos ser. Tentaremos fazer tudo isso de novo na próxima oportunidade”, disse o treinador em entrevista coletiva dada após a partida.

TRANSIÇÃO PARA 2022

“Agora tem de haver uma transição”, afirmou o técnico espanhol. De acordo com Martínez, novos jogadores precisam aparecer para a Bélgica se manter entre uma das melhores seleções do mundo. Um exemplo é o meio-campista Youri Tielemans, de 21 anos, o mais jovem belga convocado a disputar o torneio na Rússia.

“Vimos um jogador muito jovem como Tielemans nessa partida contra a Inglaterra. Temos de criar concorrência para que os mais experientes estimulem os mais novos. Creio que marcamos na competição nossa maneira de jogar e trabalhar, o que poderemos replicar na Eurocopa de 2020”, pregou o treinador.

0002050327577 img

Apesar de acreditar que o atacante Eden Hazard seria merecedor do prêmio de melhor jogador da Copa, Martínez imagina que o belga não será eleito. “Ele foi escolhido o melhor jogador de três partidas do Mundial, mas isso costuma depender do êxito coletivo e tendem a eleger os melhores da equipe ganhadora”, afirmou.

SONHOU COM O TÍTULO

O técnico espanhol revelou que a vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, nas quartas de final, fez com que a equipe sonhasse com o título da Copa, mas o terceiro lugar conquistado merece comemoração.

“Quando se olha em retrospectiva, esses jogadores fizeram história pela Bélgica. Eles merecem reconhecimento. Superaram a seleção de 1986”, disse Martínez, com referência à equipe belga que foi quarta colocada na segunda edição de um Mundial disputado no México, sede também da Copa de 1970.