Marília completa 78 anos de fundação em busca da retomada do sucesso
Clube alcançou o acesso à Série A3 na última temporada e segue na disputa para permanecer na divisão neste ano
Clube alcançou o acesso à Série A3 na última temporada e segue na disputa para permanecer na divisão neste ano
Marília, SP, 12 – Fundado em 12 de abril de 1942, o Marília é rico em história. Para entender a sua fundação é necessário ir além, já que o futebol de Marília está intimamente ligado à história de duas equipes que durante boa parte das décadas de 1950 e 1960 disputaram a atenção dos torcedores e o privilégio de representar a cidade nos campeonatos da Federação Paulista de Futebol.
A primeira e mais antiga delas era o São Bento, que esteve presente no primeiro Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente à atual Série A2) em 1947 – ano da criação da lei do acesso. A outra é o atual Marília, que nasceu como Esporte Clube Comercial, em 1942.
Com o nome de Comercial, o Marília disputou apenas competições amadoras, atraindo poucos torcedores. O nome não era muito simpático à população, que o achava elitista. Em 1947, uma nova diretoria assumiu o controle do Comercial e mudou o nome para Marília. O clube, no entanto, continuou amador até 1953, quando estreou na Segunda Divisão na vaga deixada pelo São Bento, que se licenciara no ano anterior.
Foram cinco anos no torneio, até 1957, quando o time se licenciou das competições profissionais dando lugar ao São Bento, que disputou a Primeira Divisão (equivalente à atual Série A2) de 1958 até 1964 e a Segunda Divisão (equivalente à atual Série A3) de 1965 até 1969. A única participação do Marília no período foi na temporada de 1965. Naquele ano, o Marília disputou a Terceira Divisão (equivalente à atual Segunda, quarto nível do futebol paulista) e o São Bento, a Segunda.
ASCENSÃO
Após representar a cidade por 11 anos, o São Bento mais uma vez licenciou-se, e um grupo de cidadãos, liderados por Pedro Sola, resolveu reativar o Marília. No ano seguinte, o time fez sua reestreia no Paulistão, disputando a Primeira Divisão (equivalente à atual Série A2) no lugar do São Bento. Reestruturado e com apoio da cidade, o time chegou rapidamente à elite, sendo campeão da Primeira Divisão em 1971 e ganhando o direito de disputar a Divisão Especial (atual Série A1) em 1972.
A partir daí, foram 14 participações seguidas no nível mais alto do futebol paulista. O time ficou no topo entre as temporadas de 1972 e 1985, quando foi rebaixado para a Segunda Divisão. A volta à elite ocorreria em 1990, quando o clube foi promovido ao Grupo 2 da Primeira Divisão, onde ficou até 1993, ano em que foi criada a atual divisão do Paulistão e, a partir de 1994, o Grupo 2 tornou-se a Série A2 da Primeira Divisão.
DERROCADA
A queda em 1993 desestruturou a equipe, que na temporada seguinte sofreu outro rebaixamento –desta vez para a Série A3. O auge da crise se deu em 1996, quando o clube foi rebaixado para a Série B1-A, quarto nível do futebol paulista na época.
O time ficou na B1-A por três temporadas, voltando à Série A3 em 2000, onde ficou por outras três temporadas. A volta para a Série A2 se deu de forma inusitada. O time terminou o campeonato da Série A3 de 2001 na quinta colocação, o que na teoria não lhe garantiria o acesso. Mas a criação da Liga Rio-São Paulo, em 2002, garantiu mais três vagas na Série A1 – que naquele ano serviu de divisão de acesso para o Rio-São Paulo – e o Marília foi um dos contemplados.
A Liga Rio-São Paulo durou só um ano, quando o Marília disputou e venceu a Série A2, conseguiu o acesso e voltou à elite em 2003. A nova volta coincidiu com um dos períodos mais vitoriosos do clube, que também em 2002 foi vice-campeão brasileiro da Série C, chegando à Série B do Campeonato Brasileiro, competição que disputou até 2008.

Nas duas temporadas seguintes o Marília participou da Série A2 do Campeonato Paulista e da Série C do Campeonato Brasileiro, mas foi eliminado ainda na primeira fase destas competições.
Em 2011 o Marília acabou rebaixado tanto no estadual quanto no nacional. No ano seguinte, a equipe conseguiu se classificar para a segunda fase da Série A3, mas não conquistou o acesso no quadrangular. Após campanha ruim na Série D do Campeonato Brasileiro, a equipe acabou perdendo a vaga nas competições nacionais.
Na última temporada, o Marília ficou com o vice-campeonato do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão e alcançou o acesso à Série A3. Neste ano, antes da paralisação do Paulistão A3 por conta da pandemia do Covid-19, o clube de Marília ocupa da penúltima posição com 11 pontos, na disputa para permanecer na divisão.






































































































































