Maricá-RJ x Portuguesa-SP - Lusa e Tsunami em duelo do G4
A Portuguesa tem 66% de aproveitamento, somando sete vitórias, três empates e duas derrotas, com 18 gols marcados e 13 sofridos em 12 jogos
Por: Rivail Oliveira
Maricá, RJ , 18 (AFI) – Já classificada para a segunda fase (eliminatória) da Série D do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa Desportos volta a campo neste sábado (19), às 16h, para enfrentar o Maricá-RJ, no Estádio João Saldanha, pela penúltima rodada do Grupo A6.
A Lusa lidera um dos grupos mais equilibrados da competição, com 24 pontos, e terá pela frente uma verdadeira “pedreira” contra o Tsunami Carioca, que ocupa a terceira colocação com 19 pontos e luta para garantir sua vaga na próxima fase.
A meta da equipe rubro-verde é conquistar a oitava vitória e seguir pontuando para manter a liderança do grupo e conquistar vantagens na fase de mata-mata, como decidir em casa. Mas o desafio é grande: o Maricá atravessa bom momento, joga em casa e também está de olho na classificação.
CAMPANHAS
A Portuguesa tem 66% de aproveitamento, somando sete vitórias, três empates e duas derrotas, com 18 gols marcados e 13 sofridos em 12 jogos.
O Maricá aparece na terceira posição com 52% de aproveitamento. A equipe fluminense soma cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, com 14 gols marcados e 10 sofridos.
ÚLTIMOS JOGOS E CONFRONTO DIRETO
A Lusa está invicta há três partidas. A última derrota aconteceu em 14 de junho, por 2 a 0 para o Pouso Alegre, no Manduzão-MG. Desde então, a equipe venceu o Porto Vitória (2 a 1), empatou fora com o Rio Branco-ES, e bateu o Água Santa (2 a 1) no Canindé.
O Maricá também vive boa fase. Empatou nas rodadas 9 e 10 (0 a 0 com o Porto Vitória e 1 a 1 com o Pouso Alegre, fora de casa) e venceu os dois últimos jogos: 1 a 0 no Boavista e 3 a 1 no Nova Iguaçu, ambos fora de seus domínios.
No duelo do primeiro turno, pela segunda rodada, no dia 26 de abril, a Portuguesa venceu o Maricá por 2 a 1 no Canindé, em jogo equilibrado. Lohan e Hericlis marcaram para a Lusa, enquanto Walber descontou para os visitantes.
COMO VEM A LUSA
Com o técnico Cauan de Almeida suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a Portuguesa será comandada neste sábado (19) pelo auxiliar técnico Leonardo Cherede, que terá ao seu lado no banco o ex-zagueiro e também auxiliar César Michelon.
A dupla estará à frente da equipe no confronto contra o Maricá-RJ, às 16h, no Estádio João Saldanha, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
Já classificada com duas rodadas de antecedência, a Lusa busca agora garantir a primeira colocação do Grupo A6. Para isso, basta vencer a equipe carioca fora de casa.
DESFALQUES
O técnico Cauan de Almeida terá dois desfalques por suspensão: o zagueiro Gustavo Henrique e o meio-campista Portuga, ambos com três cartões amarelos. Além deles, os atacantes Hericlis e Iago Dias seguem no departamento médico.
“Manter essa pontuação alta é essencial para garantir a primeira colocação geral, o que faz diferença no mata-mata. Vamos buscar duas grandes atuações para terminar essa fase com a melhor campanha possível. Nosso foco é claro: o acesso e o título da Série D — é o que a Portuguesa merece”, completou o treinador.
Maricá com a força da torcida
Do lado do Maricá, o técnico Reinaldo Oliveira aposta no apoio da torcida para conquistar a classificação.
“Contamos muito com nosso torcedor nesse jogo. Sabemos da força que vem das arquibancadas e o quanto isso motiva os atletas. É um momento histórico, uma oportunidade de fazer algo grande pelo clube e pela cidade. Quero convidar cada maricaense a estar conosco no sábado. Juntos somos mais fortes”, disse o treinador.
“Dentro de casa, sabemos da nossa força. Tenho plena confiança no meu grupo — estamos juntos há quase dois anos. Será um dos jogos mais difíceis da temporada. Eles querem terminar em primeiro, e nós buscamos garantir nossa vaga. Para nós, é uma final de Copa do Mundo. Mas estamos preparados.”
O único desfalque confirmado do Maricá é o atacante Gutemberg, artilheiro da equipe, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Os ingressos para a partida custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças até 11 anos, idosos a partir de 60 e pessoas com deficiência têm entrada gratuita no Estádio João Saldanha.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 13ª
-
Data:
- 19/07/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- José Mendonça da Silva Júnior (PR)
-
Assistentes:
- Sergio Henrique Monteiro Gomes (PR) e Bruno Fernando Aparecido Rohling (PR)
-
Estádio:
- João Saldanha
-
Local:
- Maricá (RJ)





































































































































