Maratona? Preparador do Botafogo não dá trégua ao atletas

Ribeirão Preto, SP, 13, (AFI) – O sorriso tímido no semblante dos jogadores, que traduzia o clima eufórico de se apresentar no Botafogo, deu lugar às caretas após o início dos trabalhos com Sérgio Tupã, preparador físico da equipe.

Em início de pré-temporada, visando a disputa da Copa Federação Paulista de Futebol, a cobrança de Tupã tem causado um “certo cansaço” entre os jogadores.

Em dois dias (nesta terça e quarta-feira), o preparador físico fez os atletas percorrem uma distância total de 22.400 metros. Ao fazer uma análise pela distância, podemos equiparar com o percurso de uma Meia Maratona, que possui 21.097,5 metros.

Para Tupã, essa é a fase em que os jogadores menos gostam da preparação.

“Agora é a parte mais chata para eles. É a hora que o jogador precisa recuperar o condicionamento cardiorespiratório, logo após um período de inatividade”, contou Sérgio.

O volante Paraná, que fez sua última partida no dia 20 de maio, foi “socorrido” pelo preparador físico.

“É normal sentir dores musculares nessa fase de preparação, e a tendência é melhorar a cada dia. Em três dias eu já perdi três kilos”, disse o volante, enquanto Tupã o alongava.

De acordo com o preparador físico, o nível de condicionamento dos atletas é muito abaixo do ideal.

“O jogador chega no clube com 60% do ideal, sendo que ele deve iniciar a competição próximo dos 90%. Como eles são atletas, é fácil recuperá-los. Em duas semanas eles chegam a recuperar 25%”, explicou.

Nesta quinta-feira ,a programação continua com exercícios físicos, com trabalhos de força e potência. Na sexta-feira, os jogadores farão um trabalho na academia no período da manhã para, finalmente, no período da tarde, trabalharem a parte física com bola.

Jogos-treino
O supervisor de futebol, Sérgio Tada, confirmou os dois primeiros jogos-treino do Botafogo visando a Copa FPF. O primeiro, no dia 21/06, será contra o Jaboticabal, e no dia 27/06, o Pantera enfrentará o Barretos – ambos fora de casa.