Maranhão pede à CBF reconhecimento da Série B de 1979
O clube entende que o desempenho o credencia como campeão da “divisão de acesso” daquele ano
A solicitação tem como base o argumento de que o formato daquela etapa é semelhante ao adotado em 1980
São Luís, MA, 12 (AFI) – O Maranhão protocolou junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um pedido de reconhecimento da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1979 como equivalente à Série B.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A solicitação tem como base o argumento de que o formato daquela etapa é semelhante ao adotado em 1980, quando a CBF criou oficialmente a segunda divisão sob o nome de Taça de Prata.
Na ocasião, o torneio nacional contou com 94 participantes e o Maranhão terminou a primeira fase de forma invicta, liderando o Grupo E com seis vitórias e três empates. O clube entende que o desempenho o credencia como campeão da “divisão de acesso” daquele ano.

MARANHÃO CAMPEÃO NACIONAL?
Com essa solicitação, a CBF passa a analisar quatro pedidos de reconhecimento histórico envolvendo competições das décadas de 1960 a 1980. As propostas envolvem nove clubes, sendo sete do Nordeste, e tratam de possíveis títulos das Séries A e B.
O último caso aprovado pela entidade foi o do Atlético Mineiro, que obteve o reconhecimento do Torneio dos Campeões de 1937 como Campeonato Brasileiro em 2023. Atualmente, o pedido referente à Série B de 1986 é o único com andamento confirmado no departamento jurídico da confederação.
Caso tenha parecer favorável em relação ao título de 1986, ele será dividido entre Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma.






































































































































