Maranhão-MA x Santa Cruz-PE - MAC e Cobra Coral duelam por uma vaga na Final da Série D
O Maranhão chega em alta. Nas quartas de final, eliminou o ASA com duas vitórias (1 a 0 e 3 a 0)
A partida de volta está marcada para o dia 20, às 19h30, na Arena Pernambuco. Quem avançar encara na final o vencedor de Barra-SC x Inter de Limeira
Por: Rivail Oliveira
São Luís, MA , 12 (AFI) – Após comemorar o acesso à Série C, o Maranhão Atlético Clube volta a campo neste domingo (14), às 16h, para enfrentar o Santa Cruz no Estádio Castelão, em São Luís, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro da Série D.
A partida de volta está marcada para o dia 20, às 19h30, na Arena Pernambuco. Quem avançar encara na final o vencedor de Barra-SC x Inter de Limeira.
MOMENTO DAS EQUIPES
O Maranhão chega em alta. Nas quartas de final, eliminou o ASA com duas vitórias (1 a 0 e 3 a 0). Antes, passou pelo Central (2 a 1 e 0 a 0) e pela Tuna Luso (vitória por 4 a 1 e derrota por 2 a 0). Na primeira fase, terminou em quarto lugar do grupo, com 19 pontos em 14 jogos.
Já o Santa Cruz enfrentou um caminho mais complicado. Vice-líder da sua chave com 27 pontos, o Tricolor eliminou o Sergipe (derrota por 2 a 1 fora, vitória por 2 a 1 em casa e triunfo nos pênaltis), depois o Altos (empates por 1 a 1 e 0 a 0, com nova decisão nos pênaltis) e, por fim, o América-RN (vitória por 1 a 0 em casa e empate em 1 a 1 fora).
NÚMEROS DA TEMPORADA
Maranhão Atlético Clube
- Jogos: 20
- Pontos: 32
- Vitórias: 8
- Empates: 8
- Derrotas: 4
- Gols marcados: 28
- Gols sofridos: 16
- Artilheiros: Clessione (7), Ryan (5), André Radja (3)
Santa Cruz
- Jogos: 20
- Pontos: 36
- Vitórias: 10
- Empates: 6
- Derrotas: 4
- Gols marcados: 26
- Gols sofridos: 14
- Artilheiros: Thiago Galhardo (7), Giovany Soares (5), Thiaguinho (4)
Artilheiro geral da Série D: Ronaldy (Tuna Luso) – 10 gols
COMO VEM O MARANHÃO
O elenco do MAC finaliza neste sábado sua preparação no Parque Valério Monteiro. O técnico Marcinho Guerreiro tem ajustado movimentações táticas e fundamentos.
A principal dúvida está na defesa: Júlio Nascimento se recupera de lesão no pé e pode dar lugar a Fernando, que formaria dupla de zaga com Keven.
Marcinho destacou a importância de chegar à semifinal e a busca pelo título:
“É um legado e uma história que vamos deixar, não só no Maranhão Atlético Clube, mas para o futebol maranhense. A responsabilidade é muito grande. Com certeza vamos permanecer, até porque é um clube que eu amo. Meu pai também amava esse clube. Tenho um carinho enorme pelo Maranhão e pela torcida”, afirmou.
COMO CHEGA O SANTA CRUZ
O Tricolor do Arruda, comandado por Marcelo Cabo, tem dúvidas importantes para a semifinal. O lateral-direito Israel está lesionado, Toty se recupera de um problema físico e Wagner Balotelli também é dúvida por conta de contusão.
Após o acesso, Marcelo Cabo valorizou o grupo:
“Queríamos muito este acesso. Foi um trabalho de toda a equipe, do porteiro ao presidente. Vim para o Santa Cruz com o sonho de fazer história, e hoje conseguimos. Os grandes protagonistas são os jogadores que confiaram no nosso trabalho.”
Sobre o futuro, foi direto: “Tenho contrato até o fim de 2027. A continuidade depende do presidente, mas a minha intenção é ficar.”
TORCIDA
Para o jogo de ida, o Castelão terá capacidade limitada a 19.524 torcedores. O Maranhão terá à disposição 11.568 ingressos, enquanto a torcida visitante contará com 7.956.
Os bilhetes custam R$ 20 (meia) e R$ 30 (inteira) e estão à venda no Estádio Nhozinho Santos e na Secretaria do Maranhão. No domingo, a venda ocorrerá no Castelão, a partir das 9h30.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Segundo o pesquisador Hugo Saraiva, Maranhão e Santa Cruz se enfrentaram cinco vezes na história, com vantagem para o MAC: três vitórias, contra uma do Tricolor e um empate. Os confrontos:
- 1935: Maranhão 3 x 1 Santa Cruz (amistoso)
- 1942: Santa Cruz 5 x 3 Maranhão (amistoso)
- 1943: Maranhão 3 x 0 Santa Cruz (amistoso)
- 1947: Maranhão 5 x 3 Santa Cruz (amistoso)
- 1980: Maranhão 1 x 1 Santa Cruz (Taça de Ouro – Campeonato Brasileiro)
O último encontro oficial foi em 1980, com empate em 1 a 1, em São Luís.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Semifinal
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 14/09/2025
-
Horário:
- 19:00
-
Árbitro:
- João Vitor Gobi (SP
-
Assistentes:
- Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Miguel Catâneo Ribeiro da Costa (SP)
-
VAR:
- Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
-
Estádio:
- Castelão
-
Local:
- São Luís (MA)





































































































































